quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Caravana contra pedofilia mobiliza motoristas em Minas Gerais



Agência CNT de Notícias
Aerton Guimarães, de Montes Claros (MG)




Um grande movimento com o objetivo de conscientizar motoristas e caminhoneiros mineiros teve início nesta segunda-feira (26), em Montes Claros. A cidade de 361 mil habitantes foi escolhida para ser a primeira a receber a Caravana Todos Contra a Pedofilia.

O evento é organizado pelos senadores Magno Malta (PR/ES) e Clésio Andrade (PR-MG), pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A Confederação Nacional do Transporte (CNT), presidida por Clésio, também apoia o projeto.

Por volta das 11h, os senadores participaram de uma blitz educativa na BR-135, no distrito de Lagoinha. Eles conversaram com motoristas, distribuíram camisetas do Sest Senat e panfletos.

“Queremos envolver os caminhoneiros. Além de transportar cargas, eles podem transportar informações, cultura, conhecimento. Queremos que eles entrem nessa briga para levar a mensagem de como respeitar a criança e erradicar esse problema do nosso país”, afirmou Clésio Andrade.

No mesmo local da blitz, 150 crianças – de 4 a 14 anos –, se juntaram aos demais manifestantes. Com a missão de repassar a mensagem a todos que transitavam pela rodovia, elas também vestiam a camiseta do Sest Senat.

Durante a tarde, já no Fórum Contra a Pedofilia realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), o senador Clésio Andrade ressaltou a importância da participação do Sest Senat no movimento.

“O Sest Senat já realizou mais de 100 milhões de atendimentos à população em todo o país, ou seja, está próximo da população. Nós temos que unir todas as forças para lutar contra o abuso de crianças e adolescentes, motivando nossos motoristas e caminhoneiros a denunciar essa prática”, destacou o parlamentar.

Em seguida, o curta-metragem Mudança de Rumo, produzido pelo Sest Senat, foi exibido. O filme conta a história de um caminhoneiro que costumava explorar crianças e adolescentes nas estradas e, em um determinado dia, por pouco não cometeu o crime com a própria filha.

Ao final da reunião, Clésio assinou uma carta de intenções que prevê ações efetivas, de nenhum ou de baixo custo, planejada de forma a otimizar resultados em cada região do Brasil.

A exploração de jovens é um crime muito mais praticado do que imaginamos. Por isso, este momento é oportuno para estimular o enfrentamento dessa situação”, defendeu o prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite, também apoiador do movimento.

O diretor do Sest Senat de Montes Claros, Ronaldo Rousseff, reforçou que a unidade vai continuar com as ações na luta contra a pedofilia. "É um compromisso social nosso", resumiu.

Encerrando as atividades do dia, à noite a população contou com shows de bandas regionais e a apresentação da cantora Lauriete e do senador Magno Malta no Ginásio Darcy Ribeiro, na Praça de Esportes.

Saiba mais A Caravana Todos Contra a Pedofilia é um evento de caráter social, idealizado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil sobre o tema. Tem como objetivo atingir todas as regiões do país. Até dezembro, outras nove cidades vão receber o movimento: Teófilo Otoni, Governador Valadares, Patos de Minas, Uberlândia, Juiz de Fora, Varginha, Paracatu, Poços de Caldas e Belo Horizonte. A Caravana busca envolver órgãos públicos, empresas privadas e instituições sem fins lucrativos e educacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário