Seis semanas após o lançamento do cupê, as atenções se
voltam agora para o 911 Cabriolet. O 911 conversível dá continuidade a uma
tradição de vária décadas, estabelecida quando a Porsche apresentou o primeiro
911 Cabriolet no Salão Internacional de Frankfurt, em setembro de 1981:
clientes e fãs foram cativados instantaneamente. A primeira versão de capota
aberta do 911 saiu da linha de produção em 1982 e tem sido uma presença
constante na linha do modelo desde então. A versão conversível do icônico carro
esportivo será lançada em 2019 sob um alarde praticamente sem precedentes. Ela
inclui todos os recursos inovadores do Cupê, juntamente com itens avançados
específicos do Cabriolet, tais como o novo sistema hidráulico que abre e fecha
a capota mais de forma mais rápida.
O novo modelo reflete as linhas modernas do Cupê, mantendo, porém, as formas
tradicionais de um Porsche 911 Cabriolet. A capota de tecido totalmente
automática tem uma janela traseira de vidro integrada, ao mesmo tempo que a
estrutura do teto maleável contém elementos de magnésio - denominados arcos -
que evitam que o perfil da capota se altere com o vento em altas velocidades. A
capota pode ser aberta ou fechada em velocidades de até 50 km/h. A nova
hidráulica do teto diminuiu o tempo de abertura para cerca de doze segundos,
enquanto um defletor aerodinâmico acionado eletricamente garante a proteção do
pescoço dos ocupantes do impacto do vento.
O 911 Cabriolet será oferecido inicialmente nas versões Carrera S, com tração
traseira, e Carrera 4S, com tração nas quatro rodas. Ambas contam com um motor
boxer de seis cilindros de 2.981 cm³ turboalimentado, com 331 kW (450 cv) a
6.500 rpm e 530 Nm entre 2.300 e 5.000 rpm. A eficiência foi aumentada e as
emissões reduzidas através de um processo de injeção aperfeiçoada.
Outras
medidas de otimização também foram implementadas, como um novo posicionamento
para os turbocompressores e do sistema de resfriamento do ar da alimentação. A
força é disponibilizada através de uma nova transmissão de dupla embreagem com
oito velocidades. O Carrera S acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (com o
pacote opcional Sport Chrono, 3,7 segundos) e pode atingir uma velocidade de
até 306 km/h. O Carrera 4S atinge uma velocidade máxima de 304 km/h e faz de 0
a 100 km/h em 3,8 segundos (com o pacote Sport Chrono, 3,6 segundos).
O novo 911 Cabriolet parece mais largo, mais confiante e ainda mais muscular
que seu antecessor. Caixas de rodas mais largas cobrem as grandes rodas de 20
polegadas na dianteira e 21 polegadas na parte de trás. Os modelos com tração
traseira agora têm a mesma largura de carroceira dos atuais modelos com tração
integral. O eixo traseiro é 44 mm maior. A dianteira de todos os modelos -
agora 45 mm mais larga - revive uma característica das primeiras gerações do
911: um capô esticado para a frente com um rebaixo em frente ao para-brisa. Os
dois elementos se alongam à frente do veículo e dão a ele uma aparência mais
dinâmica.
Em todos os modelos, a traseira é dominada pelo defletor traseiro com
posicionamento variável consideravelmente mais largo e pela elegante faixa
luminosa contínua. Com exceção das seções dianteira e traseira, toda a parte
externa da carroceria agora é feita de alumínio.
O interior é diferenciado, com linhas bem definidas e retas e instrumentos
embutidos definindo o painel. Como no 911 original, o novo painel cobre toda a
largura entre dois níveis horizontais em forma de asas. Dos lados do
conta-giros posicionado ao centro, dois displays estreitos sem molduras
fornecem informações para o motorista. Agora com 10,9 polegadas, a tela central
do sistema Porsche Communication Management (PCM - sistema de gerenciamento de
comunicações) pode ser operada rapidamente e sem provocar distrações.
O 911 Carrera S Cabriolet custa a partir de 134.405 euros na Alemanha e o 911
Carrera 4S Cabriolet, a partir de 142.259 euros, incluindo VAT (imposto por
valor adicionado) e equipamento específico para o país.
Os modelos serão oferecidos também no Brasil, com entrega prevista para início
do segundo semestre de 2019. Os preços e configurações ainda estão em
definição.
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