segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Com seu novo Twingo, Renault reinventa o veículo urbano


A Renault reinventa o Twingo vinte anos após o « Sapinho » ter revolucionado o segmento dos carros compactos. A partir de uma página em branco, os engenheiros e designers da Renault se inspiraram no legado deixado pelo Twingo original e o R5. O resultado é um novo veículo urbano, ágil, inovador e lúdico.A Renault mostrou em 14 de fevereiro os encantos do Novo Twingo, um pequeno carro colorido, com personalidade forte.Projeto originado em parceria com a Daimler.Em 2008, os engenheiros e designers da Renault decidiram criar o futuro Twingo, recuperando o espírito de inovação característico do Twingo, criado em 1992. A tarefa era difícil, tendo em vista as grandes expectativas que estavam à altura deste modelo icônico, um dos símbolos da criatividade da marca Renault.

Objetivo: criar um pequeno veículo urbano com muito conforto, agilidade, e medidas reduzidas. Assim nasceu a ideia de uma arquitetura com motor traseiro. Mas os custos de desenvolvimento eram grandes.Foi neste contexto que os caminhos da Renault e da Daimler se cruzaram. Esta última estava em meio ao processo de desenvolvimento de seus futuros Smart de 2 e 4 lugares. Após vários intercâmbios, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação estratégica em 2010, oficializando o lançamento do projeto de desenvolvimento conjunto do Novo Twingo e dos futuros Smart de 2 e 4 lugares.

Grande vantagem para um pequeno veículo urbano, a mudança do motor para a traseira deixou mais espaço para o eixo dianteiro e permitiu melhorar bastante o raio de giro. O Novo Twingo tem uma manobrabilidade surpreendente, podendo ziguezaguear pela cidade e ser estacionado com apenas algumas voltas do volante.A arquitetura com motor traseiro também beneficiou o espaço interno. Com um bloco dianteiro menor e rodas localizadas em cada um dos quatro cantos, o Novo Twingo tem de uma distância entre eixos e um conforto dignos do segmento superior.Assim, com agilidade surpreendente, conforto e nariz mais curto, o Novo Twingo remete às características marcantes do Twingo, revelado no Salão de Paris de 1992.

Dando seguimento aos carros-conceito Twin’Z e Twin’Run, mostrados pela primeira vez em 2013, o Novo Twingo exibe uma personalidade forte.  Personalidade cheia de coresAssim como seu irmão mais velho, o Novo Twingo é oferecido em uma paleta de quatro cores pop, cheias de energia: azul claro, branco, amarelo e vermelho. O espírito Twingo está de volta!Alguns elementos do design são diretamente inspirados no R5, como as saliências laterais marcadas e a inclinação do vidro traseiro, que remetem ao famoso R5 Turbo com motor traseiro, que marcou uma época.


A frente carrega a nova identidade de marca Renault, com um logo em destaque sobre fundo preto. O Novo Twingo exibe uma frente expressiva, com generosos faróis ornados com pisca-piscas e dois faróis redondos de rodagem diurna de LED, que associam tecnologia ao mesmo tempo em que remetem aos modelos Twingo anteriores. Estes elementos de design dão ao Novo Twingo um ar simpático e robusto, com uma assinatura luminosa que destaca a forte personalidade deste carro compacto.

De forma original, a ampla traseira envidraçada contribui para a modernidade da traseira do Novo Twingo. Os faróis traseiros estão perfeitamente integrados ao prolongamento da traseira envidraçada.O veículo urbano proporciona ainda mais funcionalidade ao oferecer, pela primeira vez, uma carroceria com 5 portas.

« O Novo Renault Twingo foi inspirado tanto no Twingo original como no R5. É uma interpretação moderna do carro urbano com um viés de inovação, marcado pelo estilo e a arquitetura. O Novo Twingo é um veículo urbano alegre, lúdico e cheio de energia. »Laurens van den Acker – Diretor do Design Industrial da Renault 


O coração do Novo Twingo será revelado no dia 4 de março, no Salão de Genebra. Assim como seu design externo, os designers do Novo Twingo se inspiraram no legado do veículo para propor um habitáculo alegre e colorido, engenhoso e prático para o dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário