Derani, Ricci - Ferrari F 458 |
Tente puxar pela memória os pilotos que você mais viu ganhando posições na primeira metade da temporada do Itaipava GT Brasil. Sua memória provavelmente não vai contrariar as estatísticas: Rafael Derani e Claudio Ricci, Cleber Faria e Pedro Queirolo foram aqueles que mais subiram entre a posição de largada e a posição de chegada nas cinco primeiras etapas de 2011. Ritmo que deu a eles boas colocações no campeonato para a abertura da segunda fase, neste fim de semana, em Interlagos.
A liderança neste item é de Rafael Derani e Claudio Ricci, segundos colocados na tabela de classificação, que da largada para a chegada subiram nada menos que 36 posições - isso, claro, somando todas as corridas de 2011. Cleber Faria, terceiro na tabela de pontos, é o segundo que mais se recuperou nas provas: 35. E logo em seguida aparece Pedro Queirolo, com 28. "Consigo ver essa estatística de dois jeitos", afirma Rafael Derani.
A liderança neste item é de Rafael Derani e Claudio Ricci, segundos colocados na tabela de classificação, que da largada para a chegada subiram nada menos que 36 posições - isso, claro, somando todas as corridas de 2011. Cleber Faria, terceiro na tabela de pontos, é o segundo que mais se recuperou nas provas: 35. E logo em seguida aparece Pedro Queirolo, com 28. "Consigo ver essa estatística de dois jeitos", afirma Rafael Derani.
Pedro Queirolo, Corvette Z06R |
"Pelo lado positivo, é bom saber que conseguimos nos virar como foi possível, mas por outro lado seria importante largar mais à frente - o que logicamente reduziria o número de posições ganhas. Mas no início do ano nosso carro não podia acompanhar os mais rápidos na tomada de tempo, então precisávamos mesmo investir no ritmo de corrida. E tem sido assim também neste início de trabalho com o novo Ferrari F458", explica Rafael Derani.
O esforço permitiu que eles chegassem à metade do campeonato apenas um ponto atrás dos líderes, Valdeno Brito e Matheus Stumpf. O que não dá para negar é que tantas posições ganhas deram um tempero especial às corridas. E isso levando em conta que a estatística não considera situações atípicas, como largar dos boxes ou problemas em início de prova, o que certamente elevaria ainda mais os números de Cleber Faria e Pedro Queirolo.
O esforço permitiu que eles chegassem à metade do campeonato apenas um ponto atrás dos líderes, Valdeno Brito e Matheus Stumpf. O que não dá para negar é que tantas posições ganhas deram um tempero especial às corridas. E isso levando em conta que a estatística não considera situações atípicas, como largar dos boxes ou problemas em início de prova, o que certamente elevaria ainda mais os números de Cleber Faria e Pedro Queirolo.
Cleber Faria, Lamborghini LP600 |
"Eu tracei como objetivo chegar sempre entre os cinco primeiros. E procuro fazer minha corrida, tranquilo, sem me envolver em acidentes", conta Cleber Faria. Já Pedro Queirolo explica que tem aproveitado ao máximo o ritmo de corrida que o carro, um Corvette Z06R, tem permitido. "O Corvette chegou ao Brasil muito restrito devido ao seu desempenho na Europa, onde foi campeão, e no final de 2010 já não apresentava os mesmos resultados por lá".
"E após as vitórias no Anhembi o carro sofreu muito com o ganho de peso e aumento de altura. Mas sua maior vantagem é a constância durante a corrida, sem dúvida. Não gasta muito os pneus e tem boa velocidade nas retas, o que facilita um pouco o trabalho", destaca Pedro Queirolo. Entre os três que mais ganharam posições nesta temporada, ele é o único que venceu corridas: foram três, duas no Anhembi e uma em Curitiba.
CLASSIFICAÇÃO EXTRA-OFICIAL DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 10 DE 20 ETAPAS)
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito - Ford GT - 112 pontos
2º- Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari F458 - 111
3º- Cleber Faria - Lamborghini LP560 - 103
4º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão - Lamborghini LP600 - 99
5º- Pedro Queirolo - Corvette Z06R - 95
6º- Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 - 90
7º- Paulo Bonifácio - Ford GT - 75
8º- Chico Longo/Daniel Serra - Ferrari F458 - 59
9º- Wagner Ebrahim - Dodge Viper Competition Coupé - 54
10º- Renan Guerra/Vanuê Faria - Lamborghini LP560 - 53
11º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico - Corvette Z06R - 44
12º- Bruno Garfinkel - Lamborghini LP560 - 42
13º- Enrique Bernoldi - Ford GT - 35
13º- Juliano Moro - Ford GT - 35
13º- Ricardo Maurício - Lamborghini LP560 - 35
16º- Fernando Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 28
17º- Daniel Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 21
18º- Henrique Assunção - Dodge Viper Competition Coupé - 19
19º- Ronaldo Kastropil - Dodge Viper Competition Coupé - 14
20º- Walter Derani - Lamborghini Gallardo LP560 - 11
21º- Antonio Pizzonia - Ferrari F430 - 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel - Lamborghini Gallardo LP500 - 7
23º- Fernando G. Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 6
24º- Fernando Poeta - Lamborghini Gallardo LP560 - 4
25º- Sérgio Jimenez/João Adibe - 3
"E após as vitórias no Anhembi o carro sofreu muito com o ganho de peso e aumento de altura. Mas sua maior vantagem é a constância durante a corrida, sem dúvida. Não gasta muito os pneus e tem boa velocidade nas retas, o que facilita um pouco o trabalho", destaca Pedro Queirolo. Entre os três que mais ganharam posições nesta temporada, ele é o único que venceu corridas: foram três, duas no Anhembi e uma em Curitiba.
CLASSIFICAÇÃO EXTRA-OFICIAL DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 10 DE 20 ETAPAS)
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito - Ford GT - 112 pontos
2º- Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari F458 - 111
3º- Cleber Faria - Lamborghini LP560 - 103
4º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão - Lamborghini LP600 - 99
5º- Pedro Queirolo - Corvette Z06R - 95
6º- Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 - 90
7º- Paulo Bonifácio - Ford GT - 75
8º- Chico Longo/Daniel Serra - Ferrari F458 - 59
9º- Wagner Ebrahim - Dodge Viper Competition Coupé - 54
10º- Renan Guerra/Vanuê Faria - Lamborghini LP560 - 53
11º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico - Corvette Z06R - 44
12º- Bruno Garfinkel - Lamborghini LP560 - 42
13º- Enrique Bernoldi - Ford GT - 35
13º- Juliano Moro - Ford GT - 35
13º- Ricardo Maurício - Lamborghini LP560 - 35
16º- Fernando Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 28
17º- Daniel Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 21
18º- Henrique Assunção - Dodge Viper Competition Coupé - 19
19º- Ronaldo Kastropil - Dodge Viper Competition Coupé - 14
20º- Walter Derani - Lamborghini Gallardo LP560 - 11
21º- Antonio Pizzonia - Ferrari F430 - 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel - Lamborghini Gallardo LP500 - 7
23º- Fernando G. Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 6
24º- Fernando Poeta - Lamborghini Gallardo LP560 - 4
25º- Sérgio Jimenez/João Adibe - 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário