O ano não se encerrou muito bem para a Embraer, com a companhia apresentando prejuízo líquido de R$ 171,6 milhões no último trimestre de 2011. No período, foram entregues 82 aeronaves, sendo 32 comerciais e 50 executivas. No acumulado, a empresa repassou aos seus clientes 105 aviões comerciais e 99 executivos, sendo 83 de porte leve e 16 de tamanho grande. O desempenho financeiro ruim, nestes três meses, foi devido às provisões realizadas pela fabricante.
No EBIT, por exemplo, a empresa atingiu 5,3% de margem, número que poderia ter sido melhor se não fossem as provisões relacionadas, sobretudo, a despesas esperadas por conta de obrigações com garantias financeiras e de valor residual em conexão com a frota da American Airlines (AMR), que pediu concordata no fim do ano passado. De acordo com a fabricante, se não fosse por essas razões, este índice deveria ter ficado em 8,9% em 2011.
Com o pedido de concordata da AMR e com as exposições relativas a garantias financeiras e de valor residual (RVG), as provisões do quarto trimestre somaram R$ 662,6 milhões. Deste volume, R$ 197,3 milhões foram contabilizados como Receitas (despesas) financeiras, líquidas, o que não afetou a margem operacional. O restante do valor, R$ 465,3 milhões, foi registrado como outras despesas, apresentando impacto nos resultados operacionais da companhia.
Devido às incertezas, geradas pela situação financeira da American Airline, a Embraer provisionou um total de R$ 583,2 milhões no quarto trimestre. Atualmente, a companhia americana, por meio de sua subsidiária American Eagle, opera 216 jatos da família ERJ 145, esta frota deverá ser modificada com o pedido de concordata da empresa. Tendo isso em vista, a fabricante brasileira chegou ao valor provisionado com o objetivo de cobrir possíveis despesas relacionadas às garantias financeiras e de valor residual, emitidas no financiamento destas 216 aeronaves.
A Embraer afirmou que se não fossem estes eventos extraordinários, a empresa teria registrado um lucro líquido de R$ 523,3 milhões no quarto trimestre. No acumulado do ano, este volume foi de R$ 153,3 milhões ante aos R$ 573,6 milhões de 2010.
Já a receita liquida ficou em R$ 9.858,1 bilhões, indo ao encontro do que era previsto, um número entre US$ 5,6 e 5,8 bilhões. De outubro a dezembro, a companhia somou R$ 3.667,3 bilhões. A margem bruta da empresa apresentou alta, entre 2010 e 2011, passando de 19,2% para 22,5%, esta ascensão foi justificada, pela Embraer, em função da melhoria operacional e ao mix de produtos oferecidos por ela.
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