Um ciclista aparece do nada e, de repente, cruza a
rodovia. Distraído enquanto procura uma vaga para estacionar, o motorista não
tem tempo hábil para evitar o que parece ser um desastre. No entanto, o novo
sistema de frenagem automática de emergência da Bosch, com detecção de ciclista,
freia o veículo completamente a uma velocidade de até 40 km/h.
Assim que o radar ou o sensor de vídeo do sistema de frenagem automática
detecta uma colisão iminente, o iBooster da Bosch inicia o processo de frenagem
completa em apenas 190 milissegundos - menos tempo que uma pessoa leva para
piscar duas vezes.
"Os sistemas de assistência ao condutor são o próximo
passo na busca pela direção livre de acidentes", afirma Dr. Dirk Hoheisel,
membro da direção mundial da Bosch. "Estes assistentes eletrônicos estão
sempre vigilantes e, em casos de emergência, respondem mais rápido do que uma
pessoa faria, pois oferecem suporte justamente onde a motorista mais precisa:
no trânsito pesado das cidades", explica.
Os sistemas de frenagem automática são muito úteis, especialmente quando se
trata de ciclistas e pedestres, os mais vulneráveis no tráfego urbano.
Proteção onde mais se precisa
Na Alemanha, ciclistas estão envolvidos em um quarto de todos os acidentes com
lesão corporal. De acordo com o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha,
393 pessoas foram mortas em acidentes deste tipo somente em 2016, que
representa cerca de 12% do total de mortes nas estradas do país. Desse número,
dois terços envolvem veículos.
Equipar todos os carros na Alemanha com um sistema de frenagem de emergência
com detecção de ciclistas pode evitar quase metade (43%) dos acidentes entre
bicicletas e veículos motorizados, que resultam em lesão corporal, ou, pelo
menos, diminuir a gravidade deles. "Um sistema de frenagem de emergência
pode reduzir crucialmente a distância de parada e, que pode representar a
diferença entre a vida e a morte", diz Gerhard Steiger, presidente da
divisão Chassis System Control da Bosch.
O Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP) também reconheceu a
importância dos sistemas de frenagem de emergência para a segurança nas ruas e
estradas. A partir de 2018, a Associação de Proteção ao Consumidor irá incluir
a frenagem de emergência com detecção de ciclistas em seu sistema de classificação
de estrelas. Já o sistema de frenagem para pedestres faz parte deste ranking
desde 2016.
Assistentes eletrônicos se popularizam
Devido ao aumento no volume do tráfego rodoviário, os sistemas de assistência
ao condutor auxiliam na segurança das ruas e estradas, já que mantêm os carros
em suas faixas, alertam para obstáculos no ponto cego durante a mudança de
faixa, fornecem suporte para estacionar ou sair de uma vaga e também ajudam a
manter uma distância segura do carro da frente, entre outras
funcionalidades.
A Bosch está constantemente aperfeiçoando a tecnologia que existem por trás dos
sistemas de assistência ao condutor: os sensores fornecem imagens cada vez mais
precisas dos arredores do carro e interação com atuadores - como freios e
volante - está mais rápida e eficiente. Dessa forma, os sistemas de assistência
ao condutor já oferecem uma condução livre de estresse e ainda são passo
crucial para o futuro da direção autônoma.
Uma pesquisa realizada pela Bosch mostra que a metade de todos os carros novos
(52%) na Alemanha possuem pelo menos um sistema de assistência a bordo e a
tendência é consolidar várias funções de assistência em apenas um sensor.
Radar oferece visão constante além dos ombros
Os sensores de radar traseiros de médio alcance da Bosch monitoram as mudanças
de faixa na rodovia e também ajudam a evitar que o motorista cometa um erro
perigoso: abrir a porta do veículo - após estacionar - sem olhar para ver se há
ciclistas ou motociclistas próximos. O aviso de saída do carro da Bosch pode
auxiliar nestes casos, visto que é ativado em todas as portas do veículo e
avisa os ocupantes - mesmo que o motor já tenha sido desligado há vários
minutos - se outros condutores estão se aproximando da traseira ou que já
estejam ao lado dela.
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