sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Caminhões elétricos Volvo farão parte de projeto inovador nos Estados Unidos


Numa ação conjunta entre Grupo Volvo, Departamento de Gestão da Qualidade do Ar na Costa Sul da Califórnia e líderes da indústria de transportes e infraestrutura de recarga elétrica, caminhões totalmente elétricos Volvo entrarão em operação no estado americano já no ano que vem.

A comissão de recursos do ar da Califórnia alocou USD 44,8 milhões para o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions / Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental, em português). A ação envolverá 16 parceiros, incluindo dois dos principais frotistas de caminhões dos Estados Unidos.

O Volvo LIGHTS é parte dos investimentos climáticos da Califórnia, uma iniciativa estadual que destina recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa, reforçando a economia e melhorando a saúde pública e o meio ambiente.

As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia do caminhão Volvo FE Electric, apresentado pela Volvo Trucks em maio e que começa a ser comercializado na Europa em 2019.

Várias tecnologias inteligentes (smart) serão aplicadas – incluindo o diagnóstico remoto, geocercas e a plataforma de gestão de serviços conectados da Volvo – para monitorar o desempenho dos caminhões e maximizar a disponibilidade dos veículos.

O projeto Volvo LIGHTS é um exemplo das novas formas de parceria público-privadas possibilitadas pela eletrificação do transporte em caminhões. São iniciativas que trazem benefícios para a qualidade do ar, reduzem o ruído do trânsito, bem como os congestionamentos durante os horários de pico, já que as operações podem ser realizadas com mais silêncio e sem emissões de escapamento durante a noite e a madrugada.

Dados
A Volvo Trucks terá oito unidades de demonstração elétricas, com diferentes configurações, na Classe 8 (Tara +15 toneladas). Além disso, mais 15 unidades pré-comerciais estarão em operação em toda região da costa sul da Califórnia.

Além das baterias dos caminhões, o projeto também integrará outros equipamentos elétricos como estações de recarga e geradores fotovoltaicos de energia.

Estima-se que o projeto reduzirá em 3,57 toneladas as emissões de poluentes (poluentes do ar definidos) e 3.020 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

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