Com motores Chevrolet, Honda e Lotus, a Fórmula Indy adota motores pequenos com turbos BorgWarner EFR
Tendência mundial entre as montadoras, o chamado “downsizing” (motores de menor cilindrada sem perda de potência) chegou à Fórmula Indy que, neste domingo (25/03), terá sua primeira etapa em São Petersburgo, Flórida. Para a torcida brasileira, a grande atração será a estréia de Rubens Barrichello na categoria.Embora ninguém forneça o resultado de seus dinamômetros, os novos motores 2.2 V6 biturbo deverão entregar mais de 600 cv. Fornecedora de todos os turbocompressores da Fórmula Indy, a BorgWarner customizou os turbos EGR (inicialmente projetados para tunadores) visando seu fornecimento à categoria mais veloz do automobilismo mundial.
Os brasileiros Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Hélio Castroneves correrão com motores Chevrolet. Já o atual campeão da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti, continuará com o motor da Honda em 2012.Os novos motores da F-Indy são flex, com 85% de etanol e, também, 40% mais em conta em comparação com os V8 usados na temporada passada. Para estes propulsores, a linha de turbos EFR foi desenvolvida com rodas de turbina em alumineto de titânio Gamma, mancais de rolamento de cerâmica e carcaça da turbina fundida em aço inoxidável.
A etapa brasileira, a 4ª da Fórmula Indy, será disputada em São Paulo (circuito do Anhembi) dia 29 de abril, depois dos GPs de São Petersburgo, 25 de março; Birmingham, Alabama, em 1º de abril; e Long Beach, Califórnia, em 15 de abril. Até lá serão conhecidos os motores que tiveram um melhor desenvolvimento.
Roberto, quais seus comentários sobre os melhores lugares para assistir Indy 300 SP.
ResponderExcluirA curva da vitoria ?
obrigado