segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NEW FIESTA CONQUISTA DUPLO PÓDIO NA ESPANHA E DISPUTA O TÍTULO NA ETAPA FINAL


O Ford New Fiesta conquistou um duplo pódio no Rali da Espanha, disputado no último final de semana, e deixou a equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team em boa posição para disputar o título na etapa final, na Grã-Bretanha, em novembro. Esse resultado confirma o excepcional desempenho e dirigibilidade do novo hatch global da Ford, recém-lançado no Brasil, em sua temporada de estreia no Campeonato Mundial de Rali.Com o segundo lugar na Espanha, Mikko Hirvonen somou 214 pontos, oito de diferença em relação ao líder Sebastien Loeb, e segue firme na briga pelo campeonato de pilotos, restando ainda 28 pontos em jogo. O piloto Jari-Matti Latvala, também do time oficial da Ford, foi o terceiro e teve um papel fundamental para a equipe: permitiu a ultrapassagem de Hirvonen perto da bandeirada, auxiliando o colega a conquistar pontos preciosos.

O Rali da Espanha foi o mais longo da temporada, com um circuito de 406 km e 18 trechos na região montanhosa de Tarragona, no nordeste da Espanha. A abertura, na sexta-feira, foi predominantemente em pista de cascalho, seguido de dois dias de asfalto, nas estradas próximas da estância turística de Salou. 
Latvala liderou o dia de abertura até rodar na última especial, o que lhe custou quase 45 segundos e a passagem para segundo. Na sequência, o piloto mostrou o melhor desempenho em asfalto de sua carreira. Venceu quatro trechos - além de outros dois em cascalho no primeiro dia -  e tirou o pé na reta final para permitir a inversão de posições com Hirvonen.

Hirvonen ficou em terceiro no primeiro dia, fazendo uma direção cautelosa nos locais de baixa visibilidade. Embora estivesse contente com seu desempenho e o acerto do New Fiesta RS, ele apertou o ritmo no segundo dia. Mudando o estilo de dirigir, ganhou velocidade e venceu uma especial no último dia para chegar à segunda posição.

"Foi um rali difícil e, no começo, demorei para encontrar meu melhor ritmo no asfalto", diz Hirvonen. "Quando mudei o estilo de dirigir, meus tempos melhoraram e a confiança cresceu. Fiquei muito grato pelo apoio de Latvala. Isso significa que o campeonato continua aberto na etapa final. Agora, os ralis de asfalto ficaram para trás e será uma final empolgante na Grã-Bretanha, nas condições que eu gosto", continua.

Latvala foi elogiado não só pelo excelente desempenho no asfalto como pelo trabalho de equipe. "Sabendo que o asfalto não é o tipo de pista preferido de nossos pilotos, viemos para a Espanha para conquistar o máximo de pontos possível. Com Hirvonen e Latvala no pódio, conseguimos esse objetivo. Estamos empolgados com a grande evolução na performance em asfalto de Latvala e do New Fiesta e ansiosos para a disputa pelo título no País de Gales, daqui a três semanas", diz Gerard Quinn, chefe de Motorsport da Ford Europa.

O Rali da Grã-Bretanha será disputado nas pistas rápidas de cascalho das florestas de Builth Wells, de 10 a 13 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário