sábado, 1 de junho de 2013

UTILITÁRIOS ESPORTIVOS IMPULSIONAM AS VENDAS DA FORD NOS PRINCIPAIS MERCADOS DO MUNDO

A Ford está liderando a grande mudança do mercado automotivo global em direção aos utilitários esportivos econômicos e funcionais. Nos últimos cinco anos, este foi o segmento em que a Ford registrou o maior crescimento de vendas, superando a média da indústria. No Brasil, o EcoSport lidera o segmento com mais de 21.500 unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano."Esta foi uma grande aposta que fizemos dentro do plano One Ford e os resultados estão aparecendo", diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e Serviço Global. "Os utilitários esportivos estão ajudando a aumentar a nossa participação na América do Norte e nos mercados de grande potencial, onde o crescimento do segmento está explodindo."

O plano One Ford trouxe uma família global de utilitários, formada pelos modelos EcoSport, Escape/Kuga, Edge e Explorer, que vão impulsionar o crescimento da marca nos próximos anos. Nos Estados Unidos, a Ford é a marca de utilitários esportivos mais vendida e o impacto mais evidente desse avanço é visto na Califórnia, onde as vendas do Explorer e do Escape cresceram 43% e 51% no varejo, respectivamente, em abril deste ano. No Brasil, o EcoSport e o Edge são líderes dos seus segmentos, com 40% e 20% de participação, respectivamente.Segundo a empresa de inteligência automotiva Polk, os dados de vendas mostram que os novos utilitários ajudaram a aumentar a participação da Ford em 6 pontos porcentuais na Califórnia, um mercado tradicionalmente competitivo - o maior crescimento no varejo desde 2006 entre as maiores marcas.Essa tendência é ainda mais forte globalmente, com previsão de expansão do segmento nos próximos cinco anos, de acordo com a IHS Automotive. Com os recentes lançamentos globais do EcoSport, Escape/Kuga, Edge e Explorer, as vendas de utilitários esportivos da Ford devem avançar em todos os mercados do mundo.

Utilitários compactos na liderança
Dados da HIS Automotive mostram que as vendas globais de utilitários esportivos cresceram 35% entre 2005 e 2012. O segmento agora soma mais de 13 milhões de unidades anualmente - 18% do mercado automotivo global. Os utilitários compactos lideraram esse crescimento, com um avanço de 154% no período.Em 2012, os utilitários esportivos compactos somaram pouco mais de 7 milhões de unidades, aproximadamente 9% das vendas totais de veículos. O compacto EcoSport e o Escape, de tamanho um pouco maior - chamado Kuga nos mercados fora da América do Norte - compõem a oferta da Ford no segmento.

O aumento das vendas de utilitários esportivos nos próximos anos deverá ser impulsionado sobretudo pelos modelos compactos, o segmento de crescimento mais rápido, com uma expansão projetada de 51%.As vendas de utilitários esportivos compactos da Ford devem superar o desempenho da indústria, segundo a IHS Automotive. Esse aumento será gerado principalmente pela introdução do EcoSport em mercados chaves, como Índia, China e Europa, e pelo lançamento do Kuga no crescente mercado da China.

"Nenhum segmento de veículos no mundo tem crescido mais que o de utilitários compactos", diz Farley. "Ele surgiu como tendência nos mercados ocidentais e agora vemos a sua rápida expansão global. Os consumidores estão encantados com esses veículos que oferecem a capacidade de um utilitário combinada com a dinâmica e economia de combustível de um carro convencional."Na China, os utilitários esportivos compactos somaram mais de 1,4 milhão de unidades no ano passado, saindo de cerca de 120.000 em 2005, segundo a IHS Automotive. O EcoSport chega ao mercado chinês, completando a linha formada pelo Edge, Explorer e Kuga, este último com vendas de mais de 20.000 unidades desde o seu lançamento em fevereiro.

"Não há dúvida de que a maior oportunidade para a indústria está na China", diz Farley. "A projeção é que o mercado total de utilitários lá dobre de tamanho nos próximos cinco anos e a Ford tem uma nítida vantagem para disputá-lo, oferecendo aos consumidores na China uma família completa de utilitários compactos, médios e grandes."

Na Europa, o segmento de utilitários é o único que cresceu desde 2005. A Ford ampliou este ano em 8% a produção do Kuga e o modelo deve atingir pela primeira vez o volume anual de 100.000 unidades na Europa. Ainda este ano, o Kuga terá a companhia do EcoSport e o Edge virá na sequência. A Ford também anunciou recentemente a produção do Explorer na Rússia, levando a fabricação do modelo, pela primeira vez, para fora dos Estados Unidos. 

Na América do Norte, o Ford Escape é o utilitário esportivo mais vendido dos Estados Unidos e líder do segmento há 9 anos consecutivos no Canadá. Os consumidores norte-americanos aprovaram as novidades introduzidas no modelo, que traz maior economia de combustível, design aerodinâmico, aumento da capacidade de carga e tecnologias inovadoras como o porta-malas com abertura automática.

Veículos desejados

O crescimento dos utilitários compactos foi impulsionado em parte pelo envelhecimento da população global, que cada vez mais entra na condição de "ninho vazio". A popularidade desses veículos se deve também ao aumento da economia de combustível, maior sensação de segurança ao volante e capacidade de rodagem, com a disponibilidade de sistemas de tração integral e mais espaço para carga.Com os avanços na tecnologia de motores, os utilitários da Ford também se tornaram mais econômicos. Os motores Ford EcoBoost ajudam a aumentar em até 20% a economia de combustível, sem prejuízo da potência que os consumidores desejam. O novo Escape conta com dois motores EcoBoost, 1.6 e 2.0, responsáveis por cerca de 90% das vendas.Os consumidores também estão descobrindo que os utilitários esportivos oferecem mais flexibilidade que a maioria dos carros de passageiros e podem atender inúmeras necessidades, desde viagens de lazer ao transporte de compras para casa no uso diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário