terça-feira, 4 de outubro de 2011

IVECO TRAKKER "BI-FUEL" É DESTAQUE NO CONGRESSO SAE BRASIL 2011


A Iveco, por meio de um time de Engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Sete Lagoas, MG, participa de forma ativa em várias palestras e expõe produtos e tecnologias alternativas durante o Congresso SAE BRASIL 2011, que acontece de 04 a 06 de Outubro no Expo Center Norte, SP, no Pavilhão Vermelho. Ao longo dos três dias de encontro, serão sete palestras técnicas sobre os mais diversos temas relacionados à tecnologias presentes e em testes nos caminhões Iveco. Além disso, haverá exposição de diversas tecnologias no stand da marca. Em destaque tanto na exposição como no seminário, estará o Iveco Trakker “Bi-Fuel”, com tecnologia desenvolvida 100% no Brasil. Uma inovação no uso de etanol para operações nas “indústrias verdes”, como a indústria sucroenergética, que promove e viabiliza soluções para várias formas de transporte. Além disso, estará também no stand o Simulador do Stralis, um equipamento com 95% de originalidade que  funciona dentro de uma cabine simulada e possibilita a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado.  Os sistemas EGR e SCR, que estarão presentes em toda a linha Iveco a partir de 2012 para atender o Proconve P7, estarão também em exposição no stand.

IVECO TRAKKER BI-FUEL
O projeto, originado da importância do Brasil como o maior produtor e exportador de açúcar e etanol do mundo, motivou o desenvolvimento de um veículo comercial movido a energia renovável, por meio de uma parceria entre a Iveco, FPT – Fiat Powertrain Technologies e a BOSCH. O protótipo do Iveco Trakker “Bi-Fuel” é um cavalo mecânico com tração 6x4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em várias aplicações do setor sucroenergético, como transporte de vinhaça, por exemplo.
O veículo foi submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que o utilizaram engatado a um implemento do tipo rodotrem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. Os testes foram realizados na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP) e contaram com um time de engenharia totalmente dedicado. 
O Iveco Trakker “Bi-Fuel” utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv e 1.500 N.m de torque, de ciclo diesel. O modelo possui dois tanques de combustível, um para etanol, outro para o diesel, que são abastecidos durante todo o período de testes com os mesmos combustíveis encontrados em qualquer posto de abastecimento. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. Apesar das variações nas dosagens de combustível durante o ciclo de funcionamento do veículo, para o motorista não há diferença no desempenho em qualquer combinação dos dois combustíveis. O desempenho se baseia no ciclo do motor operando com 100% diesel e o veículo pode ser revendido como um veículo diesel comum, preservando o valor de revenda. 
O índice de substituição do diesel,  ficou em torno de 40%, e a economia de combustível de 6% no custo por km rodado foi confirmada nos resultados preliminares e nos testes em campo.
Serviço:
20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: De 04 a 06 de outubro
Local: Pavilhão Vermelho  - Expo Center Norte – av.José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

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