Cinco equipes de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Paulista (Unip) e Universidade de Brasília (UnB) constroem cinco aviões rádiocontrolados - dois da Classe Micro e três da Regular -, para participar da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. Realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, a competição de engenharia possui 97 equipes inscritas, de 67 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México.
No total, cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos, foram desafiados a projetar e construir aviões rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica.
BRASÍLIA - Para conseguir boa performance da aeronave durante a prova de voo, a equipe Draco Volans, da UnB, se prepara para longa bateria de testes. “Planejamos realizar voos durante todas as semanas até a data da competição”, conta Pedro de Sousa, capitão da equipe, com 19 integrantes e 24ª colocada em 2010. O avião é um monoplano com empenagens convencionais e fuselagem externa, capaz de carregar um compartimento de carga bem maior que dos anos anteriores, devido ao novo regulamento.
MATO GROSSO – A UFMT será representada pelas equipes Pantaero e a Aeroo. Na expectativa de ficar entre as 20 primeiras colocadas, a equipe Aeroo (52ª em 2010) desenvolveu monoplano de asa alta trapezoidal moldada em espuma de PVC, empenagem em H e longarina em madeira balsa e fuselagem inteiriça de fibra de carbono. “Utilizamos materiais de fácil construção, resistente e leve”, conta a única capitã da região, Bruna Martins, 21 anos e responsável por 12 integrantes. O projeto pesa 4 kg e voa com cargas de até 11 kg, em velocidade máxima de 20m/s.
COMPETIÇÃO - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - http://www.saebrasil.org.br/ . Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
No total, cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos, foram desafiados a projetar e construir aviões rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica.
BRASÍLIA - Para conseguir boa performance da aeronave durante a prova de voo, a equipe Draco Volans, da UnB, se prepara para longa bateria de testes. “Planejamos realizar voos durante todas as semanas até a data da competição”, conta Pedro de Sousa, capitão da equipe, com 19 integrantes e 24ª colocada em 2010. O avião é um monoplano com empenagens convencionais e fuselagem externa, capaz de carregar um compartimento de carga bem maior que dos anos anteriores, devido ao novo regulamento.
MATO GROSSO – A UFMT será representada pelas equipes Pantaero e a Aeroo. Na expectativa de ficar entre as 20 primeiras colocadas, a equipe Aeroo (52ª em 2010) desenvolveu monoplano de asa alta trapezoidal moldada em espuma de PVC, empenagem em H e longarina em madeira balsa e fuselagem inteiriça de fibra de carbono. “Utilizamos materiais de fácil construção, resistente e leve”, conta a única capitã da região, Bruna Martins, 21 anos e responsável por 12 integrantes. O projeto pesa 4 kg e voa com cargas de até 11 kg, em velocidade máxima de 20m/s.
COMPETIÇÃO - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - http://www.saebrasil.org.br/ . Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
CATEGORIAS – Os aviões da Classe Regular, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na competição com compartimentos de carga maiores. Os projetos da categoria devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m. Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem também é de 50m e as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões da categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3).
A Classe Micro traz a opção de lançamento da aeronave à mão e o avião da categoria não tem restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 25m (30m em 2010).
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.
A Classe Micro traz a opção de lançamento da aeronave à mão e o avião da categoria não tem restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 25m (30m em 2010).
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.
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