A Honda XRE190 é, reconhecidamente, uma das mais versáteis
motocicletas do mercado brasileiro. Seu grande destaque é a capacidade de
oferecer um comportamento ideal nos mais diferentes tipos de utilização, além
de proporcionar grande eficiência de frenagem graças ao freio ABS,
exclusividade nos modelos do segment trail de entrada.
É muito fácil entender a competência do modelo, cujo projeto foi inspirado
em na "irmã" maior XRE300, a qual herdou o visual agressivo, exibindo
um caráter próprio, mas que não renega sua linhagem. Trata-se de uma
motocicleta ideal para iniciantes e também para motociclistas mais experientes,
que enxergam nela uma escolha essencial, síntese perfeita entre as qualidades
de uma moto pequena e capacidades de um modelo de cilindrada maior.
Em deslocamentos urbanos, a
agilidade superior e facilidade de pilotagem a tornam praticamente imbatível.
Nas vias expressas e trechos rodoviários, se destaca pela boa reserva de
potência enquanto que nos terrenos com pavimentação ruim exibe a competência de
uma verdadeira off-road. Ponto em comum em todas estas condições de uso, a
segurança superior, robustez e a notória economia de combustível.
Destaque na XRE190 é o motor, um monocilíndrico arrefecido a ar de 4
tempos, cujo comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft)
aciona balancins roletados, que proporcionam funcionamento suave e atrito
reduzido. A capacidade cúbica é de 184,4 cm3 e o sistema de
injeção de combustível é o consagrado PGM-FI (Programmed Fuel Injection)
FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina.
A potência máxima é
praticamente igual com um ou outro combustível: 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com
gasolina, sempre a 8.500 rpm. O mesmo ocorre com o torque máximo, 1,66 kgf.m
com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm, além de peso seco de apenas
127kg, que garante uma relação peso-potência mais favorável. O câmbio é de
cinco marchas, com relações estudadas para oferecer acelerações e retomadas
rápidas.
Grande diferencial da XRE190 é
o freio ABS, sistema que atua apenas no disco da roda dianteira. Tal opção é a
ideal em uma motocicleta que, como já assinalado, tem talento para rodar no
asfalto e na terra: freadas fortes no asfalto seco ou molhado são mais seguras
e proporcionam espaços de parada mais curtos por conta do ABS. Já o freio
traseiro a disco permite modular a frenagem e especialmente em terrenos
"soltos"– areia, terra e pedrisco –, possibilita a pilotagem ideal no
fora-de-estrada.
O design, inspirado na XRE300, agrega valor e oferece uma bem-vinda
percepção de motocicleta de categoria superior. Confirma tal padrão elementos
de design como a elegante ponteira de escape e o conjunto de carenagens
laterais do tanque – de 13,5 litros de capacidade. As formas angulosas da
agressiva carenagem do farol valorizam o característico prolongamento inferior,
o bico, espécie de "marca registrada" da família XRE. Outros detalhes
conciliam design superior com praticidade: bagageiro – preparado para
instalação de baú – integrado à amplas alças laterais e o conjunto ótico posterior,
com lanterna, suporte de placa e piscas elevados.
Uma modernidade da XRE190 é o
"QR CODE" na carenagem frontal, através do qual por intermédio de um
smartphone é possível ter acesso ao manual do proprietário digitalizado e
outros conteúdos (sugestão de roteiros, dicas de manutenção e etc..), e
capítulo à parte merece também o painel, totalmente digital, dotado de marcador
de combustível, contagiros, velocímetro, hodômetro total e parcial e das
luzes-alerta. Outro equipamento que se destaca é o par de rodas raiadas de aros
com acabamento em cromo fumê, calçados com os pneus mistos Pirelli MT60.
A Honda XRE190 2019 será
oferecida nas cores vermelho pérola, prata fosco e na inédita cor laranja.
Estará disponível nas concessionárias a partir do mês de outubro com preço
público sugerido de R$ 13.760,00 base
Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro. A garantia é de
três anos, sem limite de quilometragem.
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