A Scuderia Iveco levará seus caminhões Stralis SI-12 totalmente renovados para
disputar a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de 2012,
que será realizado no dia 11 de novembro, domingo, no Autódromo Internacional de
Curitiba, em Pinhais (PR). Após um acidente na última etapa que danificou seu
caminhão número 88, Beto Monteiro acompanhou os consertos e está ansioso para
checar o resultado do esforço da equipe. E Valmir Benavides, o “Hisgué”, está
confiante com a futura performance do seu Stralis número 02 após testes no
dinamômetro de rolo, equipamento onde se realizam testes de velocidade e de
potência do motor.
O
engenheiro da Scuderia Iveco, Marcelo Sakurai, comenta que os resultados obtidos
nos testes do dinamômetro (onde o caminhão é testado por inteiro) comprovaram
que os motores dos Stralis SI-12, desde o início de temporada, conquistaram um
aumento de 100 cavalos na potência total entregue nas pistas. “Além de
atingirmos a casa dos 1.200 cavalos de potência, também obtivemos uma boa
configuração dos turbos Garrett, pois buscavámos aliar uma boa performance a uma
alta durabilidade. Os testes nos ajudaram a determinar o ajuste fino que
precisávamos”, explica.
“Nosso
primeiro objetivo é conseguir obter a mesma competitividade que tínhamos antes
do acidente em Guaporé (RS). O caminhão estava muito rápido, e após o choque,
tivemos que refazer uma série de ajustes em suspensões. E também trocamos a
cabine por completo”, comenta Monteiro, que está em terceiro lugar no Campeonato
Brasileiro com 106 pontos.
Marcelo Sakurai explica que o veículo de Beto teve que ser totalmente
desmontado. A cabine substituída recebeu ajustes para se adequar ao projeto
atual do caminhão, que conta com um aerofólio superior. “Apesar da forte batida
sofrida em Guaporé, o chassi ficou íntegro, comprovando a robustez do produto
Iveco, o que nos ajudou nos reajustes necessários para recuperar o veículo”,
comenta Sakurai.
Beto
acredita em um bom resultado na pista de Curitiba. “Neste ano, fizemos testes
nesse autódromo (antes da etapa de Guaporé) e o caminhão foi super bem. É um
circuito muito rápido, e teremos que nos superar para conquistar pontos”, diz o
piloto. Segundo Sakurai, a reta do autódromo paranaense é uma das maiores do
Brasil, com 900 metros de comprimento, exigindo uma performance extrema de todo
o caminhão.
Valmir
Benavides, o “Hisgué”, enfatiza que a Scuderia Iveco chegará novamente bem
competitiva: “Além de já conhecermos muito bem o traçado da pista paranaense, o
desenvolvimento das turbinas mostrou-se muito eficaz nas últimas provas. Temos
uma possibilidade real de vitória”. “Hisgué” está em 11° lugar na classificação
geral, e está confiante no desempenho do seu caminhão para galgar mais posições.
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