Coluna 4118 - 12.10.2018
edita@rnasser.com.br
Os Mercedes C 2019 e o EQ Boost
Mercedes
renovou a 5a geração de seu sedã Classe C. Sucesso de vendas, já
marcou globalmente a entrega de 1,9M de unidades. No Brasil lidera as vendas de
seu segmento – contra BMW serie 3 e Audi A4 sedã -; crava 51% das preferências.
Mudanças finas, identificáveis pela nova frente, faróis em LEDs, e grades para
indicar versões. Traseira mudou as lanternas em formato, adoção de LEDs, e
charme de desenho em forma de C.
Mantém
a linha de ação adotada há quatro anos, com a chegada da atual 5a
geração, sinergia com a Classe S, a superior, de quem aproveita alguns
adjutórios tecnológicos. No caso o equipamento digital para a instrumentação, o
radar frontal para identificar o movimento do carro que segue a frente num
preparativo de frenagem autônoma caso o motorista não tome
providências.
Dentro
um brincar com materiais de decoração, entre cores e tipos para caracterizar
modelos e versões. Cores no couro, madeira com poros largos, ajudam a identificá-los.
E telas para funções
diversas.
Na
modelia mantém os C 180 – motor 1,6 litro - Sport e Exclusive como entrada,
evoluindo para C250 e o topo, com C 300 – motores 2,0. Diferencial na nova
linha é a versão EQ Boost. Nome complicado pois induz associá-lo aos motores
Ford turbo, palavra substituída por boost. Negócio confunde até
funcionários da Mercedes, sem saber como o booster pode
auxiliar na combustão, como o faz o turbo acionado pelos gases de escapamento.
O negócio não funciona assim, mas por um alternador/motor. Na primeira função
provê energia. Na segunda, alimentado pela energia cinética, com bateria
adicional de 48 volts, se transforma num motor elétrico forte, produzindo 14 cv
e 16,3 mkgf de torque. Por correia ligada ao virabrequim aplica força para se
somar à produzida pelo motor. É outro pioneirismo, engenho 1,5 litro, 183 cv e
27,6 mkgf de torque. Substituirá os 1,6 de polêmicos problemas. Com o sistema o
automóvel arranca forte, menos, porém, ante o projetado pela soma de potência e
torque do conjunto motor endotérmico + motor elétrico. Anda mais e gasta
menos.
Quanto
Versão
|
R$
|
C 180 Avantgarde
|
188 mil
|
C 180 Exclusive
|
189 mil
|
C 200 EQ Boost
|
229 mil
|
C300 Sport
|
260 mil
|
Mercedes
explica o inusual salto em preços – usualmente, na atualização da série, preços
são mantidos sem correção -, argumentando fazer administração cuidadosa nos
custos em variáveis Euros, para manter estoque vendável. Automóveis são
montados em Iracemápolis, SP, e serão vendidos após o Salão do Automóvel, em
novembro. Questão paralela, aguarda-se a aprovação da legislação
regulamentadora do setor, o Rota 2030, atualmente em curso na minguante
legislatura.
Diretor
de concessionária comentou o salto desnecessário de preços ante as pequenas
mudanças, e argumenta poderia vender mais se os preços fossem menores.
O Vietnam
e o carro para chamar de seu
Vietnamitas
poderão comprar, a partir de setembro do próximo ano, os modelos sedã Lux A2.0
e o suv Lux SA2.0, atrevidamente mostrados no Mundial do Automóvel, o Salão de
Paris. Lux significa Luxury, Luxo, indicando um dos
diferenciais do produto.
A indica ser a primeira série de
modelos – como aliás o fez a Ford ao surgir em 1903. São da pioneira marca
nacional VinFast. A sonoridade pode induzir imaginar seja um destes auxiliares
digestivos tão em moda recentemente, um laxante à base de vinho, mas referencia
o prefixo do maior conglomerado industrial do país, o VinGroup. Negócio sério,
para driblar a ausência de cérebros nacionais, contratou parceiros para
desenvolver projeto de fábrica, construção, motor, mecânica e linhas. Idem para
geri-la, com executivos europeus treinados na matéria. Seus parceiros são
Bosch, BMW, Magna Steyr e Pininfarina, numa pretensão técnica e mercadológica
de mostrar-se entrosada mundialmente. Magna Steyr, marca austríaca, constrói
desde Cherokees a Mercedes G Class, fornecerá a plataforma com um mix de
materiais, agregando suspensões independentes nas 4 rodas, direção e freios.
Motor recém projetado, L4, 2,0, a gasolina, turbo, duas versões: 180 cv no sedã
e 235 cv no suv.
Slogan vai no caminho global: Identidade
vietnamita; design italiano; tecnologia alemã, padrão internacional. Quer
entrar em outros mercados com produtos em amplo leque, de variáveis da linha, a
ônibus, caminhões e automóveis elétricos. Este, em projeto de produto e
construção, contratado com a GM. Design por Giugiaro.
IKEA, dos móveis, quer fazer vagões autônomos....
Conhecida mundialmente pela popularizar móveis e
objetos com desenho escandinavo, a Ikea interpretou a liberdade para projetar
veículos a partir do novo conceito de autonomia veicular. Sem necessidade de
volante, comandos, bancos especiais, a Ikea releu o espaço interno como
um lounge, olhar prático do fabricante de móveis e sofás.
A visão abre oportunidade de negócios para criações
sobre chassis de marcas especializadas em veículos, como a Volvo, também sueca,
e das mais avançadas no setor. A Ikea pensou inicialmente em sete conceitos
virtuais, ante consciência do momento: O potencial real dos carros
autônomos não está em nossa capacidade de dirigir sem ter as mãos no volante,
mas no que poderemos fazer ou experimentar dentro dos autônomos, disse
em comunicado. Vão desde Café para integrar a vizinhança, a Fazenda, para venda
de hortifrúti de pequenos produtores. Outro, uma sala de jogos enquanto o
pequeno vagão autônomo viaja circuitos urbanos, Sorveteria, Consultório Médico
indo aos clientes.
Curioso – e não parece distante. Há um aplicativo,
o Space10 permitindo usuários de iPhone ou Apple experimentar os sete
conceitos, mas o ponto de vista está em franca mudança. O automóvel perde o
charme, o status, a emoção. É o que faz andar um sofá ...
VW T-Cross em outubro
Volkswagen ajustou data para apresentar seu mais
novo modelo, o aguardado T-Cross: 25 de outubro, afinada com China e Alemanha,
onde o – hatch, SUV, SAV, crossover, pouco se dá o rigor ou o
laceamento da classificação – será produzido.
Basicamente o mesmo produto, entretanto adequado às
peculiaridades dos clientes. A versão brasileira, por exemplo, terá acertos
exclusivos por conta de seu público, mulheres de boa renda, viajadas,
conhecedoras de confortos automobilísticos e preocupadas com itens capazes de
garantir sua segurança e a impressão de. Na prática público diverso de chineses
e europeus, com uso mais restrito do veículo e em menor degrau na escala social
de renda.
Versão brasileira tem maior distância entre eixos –
para assegurar mais conforto aos passageiros do banco traseiro -; teto solar
panorâmico; Park Assist de 3ª geração – estaciona de frente,
ré, e longitudinalmente -; maior porta malas; maior altura relativamente ao
piso. Primeiro por necessidade em viagens rodoviárias e na aplicação dita
cidade/praia/campo, e por conta das imperfeições de piso e demanda, maior
distância livre do solo.
Na parte de segurança, 6 bolsas de ar, conjugação
dos sistemas de ABS nos freios, do ESC, corretor de segurança para derrapagens,
e auxiliar para aumentar pressão no sistema e eficiência nos freios.
O T-Cross pretende ser uma das atrações do Salão do
Automóvel, em novembro. Vendas? Coluna aposta em março.
Peugeot, terá sim, picape e suv
Informações não confirmadas; especulações;
palavras impressas e ao vento; volta e meia tal teoria renasce, - até a Coluna dedicou-se
ao tema com as informações acessadas -, entretanto sem ter confirmação pela
Peugeot ou sua holding, a PSA. Porém fez-se a luz no Mundial do
Automóvel, o Salão de Paris, quando Jean-Philippe Imparato, CEO mundial da
marca, confirmou projeto e andamento a jornalistas argentinos, como relatou o
bom sítio Autoblog.ar. O executivo francês não definiu o local de produção –
Argentina ou Brasil -, nem a base a ser utilizada. Não será a novidadosa CMP
para a próxima geração de produtos mercosulinos do segmento compacto, mas não
informou ser algo primário como um chassi de longarinas em formato de escada.
Disse existir o desenvolvimento de um picape para ter amplitude global, e
afastou a possibilidade de ser veículo com a leitura do Hoggar, picape pequeno,
sobre o Peugeot 206, de fugaz – breve – presença, e olvidada – esquecida -
lembrança. Apesar de não definir prazos, fez considerações interessantes:
o picape estará baseado em qualidade, durabilidade, desenho e torque do motor,
e ao lançamento apresentará nível de qualidade impecável. Não resistiu à
tentação de garantir o futuro: Será um êxito.
Situou-o como tendo um desenho ao gosto dos
sul americanos. E antecipou desdobramento: mesma plataforma comportará um SUV –
como a Toyota faz com o picape Hilux e o suv SW4. Em porte, um concorrente para
Chevrolet S10, Toyota HiLux, Mitsubishi Triton, VW Amarok, novos Nissan
Frontier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X – mercado se pergunta se Ford
Ranger sobreviverá à razia – limpa - feita pela marca em seus produtos.
Ps.: Nada a ver com o tosco e rústico picape
Dongfeng, produzido por sua associada do mesmo nome na China.
Roda-a-Roda
Pressa – Carro ainda não começou a ser produzido e,
obviamente, vendido. Porém árdegos – apressados, incontidos -, concessionários
Mercedes na Argentina já aceitam encomendas …
Como – Quatro versões de conteúdo, três
motores: dois Nissan L4, 2,3 com um e dois turbos, 153 e 190 cv, e V6 Mercedes,
258 cv. Preço da segunda versão, primeira com rodas leves, motor 250 e 190 cv
equivale ao mesmo carro vendido como Nissan Frontier, em versão superior.
Parece, regra é: mais vale uma estrela pelada que um japonês enfeitado…
Aqui – Mercedes informou à rede
concessionária, Classe X apenas em junho. Não aceitam pré-inscrição ou reserva,
mas já há grupo de consórcio. Nele, preço estimado R$ 200 mil. Condição
especial, prioridade na entrega.
Promessa – Em novembro de 2017 GM anunciou investir US$
500M na Argentina para fazer nova família de produtos, conhecida sob a
abreviatura AVA – alto valor agregado. Na prática, acima do Cruze, lá feito.
Presidente Macri anunciou vagamente eliminar
impostos distorcivos – não os individualizou ou quantificou.
Prensa – Agora GM partiu para a objetividade:
reuniu a imprensa e divulgou correspondência enviada ao Governo comunicando
decidir a inversão ante a eliminação dos citados impostos distorcivos e da
aprovação da Reforma Fiscal, a reforma tributária deles, ora em curso no
Congresso.
Paralelo – Um programa da GM de demissões
causadas pelo desidratar do mercado interno de lá e de cá, serve de apoio às
decisões.
Ocasião - Lançamento do novo VW T-Cross, a
ser construído na fábrica de São José dos Pinhais, PR, sobre nova plataforma
MQB, forçará mudança nos produtos Audi, também lá montados. Na prática um novo
Q3 e, possivelmente, Audi A4.
Bolso – Na beirada do balcão é presumível a
venda das últimas unidades feitas sobre a plataforma atual, a preços
simpáticos. Se interessado, fique de olho.
Também – Com o anúncio da Mercedes vendendo a linha
do Classe C ‘18/’19 a partir de novembro, a de 2018/18, em estoque nos
revendedores, será ouvinte atenta a propostas de descontos e facilidades.
Negócio – Peugeot divulgou, junto com
lançamento dos novos 508 SW e Rifter no Salão de Paris, pacote de facilidades:
compra on-line; recebimento do usado do comprador como
entrada; financiamento; entrega do O Km em endereço indicado pelo consumidor. O
negócio automóvel está mudando em produto, relações, assistência, instalações
do revendedor.
Política – Peneirada a primeira extração na
depuração presidencial, dois candidatos vão para a seleção final. Nenhum dos
dois se comprometeu com a indústria automobilística, mobilidade.
Como fica - Anfavea, associação dos fabricantes de
veículos, está preocupada com o desdobramento dos planos ou falta deles, em
especial quanto a tratamento tributário, promessas de maior abertura comercial,
e o projeto Rota 2030 no Congresso, com parlamentares em seus últimos dias de
Cinderela.
Mais uma – Kawasaki motos inaugurou
concessionária Premium, em Curitiba. Quer diferenciar-se por contratar time de
vendas e pós vendas com larga experiência. É a 35ª loja da marca. Fica à Rua
Gonçalves Dias, 195, bairro Batel.
Gente- Eduardo Pincigher, diretor de comunicação da JAC Motors, independência. OOOO Será assessor de imprensa da marca, abrindo leque profissional para atender a outras empresas, prestar consultoria, auditar crises. OOOO É do ramo, viveu os dois lados do mercado. OOOO
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