sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SCUDERIA IVECO TEM CAMINHÕES RENOVADOS PARA A PENÚLTIMA ETAPA DA FÓRMULA TRUCK



A Scuderia Iveco levará seus caminhões Stralis SI-12 totalmente renovados para disputar a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de 2012, que será realizado no dia 11 de novembro, domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Após um acidente na última etapa que danificou seu caminhão número 88, Beto Monteiro acompanhou os consertos e está ansioso para checar o resultado do esforço da equipe. E Valmir Benavides, o “Hisgué”, está confiante com a futura performance do seu Stralis número 02 após testes no dinamômetro de rolo, equipamento onde se realizam testes de velocidade e de potência do motor. 

O engenheiro da Scuderia Iveco, Marcelo Sakurai, comenta que os resultados obtidos nos testes do dinamômetro (onde o caminhão é testado por inteiro) comprovaram que os motores dos Stralis SI-12, desde o início de temporada, conquistaram um aumento de 100 cavalos na potência total entregue nas pistas. “Além de atingirmos a casa dos 1.200 cavalos de potência, também obtivemos uma boa configuração dos turbos Garrett, pois buscavámos aliar uma boa performance a uma alta durabilidade. Os testes nos ajudaram a determinar o ajuste fino que precisávamos”, explica. 

“Nosso primeiro objetivo é conseguir obter a mesma competitividade que tínhamos antes do acidente em Guaporé (RS). O caminhão estava muito rápido, e após o choque, tivemos que refazer uma série de ajustes em suspensões. E também trocamos a cabine por completo”, comenta Monteiro, que está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro com 106 pontos. 



Marcelo Sakurai explica que o veículo de Beto teve que ser totalmente desmontado. A cabine substituída recebeu ajustes para se adequar ao projeto atual do caminhão, que conta com um aerofólio superior. “Apesar da forte batida sofrida em Guaporé, o chassi ficou íntegro, comprovando a robustez do produto Iveco, o que nos ajudou nos reajustes necessários para recuperar o veículo”, comenta Sakurai. 

Beto acredita em um bom resultado na pista de Curitiba. “Neste ano, fizemos testes nesse autódromo (antes da etapa de Guaporé) e o caminhão foi super bem. É um circuito muito rápido, e teremos que nos superar para conquistar pontos”, diz o piloto. Segundo Sakurai, a reta do autódromo paranaense é uma das maiores do Brasil, com 900 metros de comprimento, exigindo uma performance extrema de todo o caminhão. 

Valmir Benavides, o “Hisgué”, enfatiza que a Scuderia Iveco chegará novamente bem competitiva: “Além de já conhecermos muito bem o traçado da pista paranaense, o desenvolvimento das turbinas mostrou-se muito eficaz nas últimas provas. Temos uma possibilidade real de vitória”. “Hisgué” está em 11° lugar na classificação geral, e está confiante no desempenho do seu caminhão para galgar mais posições.  

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