As picapes Ford Série F, veículos mais vendidos da história, acabam de registrar mais uma conquista nos livros dos recordes. A Ford F-250 Super Duty 2011 preparada pela Hajek Motorsports bateu dois recordes mundiais de velocidade, na famosa Bonneville Salt Flats, área desértica no estado de Utah, nos Estados Unidos, tradicionalmente usada para esse tipo de teste. Equipada com o novo motor V8 Power Stroke de 6.7 litros, a picape atingiu 293 km/h usando diesel B20 (com 20% de biodiesel à base de soja) e 275 km/h com diesel comum.
O recorde anterior na categoria de picapes diesel de produção, de 268,5 km/h, pertencia à GM Duramax. Essa categoria normalmente é composta de veículos tunados, com uma série de modificações. Nesse aspecto, a Ford F-250 preparada pela Hajek Motorsports é uma raridade, já que utiliza na maioria peças de produção normal para aumentar a velocidade. Na categoria biodiesel, a marca anterior era de 210 km/h.
Todos os motores Power Stroke 6.7 turbodiesel podem operar com uma mistura de até 20% de biodiesel. Essa característica é importante para o time da Hajek Motorsports, que tem uma história de apoio ao uso de combustíveis sustentáveis. "A competição faz parte do DNA da Ford e, para nós, é natural construir um veículo de corrida que demonstra a sua liderança no mercado de picapes a diesel e biodiesel", diz Brent Hajek, dono da Hajek Motorsports. "A F-250 é uma excelente picape, com uma capacidade incrível. Estou surpreso como conseguimos atingir esse resultado com apenas algumas modificações."
Produtor de soja e milho no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, Hajek é um especialista em picapes e biodiesel. Ele tem seis Ford F-250 em sua fazenda e a que mantém para uso próprio, modelo 1997, já rodou mais de 640.000 km.
Engenheiros da Ford colaboraram com a Hajek Motorsports para projetar e instalar as modificações na picape original. As mudanças incluíram apenas componentes periféricos do motor, como bomba de combustível de alta pressão, injetores e turbo para aumentar o fluxo de combustível. A taxa de compressão também foi alterada.
"A engenharia básica do motor nos forneceu uma fundação sólida para começar", diz Paul Niessen, engenheiro de Powertrain. "E funcionou muito bem, já que aumentamos a potência do motor em mais de 50% com apenas algumas mudanças."
O trabalho em dinamômetro de chassi antes dos testes comprovou que o motor estava bem ajustado para o biodiesel, tanto em termos de força como de economia de combustível, e também verificou o desempenho da transmissão original. Para o teste, a picape recebeu também uma gaiola de segurança e cintos de segurança de cinco pontos.
O motor Power Stroke V8 6.7 turbodiesel produz 400 cv e 111 kgfm de torque e é líder da categoria em economia de combustível e capacidade de carga. Entre outras inovações, ele traz sistema de exaustão de arquitetura interna, bloco compacto de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, turbo sequencial, sistema de combustível common-rail de alta pressão (29.000 psi) e compatibilidade com biodiesel B20.
Imprensa Ford
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