terça-feira, 2 de agosto de 2011

“24 Horas de Interlagos” voltará a ser realizada em janeiro de 2012

Modelos Alfa Romeo venceram diversas edições das 24 horas


Exatos 42 anos depois de sua última edição, São Paulo voltará a ser palco da prova “24 Horas de Interlagos”, que será realizada no Autódromo Municipal José Carlos Pace entre os dias 28 e 29 de janeiro de 2012. Sob a responsabilidade da Interlagos Eventos, do promotor Antonio de Souza Filho, será a estreia desta histórica prova de longa duração no traçado de 4.309 metros de Interlagos e, nessa nova fase, fará parte da programação oficial do aniversário de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro.
“Em toda a minha carreira, que já soma mais de 40 anos de automobilismo, sempre tive como meta organizar uma prova de 24 horas e, felizmente, a hora é essa”, comemorou o promotor, que para tanto recebeu autorização por escrito da Federação de Automobilismo de São Paulo. A prova terá caráter distinto, não contando pontos para campeonatos, e seu regulamento contempla exclusivamente os veículos nacionais.
“Quando o Eloy Gogliano e o Wilson 'Barão” Fittipaldi criaram a '24 Horas de Interlagos' em 1960, fizeram pensando em valorizar a indústria nacional. Então, meio século depois, estamos resgatando não somente o formato da prova, mas também a sua filosofia”, explicou De Souza. Nesse sentido, só poderão participar desta quinta edição da “24 Horas de Interlagos” os automóveis de Turismo com comprovada fabricação nacional.
Poderão ser sedan e hatch, com duas ou quatro portas, e motorização de 1.6, estando vedada a participação para veículos importados, artesanais e protótipos, além de motores com cilindradas diferentes daquela estabelecida pelo regulamento, que estabelece, ainda, um grid máximo de 60 carros. Poderão se inscrever, por carro, um mínimo de quatro e máximo de 10 pilotos.

As 24 horas de 2012 será corrida exclusivamente com veículos 1.6 litro



HISTÓRIA DE MEIO SÉCULO
A primeira edição da prova aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 1960 e os irmãos Álvaro e Ailton Varanda foram vencedores com um modelo JK, em 299 voltas pelo antigo traçado do Autódromo de Interlagos. Um ano mais tarde, nos dias 3 e 4 de junho de 1961, o modelo JK voltou a vencer, dessa vez sob o comando de Chico Landi e Christian Heins, que completaram 308 voltas.
Seguiu-se, então, um intervalo de cinco anos e a “III 24 Horas de Interlagos” foi disputada em 27 e 28 de maio de 1966, consagrando-se como os grandes vencedores Emilio Zambello e Ubaldo Cesar Lolli, com Alfa Giulia. A quarta etapa só aconteceria em 1970, quando nos dias 16 e 17 de maio, com Chevrolet Opala 4100, os irmãos Bird e Nilson Clemente formam os vencedores.
“Agora, passados tantos anos e depois da construção de momentos maravilhosos do automobilismo brasileiro, é uma satisfação enorme poder convidar os pilotos de todo o Brasil para regatar essa história e, mais do que isso, ter a honra de inscrever seus nomes como participantes da '24 Horas de Interlagos', como tantas 'lendas' do esporte fizeram no passado”, disse Antonio de Souza Filho, que estará divulgando o regulamento técnico completo nas próximas semanas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail desouza@interlagoseventos.com.br.


AMERICO TEIXEIRA JR.

JAC MOTORS ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE FÁBRICA NO BRASIL



Agora é oficial: a JAC Motors vai construir um fábrica no Brasil. O presidente da marca no país, Sergio Habib, assinou hoje um protocolo de intenções para esta construção juntamente com o vice-presidente mundial da JAC Motors, Dai Maofang. Esta é a primeira incursão da JAC Motors na construção de uma fábrica fora do território chinês.
Serão investidos R$ 900 milhões na construção da unidade, com capacidade inicial para produzir 100 mil veículos por ano, o que deverá gerar cerca de 3.500 empregos e 10.000 indiretos. O investimento será conjunto entre a JAC Motors, na China, e o Grupo SHC, que representa os negócios da marca JAC Motors no Brasil. O local ainda não está definido, bem como o automóvel que será produzido. “É um passo importante para a JAC Motors Brasil. Este anúncio chega em um momento muito positivo, pois já conquistamos cerca de 1% das vendas em quatro meses de operação no País. É mais um capítulo que será escrito na história da JAC Motors no Brasil”, diz Habib.
Comemorando o sucesso alcançado em tão pouco tempo, a JAC Motors ingressa nesta nova fase sem abrir mão dos valores e dos diferenciais competitivos que posicionaram a marca no País. “Conquistamos rapidamente a preferência do consumidor brasileiro”, opina Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. O executivo refere-se aos cinco pontos que descolam a JAC Motors de toda a concorrência no mercado nacional:
Design italiano, feito pelo estúdio Pininfarina em parceria com a JAC Motors de Turim;
Modelos produzidos em fábricas de última geração, com sistemistas mundiais (Delphi, Bosch, Continental, Visteon etc);
Veículos perfeitamente adequados ao gosto do consumidor brasileiro. J3 e J3 Turin tiveram 242 alterações em relação aos modelos chineses;
Seis anos de garantia, a maior do País;
Seguros, peças e revisões mais baratas do País
De acordo com o executivo chinês, o mercado brasileiro revelou um potencial altíssimo em um curto espaço de tempo para os negócios internacionais da JAC Motors. “O Brasil já é segundo maior mercado mundial da marca”, destaca Maofang. Constituída pela linha J3 e J3 Turin, as vendas tendem a dar um salto a partir deste mês com a chegada de um terceiro integrante da família, o J6. Seu lançamento ocorre dia 3 de agosto para todo o País. “Cerca de 600 unidades já foram encomendadas por clientes que conheceram o modelo nos show rooms da nossa rede”, enfatiza Habib.
Em 2012, a JAC Motors prevê o lançamento de mais dois modelos, o sedã luxuoso J5 e o subcompacto J2. Até o final do próximo ano, a marca espera contar com cerca de 150 concessionárias em todo o País.

Sobre a JAC Motors
Estatal chinesa de capital misto, 25% do capital negociado na bolsa de valores de Shenzen, a Jianghuai Automobile Co., mais conhecida como JAC Motors, chegou ao Brasil em março último e, em pouco tempo, movimentou o setor automotivo. O responsável pela chegada da marca em solo brasileiro foi o empresário Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, reconhecido como o maior grupo de varejo automotivo do País, com estimativa de vendas de 100 mil unidades em 2011. Habib é o presidente da JAC Motors Brasil, empresa responsável pelo marketing, comercialização, assistência técnica, serviços pós-venda e distribuição de peças originais da marca no Brasil.
Com investimento inicial de R$ 380 milhões, que incluiu a formação da rede de concessionárias – das 50 lojas iniciais, 35 são próprias, as demais são de investidores nomeados -, marketing, adaptações nos carros e despesas operacionais, a JAC Motors Brasil nasceu estruturada para ganhar espaço considerável no mercado nacional. “Até o final de 2011, pretendemos atingir 45 mil veículos comercializados”, afirma Habib.

Informações à imprensa:

JAC Motors Brasil

FORD INICIA AS VENDAS DA LINHA FUSION 2012 COM O MODELO V6 TRAÇÃO DIANTEIRA

Começam este mês as vendas do Ford Fusion 2012, a linha de sedãs grandes de luxo mais completa e avançada do mercado brasileiro. A linha 2012 passa a incluir  o novo modelo V6 com tração dianteira, ampliando as versões da linha formada também pelos modelos 2.5, V6 3.0 com tração integral  ("all wheel drive") e o inovador modelo Hybrid, que funciona com motor elétrico e a gasolina.

O Ford Fusion continua a se destacar por oferecer diversas opções no segmento de carros de luxo com os melhores preços na sua categoria. A linha 2012 mantém os atributos básicos de requinte, conforto e alto padrão de tecnologia embarcada.

No primeiro semestre deste ano, a linha Fusion somou 4.800 unidades vendidas no varejo, que lhe deram uma participação de 30% no segmento. "A força da marca e a assistência pós-venda, garantida pela rede de 380 distribuidores no Brasil, contribuem para ele ser o produto do segmento com melhor vantagem para o consumidor", afirma Adriana Carradori, gerente de Marketing do Produto da Ford.

O Ford Fusion tem a cesta básica de peças mais competitiva do segmento e também possui classificação máxima de segurança. É cinco estrelas nos testes de proteção aos ocupantes da NHTSA (National Highway Transportation Safety Agency) e tem o selo "Top Safety Pick" no ranking do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), dos Estados Unidos.
Completo
Todos os modelos do Fusion 2012 trazem transmissão automática de 6 velocidades, seis airbags, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro com  ajuste elétrico e som Premium Sony (sistema Dolby 5.1 Surround, com 390 W e 12 alto-falantes).

Direção elétrica, sistema de freios ABS com EBD, AdvanceTrac com ESC -controle eletrônico de estabilidade e tração, computador de bordo, piloto automático com controles no volante, sensor de estacionamento, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, acendimento automáticos dos faróis, abertura das portas por teclas, espelho retrovisor interno eletrocrômico e espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação são outros itens de série.

As versões V6 oferecem ainda central multimídia Sync Microsoft com memória de 10 gigabytes, tela  "touch screen" de 8 polegadas e comandos de voz, sistema de monitoramento de pontos cegos (BLIS), câmera de ré e transmissão automática sequencial de 6 velocidades com trocas na manopla do câmbio ("thumb switch").

O Ford Fusion é equipado com motores da família Duratec, que representam o estado da arte em propulsores. Modernos, compactos e eficientes, eles contam com bloco, cárter e cabeçote em alumínio e têm duplo comando de válvulas variável (i-VCT).

O Duratec V6 3.0, com 243 cv e torque de 30,8 kgfm, leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Além da versão AWD, com tração nas quatro rodas, a linha passou a oferecer também a opção de tração dianteira (FWD), com preço mais acessível, que em um mês de vendas já responde por 9% do mix da linha. O Duratec 2.5 16 V de quatro cilindros desenvolve potência de 173 cv e torque de 22,9 kgfm, com acelerador eletrônico e força em ampla curva de torque.

O Fusion Hybrid é o único no Brasil a utilizar a tecnologia "híbrido-total", combinando motor elétrico e a gasolina. Na partida e até a velocidade de 75 km/h ele pode funcionar somente com o motor elétrico. O motor a gasolina entra em ação automaticamente para recarregar a bateria ou para tracionar as rodas em velocidades maiores.

O sistema de freios regenerativos recupera até 94% da energia para recarregar a bateria, que tem garantia de 8 anos. A transmissão continuamente variável e-CVT, a direção elétrica, o ar-condicionado elétrico e os pneus de baixa resistência ao rolamento são outros fatores que contribuem para o seu baixíssimo consumo de combustível e emissões.

O Fusion Hybrid vem também com 7 air bags, tomada de 110 volts, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, sistema de monitoramento de pontos cegos (BLIS), banco com ajuste elétrico em 10 posições e painel configurável.

A linha oferece seis opções de cores: a metálica prata Dublin, a sólida preto Ebony e as perolizadas branco Sibéria, cinza Berlim, azul Dijon e azul Montecarlo (esta última não disponível para o Fusion Hybrid).

(01/08/2011)
Imprensa Ford

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Após etapa ruim em Spa, Pietro Fantin retorna ao Brasil

O brasileiro Pietro Fantin, que disputa a sua primeira temporada na Fórmula 3 Inglesa, pela equipe Hitech Racing, disputou no último fim de semana a sétima etapa do campeonato em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Sem conseguir os resultados que gostaria nas últimas três provas, todas disputadas fora do Reino Unido, Pietro retorna ao Brasil nesta semana para se preparar para a reta final da competição em 2011, com início programado para os dias três e quatro de setembro em Rockingham, na Inglaterra.

"Mais que fim de semana maluco em Spa", avalia Pietro. "Correr ao lado da Fórmula 3 Européia e as outras categorias foi uma tremenda experiência. Infelizmente não tive muita sorte e acabei prejudicado já no classificatório, quando uma decisão errada nossa não me permitiu aproveitar a sessão como gostaria e tive que começar a disputa lá pra trás".

"Com um grid com quase 30 carros largar do fundo limita demais as possibilidades de pódio, mas fiz o meu melhor buscando a recuperação. Durante a etapa ainda sofremos com outra quebra de motor, o que quase me fez largar do box na segunda corrida, mas trocamos ele à tempo e pude correr. Não me lembro de ter ultrapassado tanta gente em um mesmo final de semana de corrida".

"Quero deixar para trás estas três corridas fora da Inglaterra onde não fui tão bem e arrancar para terminar bem este meu primeiro ano na F-3. O que eu aprendi com as dificuldades enfrentadas nessas corridas sem dúvida alguma será muito importante para mim. Volto para Curitiba melhor do que antes e com mais sede por vitórias", encerra Pietro Fantin.

A temporada da Fórmula 3 Inglesa continua com mais três corridas na Inglaterra. A primeira em setembro em Rockingham, depois entre os dias 24 e 25 do mesmo mês em Donington e, para encerrar o ano, a décima etapa em Silverstone, um dos templos sagrados do automobilismo mundial, nos dias oito e nove de outubro.


Prêmio ABCR de Jornalismo - Inscrições prorrogadas até 15 de agosto

As inscrições para a sexta edição do Prêmio ABCR de Jornalismo, que distribuirá um total de R$ 60 mil (sessenta mil reais) em prêmios nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Internet, além do prêmio principal que leva o nome do programa, foram prorrogadas até 15 de agosto de 2011. O período considerado válido pelo Prêmio para publicação dos trabalhos permanece o mesmo, isto é, só serão aceitos aqueles publicados entre 16 de setembro de 2010 e 1º de agosto de 2011.

O vencedor de cada uma das quatro categorias receberá a quantia de R$ 10 mil (dez mil reais), em valor bruto além de diploma. Ao vencedor do prêmio principal, será também conferido diploma e a quantia de R$ 20 mil (vinte mil reais), em valor bruto.

O objetivo da premiação, promovida pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, é incentivar e valorizar a produção de reportagens que abordem e discutam a infraestrutura rodoviária brasileira, sob o regime de concessão.

Para concorrer ao Prêmio ABCR de Jornalismo, os jornalistas deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.abcr.org.br. Os profissionais que desejarem obter detalhes da premiação poderão também visitar o site acima indicado, onde encontra-se disponível a íntegra do regulamento.

A cerimônia de entrega dos prêmios, com a presença dos vencedores, ocorrerá no dia 24 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), durante o 7° Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões - CBR&C.

Endereço para envio do material:

PRÊMIO ABCR DE JORNALISMO
Av. N. Sra. de Copacabana, 928 – cj. 1001 – Copacabana
Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22060-002

Para mais informações:
(21) 3208-3833 

Renault do Brasil anuncia recall para 5.736 unidades dos modelos Clio, Logan e Sandero, equipados com o motor 1.0 16V

Renault do Brasil está convocando os proprietários dos modelos Clio, Logan e Sandero, equipados com o propulsor 1.0 16V, para a substituição das travas das válvulas de admissão e de escape do motor. A convocação aplica-se a 5.736 unidades, conforme grupos de chassis detalhados abaixo.

Esta campanha de recall tem como objetivo a substituição das travas das válvulas de admissão e de escape do motor 1.0 16V, eliminando assim a possibilidade de quebra dessas peças o que pode ocasionar danos ao motor e, consequentemente, a imobilização do veículo. Em casos extremos, podem ocorrer eventuais acidentes.
A Renault inicia amanhã (02/08/2011) uma ampla campanha em televisão, rádios e jornais de grande circulação. Além de tomar conhecimento pela imprensa, todos os clientes envolvidos nesta convocação, receberão uma comunicação da empresa, convidando-os a comparecer a uma concessionária da Renault para a substituição das travas das válvulas de admissão e de escape do motor 1.0 16V, gratuitamente.

A empresa também coloca à disposição de seus clientes o telefone e o e-mail do Serviço de Atendimento ao Cliente - 0800-0555615 (ligação gratuita) e sac.brasil@renault.com -, além do endereço da Renault do Brasil na Internet http://www.renault.com.br .

A relação completa dos veículos envolvidos nesta campanha é a seguinte:

Modelo: Clio 2 Portas
Motor: 1.0 16V
Ano de fabricação: 2010 e 2011
Números de chassis: 8A1CB8V05BL632563 a 8A1CB8W05BL729368

Modelo: Clio 4 Portas
Motor: 1.0 16V
Ano de fabricação: 2010 e 2011
Números de chassis: 8A1BB8V05BL641358 a 8A1BB8W05BL722835


Modelo: Logan
Motor: 1.0 16V
Ano de fabricação: 2010
Números de chassis: 93YLSR6RHBJ662715 a 93YLSR7RHBJ688005


Modelo: Sandero
Motor: 1.0 16V
Ano de fabricação: 2010
Números de chassis: 93YBSR6RHBJ662862 a 93YBSR7RHBJ694843

Stock Car: Corrida do Milhão começa com testes nesta quinta

As equipes da Copa Caixa Stock Car fazem nesta quinta-feira (4) os últimos preparativos antes dos treinos oficiais para a Corrida do Milhão, marcada para 7 de agosto, no Autódromo de Interlagos (SP). A Vicar, organizadora do Campeonato, e a Confederação Brasileira de Automobilismo, usarão o treino extra, marcado para às 13h30, para testar a chicane na Curva do Café. A medida paliativa foi testada durante o Campeonato Brasileiro de Marcas, mas os pilotos - alguns deles que também compõem o grid da Stock Car - pediram para que fossem feitas algumas modificações.

A chicane foi utilizada nos testes coletivos da Stock Car em 2008, mas não foi aprovada. Na época, os pilotos reclamaram da falta de aderência do asfalto. Alguns pilotos preferem aguardar o teste desta quinta-feira para fazer uma nova avaliação.

É o caso de Rodrigo Sperafico, que corre com o Peugeot #19 da Prati-Donaduzzi / JF Racing. "Só poderemos ter a noção exata da interferência desse ponto e também das questões de segurança depois de corrermos ali. Por isso, os testes são tão importantes", avalia Sperafico, que já venceu em Interlagos em 2002, quando corria pela F-3000.

Uso ou não de chicane, prêmio milionário para o vencedor e a participação do ex-campeão mundial de Fórmula 1, Jacques Villeneuve são ingredientes que aumentam a ansiedade dos pilotos para a da 7ª etapa da temporada. Porém, Sperafico garante que vai encarar esta corrida com normalidade. "A nossa equipe está procurando melhorar o desempenho do carro para torná-lo mais competitivo e somar pontos. O objetivo é fazer uma prova com equilíbrio e muita estratégia", revela.

A família Sperafico terá mais uma missão nesta etapa: Ricardo Sperafico, irmão de Rodrigo, além de disputar a Corrida do Milhão com o Peugeot #20 da Prati-Donaduzzi / Amir Nasr Racing, também será o "professor" de Villeneuve. Como o piloto canadense nunca guiou um carro de Stock Car, Ricardo vai contribuir com dicas e sugestões sobre o melhor acerto do carro.

Os treinos livres oficiais iniciam na sexta-feira (5) e terminam no sábado (6), quando acontece a sessão classificatória que define o grid de largada. A prova de domingo (7) terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular
.

EMBRAER DIVULGA OS RESULTADOS DO 2º TRIMESTRE DE 2011

São José dos Campos, 28 de julho de 2011 - (BM&FBOVESPA: EMBR3, NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados em IFRS e em Reais. Os dados financeiros correspondentes aos períodos encerrados em 30 de junho de 2010 (2T10), 31 de março de 2011 (1T11) e 30 de junho de 2011 (2T11) são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, exceto quando de outra forma indicadas.
​DESTAQUES:

- Durante o 2º trimestre de 2011 a Embraer entregou 25 aeronaves comerciais e 23 aeronaves executivas (20 jatos leves e três jatos grandes);

- A Receita líquida no 2T11 totalizou R$ 2.168,6 milhões, e a Margem bruta subiu de 20,2% no 2T10 para 22,4% no 2T11;

- As Margens EBIT e EBITDA no 2T11 alcançaram 7,8%, e 11,5%, respectivamente, enquanto que no acumulado 2011 foram 8,3% e 13%; em linha com as projeções da Empresa;

- O Lucro líquido atribuído aos Acionistas da Embraer e o Lucro por ação – básico no 2T11 atingiram R$ 153,8 milhões e R$ 0,2124, respectivamente, enquanto que no 2T10 foram R$ 101,7 milhões e R$ 0,1405;

- Os sinais de recuperação na aviação comercial resultaram em 62 novas encomendas de E-Jets no acumulado 2011. Outros acordos correspondentes a 42 jatos deverão ser adicionados à carteira de pedidos firmes ao longo dos próximos meses.

Prêmio Esso de Jornalismo - Faltam 15 dias para o encerramento das inscrições

Design de Renata Maneschy - quatro vezes vencedora do Prêmio Esso de Criação Gráfica Jornal
Jornalistas de todo o Brasil que tiverem trabalhos publicados na mídia impressa ou veiculados nas emissoras de televisão brasileiras têm até o dia 15 de agosto de 2011 para se inscreverem no Prêmio Esso de Jornalismo, que está completando 56 anos de existência ininterrupta, consolidando o seu papel como a mais importante, tradicional e disputada prêmiação da imprensa brasileira. O Prêmio Esso de Telejornalismo, por sua vez, comemora onze anos de criação.



São elegíveis para o Prêmio Esso de Jornalismo e Telejornalismo 2011 trabalhos publicados/veiculados entre 17 de agosto de 2010 e 15 de agosto de 2011, e inscritos até esta última data.

A partir deste ano, a inscrição está sendo feita, exclusivamente, via Internet, pelo autor do trabalho ou representante da equipe. Para inscrever-se, o candidato deve escolher a opção “inscrição”, disponível no site do Prêmio Esso de Jornalismo www.premioesso.com.br .  Após o cadastramento, o programa solicitará do candidato, que seja anexado o trabalho correspondente às informações preenchidas no formulário. O participante deverá então anexar arquivo pdf ou jpg com tamanho máximo de 10 Mb, e adotar as seguintes providências para as respectivas categorias: 
– Para os trabalhos de texto, é necessário apenas que o arquivo seja anexado.
– Para inscrição nas categorias gráficas (Criação Gráfica Revista, Criação Gráfica Jornal e Primeira Página), além de anexar o arquivo, é obrigatório o envio da ficha de inscrição impressa e de seis originais do trabalho para o endereço indicado no final do comunicado. O prazo para a remessa do material é o mesmo da data de encerramento das inscrições. 
– Para os trabalhos fotográficos, é necessário que, além do arquivo digital contendo a imagem, o participante anexe também a página onde a foto foi publicada, em que esteja legível o nome do veículo, crédito do fotógrafo e a data de veiculação.
– Para inscrições de Telejornalismo, é necessário que o participante imprima e remeta a ficha de inscrição, juntamente com 6 (seis) cópias em DVD do trabalho concorrente, para o endereço constante neste comunicado, até a data de encerramento das inscrições.
Mantidas todas as categorias já existentes, uma novidade é a introdução de uma premiação para reportagens e matérias jornalísticas que tratem do tema  Educação. “A educação é uma das diretrizes dos nossos programas de Cidadania Corporativa em todo o mundo. É também um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na imprensa e , por isso, consideramos muito oportuna a introdução desta nova categoria”, destaca Michael Seidner, presidente do Grupo ExxonMobil Brasil.

O Prêmio Esso de Jornalismo destinará ao vencedor R$ 30 mil e o Prêmio Esso de Reportagem R$ 10 mil. O Prêmio Esso de Telejornalismo concederá à equipe vencedora a quantia de R$ 20 mil. São as seguintes as categorias da mídia impressa com seus respectivos valores de premiação: Fotografia (R$ 10 mil), Informação Econômica (R$ 5 mil), Informação Científica-Tecnológica-Ambiental (R$ 5 mil), Educação (R$ 5 mil), Primeira Página (R$ 5 mil), Criação Gráfica/Jornal (R$ 5 mil), Criação Gráfica/Revista (R$ 5 mil), além de quatro Prêmios Regionais, no valor de R$ 3 mil cada. As premiações serão concedidas em valores líquidos, após descontados os impostos incidentes.

JULGAMENTO

A partir deste ano, ao invés da indicação dos finalistas ser realizada em reuniões com a presença de vários jurados, uma comissão de seleção composta por 35 membros indicará, em votação remota online, os melhores trabalhos, os quais passarão à fase final.

Os vencedores continuarão a ser escolhidos por uma comissão de premiação composta por, no mínimo, cinco integrantes. Como é tradição do programa, a escolha dos jurados, em qualquer das comissões, recairá sobre jornalistas com larga experiência de atuação na imprensa, profissionais da área de comunicação e professores universitários, todos com passagem por redações de veículos de comunicação e reconhecidamente aptos para a tarefa de avaliar os trabalhos concorrentes.

Com a nova sistemática de julgamento, cada categoria passará a contemplar cinco trabalhos finalistas, à exceção da Fotografia e do Telejornalismo que passarão a dispor de 10 trabalhos finalistas cada.
 

SERVIÇO
Inscrições: De 13 de julho a 15 de agosto de 2011
Trabalhos elegíveis: Publicados/Veiculados entre 17 de agosto de 2010 e 15 de agosto de 2011

Hino Nacional Brasileiro:arranjo para seis pianos

Minimalismo de luxo vende bem

Pedro Kutney, AB
www.automotivebusiness.com.br

O minimalismo de luxo do MINI acertou em cheio o gosto de consumidores brasileiros – claro, só aqueles que podem pagar de R$ 69.950 a R$ 149.950 pelo carrinho de dimensões diminutas, aparência inversamente chamativa e preço espaçoso. O desempenho comercial do MINI no Brasil surpreende. “As vendas estão acima de todas as expectativas iniciais”, conta Martin Fritsches, diretor de vendas e marketing da marca no Brasil. “Em 18 meses de mercado fizemos aqui o que esperávamos fazer em quatro anos”, completa.

A tradicional marca britânica, controlada pela alemã BMW desde o fim da década de 90, chegou ao Brasil só na metade de 2009. A crise financeira mundial fez sobrar algumas unidades e isso venceu a resistência em mandar o carrinho para cá, pois ninguém na BMW acreditava que um subcompacto de luxo pudesse dar certo aqui. A crença era de que quem tivesse dinheiro optaria por um modelo maior. Ledo engano. No primeiro ano inteiro de vendas do MINI por aqui, em 2010, foram emplacadas 1.720 unidades, número que, pelo ritmo atual, deverá crescer impressionantes 45% este ano, para 2,5 mil.

“Nossa expectativa é de continuar crescendo acima do ritmo do mercado”, avisa Fritsches. Das três versões do MINI trazidas em 2009, as 15 concessionárias hoje já oferecem 11 das 16 disponíveis (incluindo até uma 4x4), com opções de motores de 98, 122, 184 e 211 cavalos. Neste mês chegou a mais barata delas, o MINI One com câmbio manual, por quase R$ 70 mil. Até o começo de 2012 deve chegar também o One automático. Por enquanto o mais vendido continua a ser o MINI Cooper S automático.

Brasil quer ser 4º maior mercado da Land Rover em 2012

Flávio Padovan
Mário Curcio, AB
www.automotibebusiness.com.br


A Land Rover quer terminar o ano de 2011 com 8 mil unidades. Quem revelou a expectativa foi o diretor-presidente da companhia, Flávio Padovan, durante a apresentação prévia do Range Rover Evoque, que chega em novembro. “Hoje somos o sétimo mercado da Land Rover no mundo. Em 2012 queremos chegar ao quarto”, estima. 

Esse novo posicionamento se apoiará no Evoque (que pode ter vendas entre 2 mil e 3 mil unidades ao ano) e na ampliação da rede, que atualmente tem 29 concessionárias e contará com 36 nomeados até o fim do ano: “Querermos expandir a rede para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e reforçar as regiões Sul e Sudeste.”  Sobre as licenças não automáticas de importação, Padovan não demonstrou preocupação: “Elas demoram ou pouco mais, mas estão liberando sem problema. É só pedir com mais antecedência”, disse, sem saber informar quantos dias esse “mais” significa. Entre novos produtos, versões e reestilizações, a Jaguar-Land Rover terá 40 novidades para os próximos cinco anos.




NISSAN GT-R VENCE PELA TERCEIRA VEZ O SUPER GT 2011



O Nissan GT-R teve mais uma grande vitória neste último final de semana. A equipe S-ROAD MOLA GT-R, dos pilotos Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli (carro nº 46), conquistou o primeiro lugar da quarta rodada do Campeonato Super GT 2011, disputada no circuito de Sportsland SUGO, em Muratacho, Japão. Esta foi apenas a quarta corrida da equipe, que acabou de estrear na categoria GT500 (vinda do GT300) e está liderando o campeonato de pilotos com 41 pontos e o de equipes, com 52 pontos.

A corrida reafirmou o ótimo desempenho das equipes Nissan, que já venceram três das quatro corridas, bem como marcou o retorno em massa do público japonês fã do automobilismo. Mais de 27 mil pessoas foram ao circuito SUGO, que está situado na região Leste do Japão, a área mais afetada pelo terremoto que atingiu o país no início do ano.

“O carro estava perfeito. Desde o começo senti que a corrida seria longa. Cheguei a perder um pouco da aderência em algumas curvas, mas o ótimo desempenho até o fim nos permitiu conseguir mais este recorde. Sou muito grato a todos da equipe pelo apoio que estamos tendo”, conta Ronnie Quintarelli. Para seu parceiro de equipe, Masataka Yanagida, vencer a GT500 é um acontecimento incrível. “O Ronnie conseguiu manter um excelente ritmo, dando-me o trabalho de proteger a liderança. Queremos conquistar também um bom resultado em Suzuka”.

A equipe ADVAN KONDO GT-R, dos pilotos Hironobu Yasuda e Bjorn Wirdheim, do Nissan GT-R nº 24, ficou em quarto lugar. A dupla soma 22 pontos no campeonato de pilotos (8ª colocação) e 33 pontos no campeonato de equipes (7º colocação). Os pilotos Satoshi Motoyama e Benoit Treluyer, da equipe MOTUL AUTECH GT-R, do carro nº 23, cruzaram a linha de chegada na 12ª posição, fechando o circuito na terceira colocação no campeonato de equipes (37 pontos) e de pilotos (26). Já o brasileiro João Paulo de Oliveira, que faz dupla com Tsugio Matsuda da equipe TEAM IMPUL, conquistou 20 pontos no campeonato de pilotos (9ª colocação) e 27 pontos no campeonato de equipes (10ª colocação).

BRASILEIRO DE MARCAS: Valdeno vence as duas etapas do Rio De janeiro

RIO DE JANEIRO - Valdeno Brito confirmou neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, que é mesmo o homem a ser batido na Copa Petrobras de Marcas. O piloto do Chevrolet Astra #77 dominou mais uma vez o fim de semana, só que desta vez, além de liderar todos os treinos, fez a pole e ganhou as duas provas válidas pela terceira etapa do ano e assumiu a ponta da classificação com 100 pontos, 17 a mais que Thiago Camilo (Carlos Alves Competition Team), agora o vice-líder.
"Como eu falei depois da primeira vitória, não tem como traçar estratégia para a segunda corrida. A gente tem de sair lá de trás ganhar as posições e chegar na frente. Hoje deu tudo certo, consegui fazer as ultrapassagens, vencer e assumir a liderança do campeonato. Estou feliz porque a equipe trabalhou pesado para deixar o meu Astra competitivo", disse o piloto da Mico's Racing e dono das três poles até agora na temporada. "Finalmente as coisas se encaixaram."

E se Valdeno quebrou a escrita, Átila Abreu também fez de tudo para ir ao pódio. Após o quarto lugar na Corrida 1, ele levou seu Astra de número #51 para a primeira posição, liderou boa parte da Prova 2, mas não resistiu ao ataque. "Na segunda, eu sabia que os caras tinham o carro mais rápido que o meu e segurei a onda enquanto pude. O Valdeno ainda disse que o carro dele tinha problemas, então imagina se não tivesse?", brincou. "Mas estou feliz porque fiz meu primeiro pódio e é muito importante voltar a pontuar", disse o piloto da AMG.
Daniel Serra e Juliano Moro foram os responsáveis no Rio pelos melhores resultados do Honda Civic em Jacarepaguá. Eles marcaram a terceira posição na primeira e segunda corrida, respectivamente. "Não fiquei muito  contente não, seria melhor vencer, claro. Mas é um campeonato de regularidade e tenho de pensar nisso", disse Daniel do Civic #29, o melhor da classificação geral (quarto, com 68 pontos). Moro, por sua vez, demonstrou tranquilidade ao comentar o resultado. "A gente precisa melhorar para próxima porque o Valdeno está invencível."

Outro piloto do Chevrolet Astra teve um bom fim de semana no Rio. O paranaense Thiago Marques (AMG Motorsport) chegou ao Rio de Janeiro em quinto na tabela, mas o bom desempenho lhe colocou na terceira posição, com 74 pontos e na briga pela liderança. "O fim de semana foi ótimo para mim, porque fechei bem o domingo (um segundo e um quarto lugar). Agora é manter o ritmo e o trabalho para a próxima corrida", definiu.

Thiago Camilo, o paulista que saiu de São Paulo na liderança do campeonato, teve problemas no seu Chevrolet Astra #21 na Corrida 2 e não largou por conta de problemas elétricos, coisa que já havia acontecido na Prova 1 da primeira etapa, no Tarumã. Na primeira corrida do dia em Jacarepaguá, Camilo foi sexto colocado. Na classificação geral, saiu na vice-liderança (83 pontos).

A próxima etapa da Copa Petrobras de Marcas será no dia 21 de agosto, no circuito do Velopark, localizado na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Resultado da primeira corrida - 3ª etapa - Jacarepaguá (RJ)
1) Valdeno Brito, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - 20 voltas, em 30min43s505
2) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet AMG) - a 4s058
3) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 5s908
4) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 10s539
5) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 11s663
6) Thiago Camilo, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra) - a 11s922
7) Juliano Moro/Elias Jr., Auto Racing (Honda Civic) - a 19s808
8) Serafim Jr./Celso Vianna, Bassani Marcas (Corolla) - a 20s273
9) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 22s114
10) Ulisses Silva, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 27s663
11) Aluizio Coelho, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 37s445
12) Andersom Toso, Officer ProGP (Ford Focus) - a 49s414
13) Carlos Padovan, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 49s868
14) Cristiano ‘Tigrinho’ Almeida, Auto Racing (Honda Civic) - a 1min15s8
Não completou 75% (= 15 voltas)
15) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla)
16) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic)
17) Gustavo Martins, Amir Nasr Racing (Ford Focus)
18) Galid Osman Jr, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra)
19) Willian Freire, Bassani Marcas (Corolla)
20) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus)
Melhor volta: Valdeno Brito, com 1min20s364 (volta 8)

Resultado da segunda corrida - 3ª etapa - Jacarepaguá (RJ)
1) Valdeno Brito, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - 20 voltas, em 28min34s668
2) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 4s365
3) Juliano Moro/Elias Jr., Auto Racing (Honda Civic) - a 7s169
4) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet AMG) - a 7s710
5) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 8s118
6) Aluizio Coelho, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 10s264
7) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 14s120
8) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic) - a 16s689
9) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 17s799
10) Carlos Padovan, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 56s056
11) Cristiano ‘Tigrinho’ Almeida, Auto Racing (Honda Civic) - a 58s202
12) Andersom Toso, Officer ProGP (Ford Focus) - a 59s347
Não completou 75% (= 15 voltas)
13) Gustavo Martins, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 8 voltas
14) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla) - a 10 voltas
15) Ulisses Silva, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 14 voltas
16) Serafim Jr./Celso Vianna, Bassani Marcas (Corolla) - a 19 voltas
17) Thiago Camilo, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra)
18) Galid Osman Jr, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra)
19) Willian Freire, Bassani Marcas (Corolla)
20) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus)
Melhor volta: Átila Abreu, com 1min21s575


CLASSIFICAÇÃO DA COPA PETROBRAS DE MARCAS

MARCAS

1) Chevrolet - 254 pontos
2) Honda - 184
3) Ford - 75

PILOTOS - os 10 primeiros, após 3 etapas
1) Valdeno Brito - 100 pontos
2) Thiago Camilo - 83 pontos
3) Thiago Marques - 74
4) Daniel Serra - 68
5) Alceu Feldmann - 60
6) Fabio Carbone - 52
7) Galid Osman - 51
8) Juliano Moro - 50
9) Rodrigo Miguel - 44
10) Átila Abreu - 38 pontos

Harley-Davidson WLA 1942 é a estrela do filme Capitão América


A Harley-Davidson colaborou com o Marvel Studios para criar cinco motocicletas para o filme Capitão América: O Primeiro Vingador, nova versão para o cinema das aventuras de um dos mais famosos heróis dos quadrinhos, que estreou nos cinemas brasileiros no dia 29 de julho de 2011.

Para esse filme, a Harley-Davidson realizou modificações no modelo Cross Bones® atual e recriou a motocicleta WLA 1942 do Exército Norte-Americano. Para deixá-la ainda mais fiel à original, peças adicionais como uma caixa para munição e uma bainha de couro foram colocadas no modelo.

Durante a 2a Guerra Mundial, a Harley-Davidson produziu e enviou para a Europa quase 70.000 motocicletas WLA, que foram usadas em combate. As Forças Armadas dos Estados Unidos a chamaram de “Liberator”.

Além disso, duas dessas motocicletas passarão a fazer parte da coleção permanente do Museu Harley-Davidson, em Milwaukee, nos Estados Unidos, enquanto outra já está em uma exposição temporária no museu junto com outros itens usados no filme, como o capacete e o escudo do Capitão América.

Sobre Capitão América: O Primeiro Vingador
Capitão América: O Primeiro Vingador, dirigido por Joe Johnston, a partir de um roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, trará os primeiros dias do Universo Marvel quando Steve Rogers (Chris Evans) se voluntaria para participar de um programa experimental que o transforma no Super Soldado. Conhecido como Capitão América, Rogers junta forças com Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Peggy Carter (Hayley Atwell) para combater a organização maligna HYDRA, liderada pelo vilão Red Skull (Hugo Weaving). Dando sequência à saga de filmes produzidos pela Marvel Studios baseados nos personagens da Marvel, Capitão América: O Primeiro Vingador junta-se a Thor, que foi lançado nos Estados Unidos no dia 06 de maio de 2011 e Marvel’s The Avengers, que estreará no dia 04 de maio de 2012. O filme é distribuído pela Paramount Pictures e foi lançado no Brasil no dia 29 de julho de 2011.

Sobre Marvel Entertainment
Marvel Entertainment, LLC, subsidiária da Walt Disney Company, é uma das mais notáveis empresas de entretenimento baseada em personagens do mundo, construída a partir de uma biblioteca com mais de 8.000 personagens dos mais variados tipos de mídia em mais de 70 anos. Para mais informações, acesse www.marvel.com.

Loeb/Elena com Citroen vencem o Rali da Finlândia.



Dois Citroën DS3 nos três primeiros lugares e a consolidação da liderança nos mundiais de Pilotos e Construtores. O Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), terminou com vitória da dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena e o terceiro lugar de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia. Uma vitória extremamente gratificante para a equipe Citroën: tradicionalmente, a etapa finlandesa é dominada pelos pilotos locais, já que o rali é uma modalidade extremamente popular naquele país. Foi a segunda vitória de Loeb/Elena na Finlândia – a primeira aconteceu em 2008.
A dupla heptacampeã liderou o rali desde o primeiro estágio. Só deixou de ocupar o primeiro lugar nos tempos acumulados no segundo dia, após os estágios 9 e 10, quando Ogier/Ingrassia estiveram na ponta. Loeb/Elena recuperaram a liderança e entraram no último estágio com pequena vantagem sobre Jari-Matti Latvala e Ogier, seus mais próximos perseguidores. Saindo para a estrada em primeiro lugar - e temeroso de encontrar condições de pista menos favoráveis do que os pilotos que viriam atrás -, Loeb decidiu que o melhor meio de defesa seria o ataque. Imprimiu um ritmo muito forte e surpreendeu ao abrir, logo no primeiro estágio do último dia, uma diferença superior a 6 segundos sobre Latvala. “Pilotei o tempo todo no limite”, resumiu.
Com esta nova vitória, Loeb/Elena ampliam seu recorde para 66 vitórias no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Todas foram obtidas pela Citroën, com modelos Xsara, C4 e, agora, DS3. “Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira. Meu objetivo era estar na liderança do campeonato antes da chegada das etapas em asfalto. Consegui, mas ainda falta muito para o final do campeonato.”
Ogier/Ingrassia ocuparam o segundo lugar durante a maior parte do tempo. E só perderam a posição para Latvala/Anttila por causa de um pneu furado. “Tínhamos boas chances de lutar pela vitória até o pneu furar. É frustrante porque foi um incidente de corrida que arruinou nossas chances.” 
Olivier Quesnel, chefe da Citroën Racing, fez questão de ressaltar que a equipe deixou as duas duplas à vontade para lutar pela vitória. “Assumimos a decisão de deixá-las correr da maneira que quisessem. Eles lutaram pela vitória e quero parabenizar também a equipe técnica pelo trabalho feito no DS3 para chegar a este nível de competitividade e resistência.”
Outros dois Citroën DS3, inscritos por equipes particulares, terminaram nos dez primeiros lugares. Petter Solberg/Chris Patterson receberam a bandeirada final na quinta colocação, enquanto Kimi Räikkönen/Kaj Lindström terminaram em nono. Por coincidência, as duas duplas ocupam essas mesmas colocações no campeonato.


Rali da Finlândia − 28 a 30 de julho de 2011
Resultado final

1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 2h39:37.0
2) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 8.1
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 12.8
4) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 1:09.1
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 1:16.2
6) Mads Østberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 1:27.8
7) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 3:25.5
8) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 3:53.2
9) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, a 3:59.8
10) Juho Hänninen (Finlândia)/Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, a 5:13.7

Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após 8 de 13 etapas:
Pilotos – 1) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 171 pontos; 2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 133; 3) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 140; 4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 83; 6) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 56; 7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Henning Solberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 26; 9) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, 26; 10) Federico Villagra (Argentina), Ford Fiesta RS, 20; 11) Juho Hanninen (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 12) Daniel Sordo (Espanha), Mini John Cooper Works, 8; 13) Martin Prokop (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Ott Tänak (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Fiesta RS, 5; 17) Dennis Kuipers (Holanda), Ford Fiesta RS, 4; 18) Hayden Paddon (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 19) Bernardo Sousa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 20) Patrik Flodin (Suécia), Subaru Impreza, 1.

Fabricantes – 1) Citroën Total WRT, 290 pontos; 2) Ford Abu Dhabi WRT, 225; 3) M-Sport Stobart Ford WRT, 101; 4) Petter Solberg WRT (Citroën), 71; 5) Ice 1 Racing (Citroën), 38; 6) Munchi’s Ford WRT, 32; 7) Team Abu Dhabi (Ford), 20; 8) FERM Power Tools WRT (Ford), 16; 9) Monster WRT (Ford), 8; 10) Brazil World Rally Team (Mini), 1; 11) Van Merksteijn Motorsport (Citroën), sem pontos.

Copilotos – 1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 171 pontos; 2) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 144; 3) Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 140; 4) Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, 83; 6) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 56; 7) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, 26; 9) Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, 26; 10) Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, 16; 11) Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 12) Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, 8; 13) Jan Tománek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 5; 17) José Diaz (Argentina), Ford Fiesta RS, 4; 18) John Kennard (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 19) Bjorn Degandt (Bélgica), Ford Fiesta RS, 2; 20) Frederic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, 1; 21) António Costa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 22) Maria Andersson (Suécia), Subaru Impreza, 1 ponto.

Calendário do Campeonato Mundial de Rali (WRC)
10 a 13 de fevereiro, Suécia
3 a 6 de março, México
24 a 27 de março, Portugal
14 a 16 de abril, Jordânia
5 a 8 de maio, Itália
26 a 29 de maio, Argentina
16 a 19 de junho, Grécia
28 a 31 de julho, Finlândia
18 a 21 de agosto, Alemanha
8 a 11 de setembro, Austrália
29 de setembro a 2 de outubro, França
20 a 23 de outubro, Espanha
10 a 13 de novembro, Grã-Bretanha

CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA


Honda CB 600F Hornet 2012: design arrojado e desempenho esportivo



Considerada a naked de média-alta cilindrada de maior influência no país, a CB 600F Hornet, desde o seu lançamento, é líder absoluta da categoria. Agora, com novo design, o modelo 2012 chega para consolidar ainda mais sua participação no mercado.
Referência do segmento Street Fighter Naked, a CB 600F Hornet versão 2012 possibilitará um upgrade aos motociclistas que sonham em ter um produto Honda de média-alta cilindrada, de alta performance e avançada tecnologia, além de design impactante e conforto na pilotagem.
O novo design do conjunto frontal agora é mais compacto e arrojado, além de composto por farol e painel de instrumentos digital, integrado à carenagem. A nova rabeta foi reposicionada para o alto, ressaltando o estilo esportivo do modelo, característico de uma legítima Naked. O assento recebeu alterações, proporcionando melhor encaixe das pernas do piloto e agora traz alças do garupa embutidas nas laterais, alinhadas com nova tendência mais “clean” e esportiva.
Diversos prêmios concedidos pela imprensa especializada atestam a ótima aceitação e grande sucesso do modelo junto ao público brasileiro. A CB 600F Hornet conquistou importantes prêmios, como “Moto do Ano 2008”, “Imprensa Automotiva 2008”, “Moto de Ouro” (2009 e 2010) e “Guidão de Ouro” (2009 e 2010). Desde o seu lançamento, em 2004, já foram comercializadas aproximadamente 34.000 unidades até junho de 2011.

Alta tecnologia, estilo esportivo e fácil dirigibilidade em um só modelo
O design da CB 600F Hornet 2012 segue o conceito “Street Fighter Naked”, perfeita combinação de forma robusta, linha aerodinâmica e estética agressiva.
O novo painel de instrumentos agora é totalmente digital. Com display em LCD, conta com velocímetro, indicador do nível de combustível, conta-giros, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, leitura do hodômetro total e parcial e computador de bordo (consumo instantâneo e médio em km/litro e RANGE em litro/100km), além de luzes indicadoras de direção, neutro, farol alto, injeção eletrônica, pressão do óleo, H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) e sistema de freios C-ABS na versão com este sistema. O conjunto ótico é totalmente novo e recebe luz de posição em LED, mantendo sua ótima capacidade de iluminação.
A traseira conta agora com novo formato da lanterna em LED integrada à rabeta, o que possibilitou um design mais afilado, acompanhando as linhas do assento e tornando o conjunto harmonioso. O assento tem altura de 803 mm, facilitando o alcance do piloto com relação ao solo. Além disso, ficou mais ergonômico e teve as alças de apoio do garupa integradas ao design da rabeta. O escapamento, com configuração do tipo 4X2X1, é desenvolvido em aço inox e possui sensor de oxigênio, além de sistema de catalisadores internos. A capacidade do tanque é de 19 litros, com 3,5 litros de reserva.
Mas é na performance que a CB 600F Hornet se diferencia no segmento. Seu motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 16 válvulas, 4 cilindros em linha e 599,3 cm3, com arrefecimento a líquido, gera uma potência máxima de 102 cv a 12.000 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 10.500 rpm, o que faz da motocicleta uma opção ideal tanto para a cidade como para a estrada. Seu peso seco é de 188 kg na versão Standard e 193 kg na opção com sistema de freios C-ABS.
O sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) possui sensor de oxigênio e catalizadores que asseguram baixa emissão de gases poluentes, bem abaixo dos limites estabelecidos pelo PROMOT3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Dotada de uma ótima relação comprimento x largura x altura (2.150 mm x 751 mm x 1.074 mm) e distância entre eixos de 1.435 mm, a CB 600F Hornet é uma motocicleta que se destaca pela sua maneabilidade. A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico invertido “upside down” de 120 mm de curso, característica que garante estabilidade durante a pilotagem e mantém os pneus mais firmes em contato com o solo. Já a suspensão traseira é monoamortecida (monochoque), com sete regulagens de pré-carga da mola, e conta com 128 mm de curso.
Outra garantia de uma pilotagem segura é a tecnologia de freios ABS (Anti Lock Brake System) com CBS (Combined Brake System), como versão opcional. Enquanto o ABS evita o travamento e, consequentemente, deslizamento dos pneus em superfícies escorregadias, o CBS tem a capacidade de equilibrar e distribuir a frenagem das rodas traseira com dianteira no acionamento do pedal de freio.
A versão Standard utiliza freio dianteiro a disco duplo flutuantes, com cáliper de pistão duplo e diâmetro de 296 mm. Já o traseiro dispõe de disco de 240 mm e é acionado por cáliper de pistão simples, possibilitando uma ótima frenagem e reação imediata, sem esforço para o piloto.
Disponível nas cores preta e verde metálica, a CB 600F Hornet 2012 estará na rede de concessionárias Honda a partir de agosto. Seu preço público sugerido é de R$ 30.800,00 (versão Standard) e R$ 33.800,00 (versão C-ABS), com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.