A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no ano de 2012. A China iniciou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com mais de 1,5 milhão de carros vendidos no mês de janeiro e crescimento de 16,1% se comparado a 2011. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 17,3%, e Japão, na terceira colocação, com queda de 16,8%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Índia ultrapassa o Brasil e a Alemanha e ocupa neste mês, o quarto lugar com aumento de 23,8% nas vendas de veículos naquele país se comparado a 2011. O Brasil e a Alemanha seguem na quinta e sexta colocação com crescimento de 14,3% e 17,5%, respectivamente. A França aparece na sétima posição com resultado positivo de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os países do velho continente, Itália e França, apresentaram queda nas vendas de 18,8% e 7,0%, ocupando o oitavo e nono lugar. A Rússia obteve um aumento significativo se comparado a 2011 de 73,1% nas vendas de veículos.
Adicionar legenda |
Click na imagem para ampliar |
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
“Existe um forte sinal de recuperação do mercado automotivo americano como consequência do bom desempenho das três grandes marcas Ford, GM e Chrysler. O aumento das vendas, bem como a reviravolta nos resultados, é uma boa notícia para a economia porque indica que os consumidores e as empresas estão aumentando seus investimentos, sendo esta uma condição prévia para a recuperação econômica”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor Presidente da Jato Dynamics do Brasil.
Desempenho das marcas
A Volkswagen iniciou o ano na liderança em vendas com 24,8% de crescimento comparado ao ano passado. A Toyota segue em segundo lugar apresentando uma recuperação com aumento de 1,5% nas vendas. Na terceira posição está a Ford com 14% de aumento nas vendas em janeiro deste ano. A Chevrolet ocupa o quarto lugar com aumento de 16% em relação ao ano anterior. Destaque para a Kia que obteve a segunda maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 22,9%
Click na imagem para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário