A Toyota do Brasil celebra o quinto aniversário de sua
planta de Sorocaba (SP), onde é fabricada a família Etios, em suas
versões, hatchback e sedã. Fruto de um
investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade é um marco nas operações da
fabricante de veículos no Brasil, pois reúne atributos das plantas mais
modernas da Toyota em todo o mundo.
Nesta curta história, a unidade da Toyota, que foi
inaugurada para produzir 74 mil veículos por ano, recebeu investimentos
adicionais de R$ 1 bilhão, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje
possui capacidade para fabricar 108.000 unidades anualmente.
A habilidade dos mais de 1.780 colaboradores da unidade
sorocabana permitiu à Toyota realizar melhorias profundas na família Etios.
Foram 13 mudanças no produto, desde o seu lançamento, em setembro de 2012,
tornando o compacto da marca um sucesso de vendas. No ano passado, a Toyota
vendeu 67.770 unidades do Etios, nas versões hatchback e
sedã, recorde histórico para o modelo.
Além do sucesso no mercado interno, o Etios made in Sorocaba começa a
ganhar outros mercados. O veículo é comercializado na Argentina, Paraguai,
Uruguai, Peru, Costa Rica, Honduras e Venezuela. Das 93.598 unidades produzidas
do Etios em Sorocaba em 2016, mais de 26.000 ou 28%, foram exportadas para
esses mercados.
Indiretamente, a planta de Sorocaba induziu novos
investimentos no Brasil, seja da própria marca ou de fornecedores. O parque de
fornecedores localizado ao lado do terreno da unidade abriga 11 empresas. A
Toyota, como resultado da boa performance de Sorocaba, decidiu construir sua
planta de motores em Porto Feliz (SP), com investimento de R$ 1 bilhão. Essa
planta produz os motores 1.3 e 1.5 litro, VVT-i, que equipam o Etios.
“Quando cheguei ao Brasil, em 2013, queria entender
profundamente o nível dos nossos colaboradores e da nossa qualidade de
produção. Então me juntei ao time de Sorocaba e trabalhei um dia inteiro na
linha, montando o Etios. A partir daquele dia, tive a certeza de que eu estava
liderando um dos melhores times da Toyota em todo mundo. Fiquei impressionado
com os cuidados aos detalhes e com o espírito de equipe. Como eles me ajudaram
a superar cada desafio e a assegurar que estávamos entregando aos nossos
clientes carros cada vez melhores. Poucas vezes em minha vida profissional eu
me senti tão orgulhoso”, diz Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América
Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e da Argentina.
Ecofactory
Além dos aspectos produtivos, a fábrica da Toyota em
Sorocaba foi a primeira da marca no país a adotar o conceito Ecofactory. Orientado sob esta
premissa, todo o projeto construtivo do site adotou
conceitos de ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida
dos habitantes do município e cidades vizinhas ou gerar risco de qualquer contaminação
ambiental.
Com a chegada da Toyota, a cidade de Sorocaba recebeu um
grande aporte em reflorestamento. Em junho deste ano, a companhia concluiu um
ciclo de investimentos na ordem de R$ 6 milhões, destinados à construção e
manutenção do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade Marco
Flávio da Costa Chaves (PNMCBio).
O compromisso assumido pela Toyota na construção do
PNMCBio previu, além da recuperação da mata nativa daquela região, marcada por
espécies do cerrado e da mata atlântica, na construção de estruturas prediais e
espaços físicos para os programas de educação ambiental. A Toyota também se
responsabilizou pela instalação de sistemas de segurança digital por
videomonitoramento, alarmes eletrônicos de acesso e torres de vigilância para
fiscalização da área do parque, a fim de detectar possíveis focos de incêndio,
visando a preservação da mata.
Produção
Comprometida com o crescimento sustentável das operações
da Toyota na América Latina, a fábrica de Sorocaba é, ainda, um marco de produtividade
nesta meia década de existência, mesmo com o desafiador cenário da indústria
nacional. Nos últimos três anos, o total de unidades produzidas em Sorocaba
cresce, em média, 5% ao ano. Neste ano, de janeiro a julho, o total já é 18%
maior que igual período de 2016. Ao longo de cinco anos, mais de 408 mil
veículos saíram da linha de produção daquela instalação.
“O maior orgulho da Toyota está em colher frutos de ações
que promovam crescimento produtivo alinhado a uma atuação responsável com o
meio ambiente, por meio do uso racional de recursos, e na proximidade com as
comunidades, ao desenvolver iniciativas cidadãs que suportem o crescimento
social. Em cinco anos, Sorocaba e toda sua equipe, parceiros e fornecedores
são, também, o retrato deste compromisso da Toyota com crescimento da sociedade
brasileira”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário