segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Navistar revela o AeroStar e caminhões P7

Redação AB
www.automotivebusiness.com.br



A NC² e Navistar América do Sul apresentarão na Fenatran, de 24 a 28 de outubro, no Anhembi, em São Paulo, o caminhão-conceito mundial que está sendo desenvolvido para o Brasil, o International AeroStar. A marca norte-americana também destacará as versões P7 (Euro 5) dos seus veículos produzidos e comercializados no Brasil, o 9800i e o DuraStar.

Será a primeira exibição pública do protótipo do AeroStar, base para plataforma que poderá ser produzida no país a partir de 2013, com cabine avançada. O conceito será o ponto de partida para 15 modelos, de 10 t a 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), com motores de 180 hp a mais de 500 hp.

Os atuais caminhões da International vão adotar a tecnologia SCR, de redução catalítica seletiva, para atender a legislação Proconve 7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente a Euro 5. O método de purificação das emissões requer a utilização do reagente Arla 32.

O semipesado DuraStar nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, ganhará motor mais potente, o MaxxForce 7.2 litros, produzido pela MWM International, que passa a ter 274 cv e 950 Nm de torque. Outro destaque do caminhão é sistema elétrico Multiplex, que centraliza a distribuição de energia elétrica e informações eletrônicas sobre o veículo. A tecnologia, que reduz em até 20% o tempo gasto no diagnóstico de problemas elétricos, utiliza módulo de integração pára simplifica outras operações do caminhão.

Segundo o fabricante, na versão Euro 5 o 9800i continua sendo o mais leve da categoria e adota transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13 velocidades. Com teto alto, suspensão traseira a ar de série e a maior cama do mercado, a cabine promete conforto ao motorista. O modelo também oferece freios ABS de série, com quatro ou seis canais. O motor é o Cummins ISM 420, de 11 litros, com 416 cv, nas versões 6x2 e 6x4.

Os caminhões P7 estarão disponíveis para teste drive no Fenatran Experience, de 25 a 28 de outubro, das 11 às 19 horas, no Sambódromo do Anhembi. Os interessados devem ser habilitados nas categorias C e D e fazer pré-cadastramento em www.fenatran.com.br. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário