A Porsche apresentou o novo modelo 935 aproveitando a
ocasião do evento esportivo histórico "Rennsport Reunion" no circuito
de Laguna Seca, na Califórnia. O carro de corrida de 515 kW (700 hp) com uma
carroceria que remete ao legendário Porsche 935/78 será produzido numa edição
limitada a 77 unidades. "Este carro espetacular é um presente de
aniversário da Porsche Motorsport a seus fãs no mundo inteiro", afirmou o
Dr. Frank Steffen Walliser, vice-presidente da Motorsport e GT Cars. "Como
o carro não é homologado, os engenheiros e designers não tiveram que seguir as
normas usuais e, por isso, tiveram liberdade no desenvolvimento."
A tecnologia do carro de corrida destinado a eventos particular fechados em
pistas de corrida, se baseia no carro esportivo de alta performance 911 GT2 RS.
Como seu histórico antecessor, a maior parte da carroceria foi substituída ou
suplementada por peças de material composto de fibras de carbono (CFRP). Com sua
traseira aerodinâmica alongada, o 935 tem 4,87 metros de comprimento total. A
largura do exclusivo carro de corridas é 2,03 metros.
A aerodinâmica espetacular é fruto de um desenvolvimento completamente novo e
homenageia o carro de competições Porsche 935/78 Le Mans, que os fãs batizaram
de "Moby Dick" devido à sua forma alongada, grandes elementos
aerodinâmicos e cor predominantemente branca. As exclusivas aberturas de ar nos
arcos das rodas na carenagem dianteira, que também estão presentes no GT3 Porsche
911 GT3 R" de série, aumentam a força aerodinâmica sobre o eixo da frente.
Com 1.909 milímetros de largura e 400 milímetros de profundidade, a asa
traseira garante o equilíbrio aerodinâmico.
Muitos detalhes do exterior são uma saudação a outros veículos vencedores que
fazem parte da história automobilística da empresa: Os aros das rodas com
cobertura aerodinâmica se inspiram nos do 935/78, enquanto as lanternas
traseiras nas placas das pontas da asa traseira foram reproduzidas do carro de
corridas 919 Hybrid LMP1. Os espelhos laterais homenageiam o atual 911 RSR
vencedor de Le Mans, enquanto as ponteiras aparentes do escapamento, de
titânio, reproduzem as do Porsche 908 de 1968.
Essas referências também foram adotadas no cockpit. A manopla da alavanca de
câmbio tem um design em madeira laminada inspirado em modelos de corrida como o
917, o 909 Bergspyder e o supercarro esportivo Carrera GT. O volante de fibra
de carbono e o painel colorido por trás dele foram tirados da edição 2019 do
911 GT3 R. Uma forte gaiola de proteção combinada com um banco de corridas em
concha e um cinto de segurança de seis pontos garantem o máximo de segurança.
Um segundo assento, para o passageiro, é oferecido como opcional. O conforto
térmico interno é garantido pelo ar-condicionado.
O novo 935 é movimentado por um motor bi turbo 3,8 litros no estado da arte,
que é em grande parte idêntico à unidade de alta performance de série montada
no 911 GT2 RS para uso em estrada. A força do motor traseiro é transferida
através de uma transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) com dupla embreagem e
sete marchas montada rigidamente junto ao eixo traseiro de 310 milímetros de
largura. Como os modelos GT de estrada do 911, o piloto troca as marchas
através das aletas posicionadas de forma prática no volante. Típica do 911, a
distribuição do peso garante um excelente desempenho na tração e frenagem.
Pinças monobloco de alumínio com seis pistões no eixo dianteiro, em combinação
com discos de freios de aço ventilados e perfurados com 390 milímetros de
diâmetro oferecem excelentes valores de desaceleração. O eixo traseiro é
equipado com pinças de quatro pistões e discos com 355 milímetros de
diâmetro.
Como o 911 GT2 RS de estrada, o 935, com 1.380 quilos de peso, é equipado com o
sistema PSM (Porsche Stability Management - gerenciamento de estabilidade), que
inclui o controle de tração, assim como o sistema de freios antibloqueio (ABS).
Graças a um seletor de mapeamento, esses sistemas de assistência podem ser
ajustados separadamente ou completamente desligados, dependendo da situação de
condução.
O novo Porsche 935 já pode ser encomendado na por 701.948 euros, mais os
impostos específicos de cada país. Os clientes receberão seus veículos a partir
de junho de 2019, em eventos de entrega exclusivos.
Descrição técnica do Porsche 935 (Type 991, Gen. 2)
Conceito:
Carro de corrida não-homologado com banco único.
Base: Porsche 911 GT2 RS (991.2)
Motor:
3.800 cm³, seis cilindros horizontais tipo boxer, bi turbo, bloco de alumínio,
resfriado a água montado na traseira com fixação rígida; curso 77,5 mm,
diâmetros 102 mm; aprox. 515 kW (700 hp)
4 válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando e levantamento de
válvulas variável Vario-Cam Plus
Gerenciamento eletrônico do motor (Continental SDI 9)
Conversor catalítico com 100 células aprovado pela DMSB
Silenciador traseiro Heritage Design com ponteiras duplas montado no centro
Transmissão:
Caixa de câmbio PDK com sete velocidades com fixação rígida e curso curto
Volante de dupla massa
Lubrificação pressurizada internamente com resfriamento ativo do óleo
Diferencial com deslizamento limitado otimizado para corrida
Carroceria:
Carcaça com peso otimizado em alumínio e aço com peças adicionais de fibra de
carbono e Kevlar para melhorar a aerodinâmica e estabilidade
Asa traseira com lanternas incorporadas às placas laterais
Entradas de ar aumentadas com lanternas de LED integradas de quatro
pontos
Escotilha de escape no teto, conforme a norma FIA Art. 275a.
Espelhos externos com aerodinâmica otimizada
Célula de combustível de segurança FT3 de 115 litros com válvula de corte de
segurança de acordo com a norma FIA Art. 253 na dianteira, com acoplamento para
abastecimento rápido opcional
Gaiola de segurança soldada internamente
Banco de corrida em concha Recaro com regulagem longitudinal e sistema de
estofamento de acordo com a regulamentação FIA Standard 8862/2009
Cinto de segurança com seis pontos
Sistema de macacos pneumático (três macacos)
Sistema extintor de incêndio com unidade de disparo eletrônica
Freios:
Sistema de frenagem: Dois circuitos de frenagem independentes para os eixos
dianteiro e traseiro; sistema de regulagem da distribuição de força de frenagem
Aros/Pneus:
Eixo dianteiro: Rodas de liga leve forjadas em peça única 11.5J x 18 offset -
15,3 com porca de fixação central; pneus de transporte Michelin 29/65-R18
HA: Rodas de liga leve forjadas em peça única 13J x 18 offset -10 com porca de
fixação central; pneus de transporte Michelin 31/71-R18
Cor:
Pintura a base de água cinza ágata, opcionalmente com as cores da Martini
Preço:
701.948 euros*, mais impostos específicos de cada país. Entrega a partir de
junho de 2019
*Preço na Europa
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