Consolidado há décadas como o maior rali do mundo, o
Dakar abre sua 41ª edição dia 7 de janeiro no Peru e contará com 11
representantes brasileiros – que esperam viver a maior aventura das vidas deles
nos 11 dias de competições que explorarão todos os cantos do berço de algumas
das civilizações mais antigas do mundo, como os incas e os andinos.
Abrindo a lista dos brasileiros está a dupla campeã de
2018 dos UTVs, formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. Consolidada, a
dupla tem experiência de sobra para buscar o bicampeonato no Dakar: Varela
compete desde 1982 e tem quase 400 provas no currículo.
Varela, inclusive, terá neste ano a companhia do filho,
Bruno, que fará sua estreia na categoria ao lado do experiente Maykel Justo,
que já competiu em sete edições do Dakar como navegador da lenda André Azevedo.
Com 22 anos, Bruno é o mais novo da delegação verde-e-amarela, mas já possui
conquistas maiúsculas como o Rally dos Sertões de 2017 e o Rali Merzouga, no
Marrocos, do ano passado.
Além dos Varela, outra família passará parte do mês de
janeiro desbravando o Peru: os irmãos Cristian e Marcos Baumgart, ao lado dos
navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, disputarão juntos o Dakar pela
primeira vez. Enquanto Marcos faz seu segundo rali, Cristian, que é tricampeão
dos Sertões ao lado de Beco, realizará o sonho de criança de competir no maior
rali do mundo.
Fechando a lista dos inscritos nas UTVs está o campeão de
2017 das UTVs, Lourival Roldan. Com 60 anos de idade e mais de duas décadas de
serviços prestados ao off-road brasileiro, Lourival compete no Dakar desde 2003
e liderou o primeiro time brasileiro a vencer na competição. Neste ano, ele
será navegador do português Miguel Jordão. A ideia, fixa, é ousada: o
bicampeonato (ele venceu em 2017 ao lado do piloto Leandro Torres).
Já nas duas rodas serão dois os representantes e ambos
farão suas estreias na competição. Marcos Colvero e Lincoln Berrocal
enfrentarão o desafio de 5.541 quilômetros da categoria com as potentes KTM
450.
O Dakar 2019, ao contrário dos anos anteriores, será
disputado somente em território peruano e cobrirá as cidades de Lima, Pisco,
San Juan De Marcona, Arequipa, Moquegua e Tagna, com mais de 5.000 quilômetros
no total e quase 3 mil de trechos cronometrados em 11 dias de evento, sendo um
deles de folga no meio do trajeto.
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