quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Toyota terá cinturão verde ao redor de sua nova planta em Sorocaba

A nova planta da Toyota, em construção na cidade de Sorocaba (SP), é a primeira da montadora na América do Sul projetada sob o conceito Ecofactory, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. Um dos pilares dessa concepção é o Projeto Morizukuri, que formará um cinturão verde ao redor da nova fábrica, composto por árvores nativas, simulando a floresta original da região. A primeira fase da iniciativa, o Morizukuri 2011, acontece em 16 de outubro, quando serão plantadas 80 mil árvores no terreno, formando a primeira parte do cinturão verde.
Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “fazer floresta”. A Toyota já implementou esse projeto em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos.
“O cinturão verde formado pelo Projeto Morizukuri trará muitos benefícios para todos, pois as árvores desempenham um papel fundamental no ecossistema, além de nos trazer mais qualidade de vida. É importante destacar também que o Projeto Morizukuri formará uma ‘floresta real’, com o mesmo tipo de vegetação original da área. Matas nativas são mais benéficas para o meio ambiente, podendo absorver até 30 vezes mais dióxido de carbono do que um campo gramado, além de ajudar a filtrar e manter a umidade relativa do ar em níveis adequados para a saúde”, diz Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.


A metodologia Miyawaki exige um cuidadoso preparo do solo. Toda a área de plantio precisou ser escavada em um metro de profundidade, para que a terra compactada pela terraplanagem desse lugar ao solo original, conhecido como top soil, que havia sido guardado desde o início das obras de construção da nova fábrica. Após o preenchimento desse espaço de um metro de profundidade com o top soil, foram criados pequenos montes no qual as mudas de árvores serão plantadas em outubro. Atualmente, leguminosas como feijão e girassol estão sendo cultivadas nos montes, pois o crescimento dessas plantas ajuda a acumular nitrogênio na terra, além de evitar a erosão do terreno. Próximo à data do plantio, as leguminosas serão removidas para serem incorporadas ao solo superficial, o qual ajudará a enriquecer de nutrientes.
A escolha das espécies que formarão a nova floresta também segue critérios rigorosos. São selecionadas árvores das matas nativas locais e então escolhidas as que melhor se adaptam ao tipo de solo e posicionamento do terreno. O processo foi conduzido pelo Dr. Miyawaki, que esteve pessoalmente em Sorocaba para análise do local e das sementes, e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), parceira da Toyota no Morizukuri.
Cerca de 80 espécies foram selecionadas e cuidadosamente semeadas. As mudas estão se desenvolvendo em viveiros da Toyota e da UFSCar. A equipe da UFSCar está acompanhando atentamente o crescimento das plantas, que terão entre 30 cm e 80 cm de altura no dia do plantio. Diferentemente da metodologia tradicional, em que se planta uma muda a cada 6 m², no Projeto Morizukuri serão plantadas três a cada 1 m². Além disso, os buracos são abertos aleatoriamente, sem o alinhamento tradicional. Assim, forma-se uma floresta densa e semelhante à mata nativa.

A execução do Morizukuri 2011 também é diferenciada. O plantio será feito em esquema de mutirão pelos próprios colaboradores da Toyota e suas famílias, além de parceiros como fornecedores e concessionários. Mais de quatro mil pessoas já se inscreveram para o projeto. “Nosso objetivo é contribuir, simbolicamente, para o desenvolvimento da consciência ambiental em nossa equipe e suas famílias. Poderíamos simplesmente contratar uma empresa para fazer o plantio, mas queremos que nossos colaboradores e seus familiares sejam participantes efetivos do Morizukuri, entrando para a história da Toyota e da comunidade de Sorocaba”, finaliza Andrade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário