sexta-feira, 19 de julho de 2013

NA FEIRA DO CAMINHONEIRO, VEÍCULOS SHACMAN COM TECNOLOGIA BRASILEIRA


A Metro-Shacman vai participar da 24ª. Feira do Caminhoneiro, nos próximos dias 23 a 25 de julho, no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, com os primeiros caminhões pesados da marca Shacman a incorporar tecnologia brasileira de dois eixos dianteiros direcionais, desenvolvidos em parceira com um fornecedor nacional.Reinaldo Maluta Vieira, diretor de marketing, salienta a importância do programa de nacionalização realizado pela engenharia da Metro-Shacman para adequar os veículos às características dos transportes e das rodovias brasileiras, com o objetivo de proporcionar a melhor relação custo/benefício para os transportadores.

Um dos veículos em exposição é um modelo Shacman TT (Tractor Truck ) 420 8x4, com motor Cummins ISM 11 P7, com potência de 420 cv e segundo-eixo direcional. Combinado com caçamba basculante semirreboque de três eixos, tornou-se um novo produto, desenvolvido em parceria com fabricantes nacionais de implementos rodoviários. O TT 420 8x4  em capacidade para transportar cargas com PBTC de 54,5 toneladas, muito próximo à de um bitrem de sete eixos, que chega a 57 toneladas.Para o test-drive que o evento proporciona aos transportadores, a Shacman disporá dos modelos TT 420 6x4, com motor Cummins ISM 11 P7, com 420 cv de potência, e LT (Lorry Truck) 385 6x4, convertido em 8x4, com motor Cummins ISM 11 P7 de 385 cv e caçamba basculante de fabricação nacional com capacidade de 20 m3 de carga.

O Shacman TT 420 6x4 é, atualmente, o caminhão mais vendido da marca devido ao seu forte desempenho no transporte de grãos e à capacidade para puxar conjuntos de 9 eixos.

Benefícios da tecnologia de eixos direcionais


Ao longo do programa de desenvolvimento dos caminhões Shacman para o mercado brasileiro, a engenharia da Metro-Shacman registrou vantagens importantes apresentadas pelos veículos com a tecnologia de eixos direcionais e pelos implementos aplicados. Os testes mostraram que o cavalo mecânico com dois eixos direcionais tem maior estabilidade e dirigibilidade,em comparação com um veículo de apenas um eixo, e maior facilidade em manobras, especialmente em marcha à ré.Além disso, o semirreboque de três eixos proporciona economia pelo menor número de rodas, pneus e de peças para os sistemas de suspensão e de freios, além de maior agilidade, melhor acesso aos pátios de carga e descarga e de documentação simplificada. Para o modelo Shacman TT 385 8x4, o semirreboque basculante utilizado é produzido com aço de alta resistência, com menor peso final do equipamento, o que permite maior carga transportada.

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