Dois Citroën DS3 nos três primeiros lugares e a consolidação da liderança nos mundiais de Pilotos e Construtores. O Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), terminou com vitória da dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena e o terceiro lugar de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia. Uma vitória extremamente gratificante para a equipe Citroën: tradicionalmente, a etapa finlandesa é dominada pelos pilotos locais, já que o rali é uma modalidade extremamente popular naquele país. Foi a segunda vitória de Loeb/Elena na Finlândia – a primeira aconteceu em 2008.
A dupla heptacampeã liderou o rali desde o primeiro estágio. Só deixou de ocupar o primeiro lugar nos tempos acumulados no segundo dia, após os estágios 9 e 10, quando Ogier/Ingrassia estiveram na ponta. Loeb/Elena recuperaram a liderança e entraram no último estágio com pequena vantagem sobre Jari-Matti Latvala e Ogier, seus mais próximos perseguidores. Saindo para a estrada em primeiro lugar - e temeroso de encontrar condições de pista menos favoráveis do que os pilotos que viriam atrás -, Loeb decidiu que o melhor meio de defesa seria o ataque. Imprimiu um ritmo muito forte e surpreendeu ao abrir, logo no primeiro estágio do último dia, uma diferença superior a 6 segundos sobre Latvala. “Pilotei o tempo todo no limite”, resumiu.
Com esta nova vitória, Loeb/Elena ampliam seu recorde para 66 vitórias no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Todas foram obtidas pela Citroën, com modelos Xsara, C4 e, agora, DS3. “Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira. Meu objetivo era estar na liderança do campeonato antes da chegada das etapas em asfalto. Consegui, mas ainda falta muito para o final do campeonato.”
Ogier/Ingrassia ocuparam o segundo lugar durante a maior parte do tempo. E só perderam a posição para Latvala/Anttila por causa de um pneu furado. “Tínhamos boas chances de lutar pela vitória até o pneu furar. É frustrante porque foi um incidente de corrida que arruinou nossas chances.”
Olivier Quesnel, chefe da Citroën Racing, fez questão de ressaltar que a equipe deixou as duas duplas à vontade para lutar pela vitória. “Assumimos a decisão de deixá-las correr da maneira que quisessem. Eles lutaram pela vitória e quero parabenizar também a equipe técnica pelo trabalho feito no DS3 para chegar a este nível de competitividade e resistência.”
Outros dois Citroën DS3, inscritos por equipes particulares, terminaram nos dez primeiros lugares. Petter Solberg/Chris Patterson receberam a bandeirada final na quinta colocação, enquanto Kimi Räikkönen/Kaj Lindström terminaram em nono. Por coincidência, as duas duplas ocupam essas mesmas colocações no campeonato.
A dupla heptacampeã liderou o rali desde o primeiro estágio. Só deixou de ocupar o primeiro lugar nos tempos acumulados no segundo dia, após os estágios 9 e 10, quando Ogier/Ingrassia estiveram na ponta. Loeb/Elena recuperaram a liderança e entraram no último estágio com pequena vantagem sobre Jari-Matti Latvala e Ogier, seus mais próximos perseguidores. Saindo para a estrada em primeiro lugar - e temeroso de encontrar condições de pista menos favoráveis do que os pilotos que viriam atrás -, Loeb decidiu que o melhor meio de defesa seria o ataque. Imprimiu um ritmo muito forte e surpreendeu ao abrir, logo no primeiro estágio do último dia, uma diferença superior a 6 segundos sobre Latvala. “Pilotei o tempo todo no limite”, resumiu.
Com esta nova vitória, Loeb/Elena ampliam seu recorde para 66 vitórias no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Todas foram obtidas pela Citroën, com modelos Xsara, C4 e, agora, DS3. “Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira. Meu objetivo era estar na liderança do campeonato antes da chegada das etapas em asfalto. Consegui, mas ainda falta muito para o final do campeonato.”
Ogier/Ingrassia ocuparam o segundo lugar durante a maior parte do tempo. E só perderam a posição para Latvala/Anttila por causa de um pneu furado. “Tínhamos boas chances de lutar pela vitória até o pneu furar. É frustrante porque foi um incidente de corrida que arruinou nossas chances.”
Olivier Quesnel, chefe da Citroën Racing, fez questão de ressaltar que a equipe deixou as duas duplas à vontade para lutar pela vitória. “Assumimos a decisão de deixá-las correr da maneira que quisessem. Eles lutaram pela vitória e quero parabenizar também a equipe técnica pelo trabalho feito no DS3 para chegar a este nível de competitividade e resistência.”
Outros dois Citroën DS3, inscritos por equipes particulares, terminaram nos dez primeiros lugares. Petter Solberg/Chris Patterson receberam a bandeirada final na quinta colocação, enquanto Kimi Räikkönen/Kaj Lindström terminaram em nono. Por coincidência, as duas duplas ocupam essas mesmas colocações no campeonato.
Rali da Finlândia − 28 a 30 de julho de 2011
Resultado final
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 2h39:37.0
2) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 8.1
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 12.8
4) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 1:09.1
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 1:16.2
6) Mads Østberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 1:27.8
7) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 3:25.5
8) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 3:53.2
9) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, a 3:59.8
10) Juho Hänninen (Finlândia)/Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, a 5:13.7
Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após 8 de 13 etapas:
Pilotos – 1) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 171 pontos; 2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 133; 3) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 140; 4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 83; 6) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 56; 7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Henning Solberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 26; 9) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, 26; 10) Federico Villagra (Argentina), Ford Fiesta RS, 20; 11) Juho Hanninen (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 12) Daniel Sordo (Espanha), Mini John Cooper Works, 8; 13) Martin Prokop (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Ott Tänak (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Fiesta RS, 5; 17) Dennis Kuipers (Holanda), Ford Fiesta RS, 4; 18) Hayden Paddon (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 19) Bernardo Sousa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 20) Patrik Flodin (Suécia), Subaru Impreza, 1.
Fabricantes – 1) Citroën Total WRT, 290 pontos; 2) Ford Abu Dhabi WRT, 225; 3) M-Sport Stobart Ford WRT, 101; 4) Petter Solberg WRT (Citroën), 71; 5) Ice 1 Racing (Citroën), 38; 6) Munchi’s Ford WRT, 32; 7) Team Abu Dhabi (Ford), 20; 8) FERM Power Tools WRT (Ford), 16; 9) Monster WRT (Ford), 8; 10) Brazil World Rally Team (Mini), 1; 11) Van Merksteijn Motorsport (Citroën), sem pontos.
Copilotos – 1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 171 pontos; 2) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 144; 3) Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 140; 4) Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, 83; 6) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 56; 7) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, 26; 9) Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, 26; 10) Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, 16; 11) Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 12) Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, 8; 13) Jan Tománek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 5; 17) José Diaz (Argentina), Ford Fiesta RS, 4; 18) John Kennard (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 19) Bjorn Degandt (Bélgica), Ford Fiesta RS, 2; 20) Frederic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, 1; 21) António Costa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 22) Maria Andersson (Suécia), Subaru Impreza, 1 ponto.
Calendário do Campeonato Mundial de Rali (WRC)
10 a 13 de fevereiro, Suécia
3 a 6 de março, México
24 a 27 de março, Portugal
14 a 16 de abril, Jordânia
5 a 8 de maio, Itália
26 a 29 de maio, Argentina
16 a 19 de junho, Grécia
28 a 31 de julho, Finlândia
18 a 21 de agosto, Alemanha
8 a 11 de setembro, Austrália
29 de setembro a 2 de outubro, França
20 a 23 de outubro, Espanha
10 a 13 de novembro, Grã-Bretanha
CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário