A PSA Peugeot Citroën apresentou, no Fórum da ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie – Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética da França), em Paris, um projeto inovador de veículo que deve fazer evoluir os modos de locomoção no meio urbano: o Veículo Elétrico Leve para a Cidade . O VéLV foi desenvolvido pelo Grupo em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa , que se associaram para responder aos desafios da mobilidade do futuro . Trata-se de um triciclo elétrico seguro e econômico para três pessoas , dotado de uma potência de 20 kW e pesando 650 kg (100 km de autonomia e 110 km /h de velocidade máxima ). Especialmente manejável, com apenas 7,20m de diâmetro de esterçamento, ele consegue indicar , em tempo real , o perímetro de ação do veículo em função de sua autonomia e identificar os postos de recarga acessíveis com a energia disponível .
O objetivo deste projeto é limitar significativamente a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo lúdico que proporciona um grande prazer de dirigir , graças ao motor elétrico e ao seu torque máximo imediatamente disponível , associado a um peso bastante reduzido. O baixo consumo de 85 Wh/km limita a « pegada ambiental » a um nível equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem . O VéLV também respeita as exigências da regulamentação dos veículos particulares em matéria de segurança passiva . Este conceito destina-se às frotas empresariais , à locação de veículos (tradicional ou do tipo Autolib), a pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade .
O VéLV responde aos novos desafios colocados pelo futuro dos transportes , concorrendo para o desenvolvimento de sistemas de tração elétrica leves e contribuindo assim com todo o setor de veículos elétricos na França, com o apoio da ADEME.
Cada um dos integrantes desta cooperação contribuiu com sua competência:
A PSA Peugeot Citroën, com sua ampla experiência de fabricante de automóveis , propôs uma arquitetura original para o veículo , respeitando um caderno de encargos ambicioso , porém realista.
A Leroy Somer, a GKN e a Valeo reuniram suas competências para propor um sistema de tração elétrica completa de 20kW, compacta e de alto rendimento .
A Johnson-Control Saft concebeu um conjunto de células Li-Ion com controle eletrônico que se integram perfeitamente ao veículo para fornecer os 8,5kWh úteis e garantir os 100 km de autonomia .
A Valeo também desenvolveu um sistema de aquecimento especialmente projetado para pequenos veículos elétricos .
A Leoni concebeu e dimensionou um feixe de sinal e de potência.
A Michelin contribuiu com sua experiência no controle de motores-rodas funcionando em alto regime .
O IMS/LAPS de Bordeaux permitiu avançar no sentido da compreensão dos fenômenos de comportamento dinâmico de veículos de tamanho muito reduzido.
O Fórum ADEME de inovações é realizado ao longo de um dia dedicado à ação da entidade em matéria de Pesquisa e Desenvolvimento no campo do Meio Ambiente e das Novas Tecnologias . Ele aconteceu hoje, dia 26 de setembro, das 9h às 18h no Palais des Congrès de Paris Porte Maillot, em Paris.
O Grupo PSA Peugeot Citroën participou dos debates organizados durante o Fórum e o diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada fez uma intervenção durante a mesa redonda intitulada: “Como repensar os transportes e a mobilidade?”
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