A Honda Motor Co. anunciou recentemente o desenvolvimento
de uma nova tecnologia que unirá aço e alumínio. O resultado da liga desses
dois metais será usado para aplicação nos painéis exteriores das portas, que
normalmente são feitos somente em aço. A princípio, a empresa divulgou que irá
adotar a tecnologia na versão americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a
aplicação será estendida para outros modelos.
Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais
diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias,
simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas
causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.
Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três
processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis:
Tecnologia para unir metais diferentes - adoção da
estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em
camadas e prensados duas vezes;
Tecnologia para prevenir corrosões elétricas - adoção de
aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o
completo preenchimento de fendas com um agente adesivo;
Tecnologia para controlar deformidades térmicas - adoção
de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no
“3D LockSeam”.
As vantagens dessas novas tecnologias incluem a
eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além
disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas
linhas de produção já existentes.
A novidade contribui para a melhora da economia de
combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso
dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso,
reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro
de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.
MECÂNICA ONLINE
O engenheiro automotivo Antonio Carlos Botelho Megale, da
Volkswagen, foi reeleito presidente da AEA – Associação Brasileira de
Engenharia Automotiva para o biênio 2013/14, ao lado de Sidney Oliveira Jr.
[Robert Bosch] na vice-presidência. Ambos já haviam sido eleitos para o
exercício de 2012, quando o então presidente Franco Ciranni, por compromissos
profissionais, deixou o comando da entidade.
Estatísticas do Seguro
DPVAT apresentam um perfil triste das mulheres indenizadas por acidentes de
trânsito em 2012. De acordo com o estudo realizado pela Seguradora Líder DPVAT,
as mulheres representaram 23% das mais de 500 mil indenizações pagas pelo DPVAT
no ano de 2012. A maior incidência de indenizações de morte de mulheres está
presente na faixa etária de 45 a 64 anos.Nos casos de invalidez permanente, a
maior incidência ocorre na faixa em que as mulheres estão em plena capacidade
laborativa: dos 18 aos 34 anos, correspondendo a 47% das indenizações pagas.
Comunicação entre veículos, copiloto virtual,
sincronização de listas musicais a partir das redes sociais, monitoramento das
crianças a bordo… Após uma primeira seleção e o crivo dos internautas, os 59
melhores projetos do Citroën CreativeAwards estão sendo submetidos aos sete
membros do júri para eleger os três talentos que comprovarão ter criatividade e
audácia no mais puro espírito da “CréativeTechnologie” da fabricante francesa.
O resultado? Dia 28 de março.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário