sexta-feira, 16 de agosto de 2013

F-Truck: Monteiro muda foco e renuncia a compromisso com título sul-americana


O Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck definirá seu vencedor no dia 8 de setembro. A sétima corrida da temporada, no circuito argentino de Córdoba, valerá como quarta e última etapa da versão continental, em que seis pilotos aspiram a conquista do título. A decisão de título na pista localizada na cidade de Alta Gracia traz ao pernambucano Beto Monteiro, piloto da Scuderia Iveco, as lembranças mais variadas.Monteiro apresentou-se como líder do Sul-Americano para a corrida de 2012 na Argentina, também definindo o título. “Cheguei lá bastante focado em ser campeão, a equipe contava com aquilo, havia toda uma estratégia montada para o título. Durante a corrida, tive um pneu furado. Fui para o box, trocamos o pneu, voltei no fim do grid. Me recuperei e já estava em quinto, sendo campeão de novo, quando furou outro pneu”, resume.

Os infortúnios enfrentados na corrida deixaram Beto Monteiro como vice-campeão sul-americano com 66 pontos. O paranaense Leandro Totti terminou a corrida em terceiro com seu Mercedes-Benz e foi campeão, com 70. “Agora a situação é diferente. Estou 16 pontos atrás do líder, metade do que é possível um piloto em uma etapa. É uma situação bastante desfavorável. Então, eu vou para lá com um compromisso menor quanto ao campeonato”, estipula.Depois de três etapas do Sul-Americano – disputadas em Viamão (RS), Caruaru (PE) e Interlagos (SP) –, Monteiro soma 43 pontos e empata em terceiro lugar na tabela com o gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team. Totti, agora piloto da RM Competições/MAN Latin America, sustenta a liderança com 59. O vice-líder é o também paranaense Wellington Cirino, da ABF Santos Desenvolvimento, que soma 48.


“O título agora não depende só de nós, dependeria do resultado do Totti, do Cirino, do Boessio, de outros pilotos. Então, prefiro não fazer conta alguma. Vou buscar a vitória, como em qualquer outra corrida”, diz. “O caminhão está forte. Ganhamos em São Paulo, fomos ao pódio em Cascavel depois de cair lá para trás num acidente. Vamos tentar a vitória. Aí, se acontecer o título, vamos comemorar muito, mas a preocupação maior não é brigar pelo título”.

Valmir Benavides, parceiro de Monteiro na Scuderia Iveco, também integra a lista dos pilotos candidatos ao título sul-americano da Fórmula Truck. As chances do paulista são reduzidas - ele ocupa o sexto lugar na tabela de classificação e depende não só de tirar proveito máximo da etapa como de resultados limitados dos demais cinco postulantes à taça – Totti, por exemplo, teria de terminar a etapa no máximo em sexto, sem pontos de bonificação.Benavides – ou “Hisgué”, apelido pelo qual é conhecido – tem sido um dos pilotos mais regulares da temporada de 2013. Só deixou de marcar pontos em uma das seis corridas, com o abandono na quarta etapa do Campeonato Brasileiro, em Goiânia (GO). Esteve três vezes no pódio, com o quarto lugar na quinta prova do ano, em Interlagos, e os quintos lugares nas etapas de Viamão e Cascavel (PR). Em Caruaru, cruzou a linha de chegada em sexto.

A uma etapa de seu encerramento, a classificação do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck é a seguinte:

1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 59
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 48
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 43
3º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 43
5º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 41
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 38
7º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 24
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 23
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 19
10º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 17
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 13
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America11
12º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 11
14º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 9
15º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 8
16º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
16º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 6
16º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 6
16º) Felipe Giaffone (SP/MAN), MAN Latin America, 6
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 6
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 5
21º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 5
23º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
24º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen),RM Competições-MANLatin America,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário