sexta-feira, 26 de agosto de 2011

25º Seminário Nacional NTU debate a evolução da mobilidade urbana

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) promove até hoje a 25ª edição do Seminário Nacional NTU, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), para discutir as tendências da mobilidade urbana no país, com a apresentação de soluções que viabilizam a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit). Paralelamente, ocorre também a 3ª Transpúblico - exposição das principais novidades do mercado de ônibus e da cadeia produtiva do transporte público sobre pneus.

“O nosso seminário mostrará o quão preparado o segmento empresarial está para esta nova fase do transporte público urbano, que representará um ganho importante para a sociedade”, afirma Otávio Vieira Cunha, presidente da Diretoria Executiva da NTU.

Com a presença de autoridades, empresários, gestores e interessados do setor, o evento reforça a necessidade em se debater os assuntos relacionados ao transporte público brasileiro de uma forma democrática, em que todos os posicionamentos são apresentados e debatidos. “Ao final, é feito um balanço de tudo o que foi tratado e as ações são colocadas em prática ao longo do ano que separa um evento do outro”, completa Cunha.

O objetivo da NTU é realçar as diversas opções que tornam possível a implantação do Sistema BRT em qualquer município, destacando suas vantagens para o usuário, para a mobilidade e para o meio ambiente - os veículos que circulam no Sistema BRT irão atender às normas de emissão de poluentes Euro 5/Proconve P7, com entrada em vigor em 2012.

O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) determina 87% de redução das emissões de CO (monóxido de carbono), 81% de redução das emissões de HC (hidrocarbonetos), 86% de redução das emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e 95% de redução das emissões de MP (material particulado).

“O BRT é um sistema de transporte utilizado em mais de 80 cidades no mundo, no qual os ônibus circulam em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, acessibilidade universal, embarque em nível, veículo articulado e múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e equipamentos de informações aos usuários”, explica o presidente da Diretoria Executiva da NTU.

O setor de transportes passa por um momento de grande transformação. Nos próximos cinco anos, o Brasil abrigará os dois maiores eventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – e o transporte urbano precisará ainda passar por avanços para atender à demanda exigida. Para isso, algumas obras já estão em fase de implantação e outras ainda precisam ser definidas até o final de 2011.

Segundo o presidente da Diretoria Executiva da NTU, os R$ 30 bilhões aplicados pelo Governo Federal, divididos entre o PAC1 (aproximadamente R$ 12 bi para as cidades que sediarão a Copa do Mundo) e o PAC da Mobilidade Urbana (R$ 18 bi para 24 cidades brasileiras, com mais de 700 mil habitantes) são o maior investimento feito em infraestrutura no País desde a década de 70.

“Ao final de julho, a presidenta Dilma Rousseff disse que está disposta a endurecer o discurso cobrando eficiência nas obras da Copa do Mundo. No que diz respeito à mobilidade urbana ela ressaltou que as obras deverão ser iniciadas no final desse ano e têm que estar prontas até dezembro de 2013. O que não for lançado até o final de 2010 será transformado em PAC normal. Esse alerta foi interpretado pelos empresários como um discurso de apoio ao que o setor de transporte vem desenvolvendo nas últimas décadas: estudos, projetos e ações inteligentes e integradas em prol das soluções de mobilidade urbana que trarão ganhos efetivos para a sociedade brasileira e que estejam de acordo com a nossa realidade econômica”, pontua Otávio Cunha.

No cenário atual, surgem novas oportunidades de negócios que vão movimentar o setor. Hoje, 60 milhões de viagens são realizadas diariamente por transporte público urbano no Brasil, sendo que a maior parte é por meio de bilhetes eletrônicos. A tecnologia empregada neles já está preparada para integração com outros sistemas como cartão de crédito, vale alimentação e cartão de frequência escolar, entre outros.

Outra oportunidade comercial é a exploração dos terminais, com lojas e serviços para os usuários. A mídia embarcada é mais um nicho com grande capacidade de expansão e melhora dos sistemas usados atualmente. “Importante ressaltar que não haverá aumento nas tarifas e os benefícios serão não só para os usuários do transporte coletivo, mas para os motoristas que, ao perceberem um melhor nível de serviço, serão estimulados a migrarem para o Sistema BRT”, afirma o presidente da entidade.  

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A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor; promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor; desenvolve estudos técnicos e propõe medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros; e preserva e divulga a história do setor. www.ntu.org.br.
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