quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fernando Calmon - Alta Roda

Alta Roda nº830/180– 02/04/2015

Fernando Calmon
Íntegro. Se fosse o caso de usar uma só palavra para definir o Jeep Renegade, esta é sob medida. Adjetivo de largo espectro cobre desde sua fidelidade ao estilo e conceitos da marca até sensação verdadeira de robustez quando se exige dele fora de estrada. Surpreende ainda o acabamento interno e a longa lista de equipamentos e opções inéditas.


Trata-se do primeiro SUV a diesel abaixo da barreira simbólica de R$ 100.000 (exatos R$ 99.900) com tração 4x4 não permanente, bloqueio central do diferencial, modo virtual de reduzida e caixa de câmbio automática de nove marchas. Suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico e controle de trajetória (ESC) compõem itens de série. Entre os opcionais se destacam o inédito (entre carros nacionais) sistema de assistência eletrônica para estacionar e dois tetos solares de compósito de fibra de vidro (o dianteiro, elétrico) destacáveis para guardar no porta-malas. 

Em termos de segurança, o Renegade deverá obter nota máxima porque estruturalmente é igual ao produzido na Itália. Aqui pode ter também até sete bolsas de ar. Apesar de produzido em uma fábrica inteiramente nova, em Goiana (PE), com investimentos pesados, longe de alguns fornecedores e ainda à espera de investimentos atrasados em infraestrutura, o utilitário esporte compacto da Jeep tem preços bastante competitivos, em especial frente ao EcoSport e ao recém-lançado HR-V. 

O preço inicial de 69.900 na versão Sport já o coloca em posição privilegiada e dentro de dois meses terá versão despojada por R$ 66.900. A intermediária Longitude, de tração dianteira como a primeira, custa R$ 80.900 e traz câmbio automático de seis marchas. Todos os modelos a diesel nesse segmento, por legislação, devem ter tração nas quatro rodas, o que encarece bastante, além de não se encontrar combustível S-10 em todos os postos. No outro extremo se coloca a Trailhawk (2 L, 170 cv e impressionantes 35,7 kgfm) por R$ 116.900 que deve ter participação quase simbólica. 

Cerca de 80% das vendas serão mesmo com motor flex de 1,8 L que manteve potência de 132 cv, mas teve ligeiro aumento de torque para bons 19,1 kgfm e em giro mais baixo. Em torno de metade do mix inicial está previsto com câmbio automático e aí começam alguns pontos fracos. Pela robustez do projeto este SUV pesa 1.432 kg e suas acelerações são relativamente modestas. Fábrica informa 0 a 100 km/h em 11,5 s, mas dá a impressão de ficar acima de 13 s (câmbio manual o deixa mais ágil). 

Versão a diesel, com 250 kg extras em razão do motor, sistema de tração e equipamentos, acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s (segundo o fabricante). Porém, o que se destaca é a 120 km/h o motor sussurrar a pouco menos de 2.000 rpm. Em uso fora de estrada o Renegade impressiona pela capacidade de vencer obstáculos sem ser desconfortável. Nos congestionamentos o rival HR-V tem a vantagem do freio de estacionamento elétrico de aplicação automática e liberação ao toque no acelerador, sempre muito conveniente. 

Porta-malas do Renegade é limitado, apenas 260 litros, menor que alguns hatches compactos. No entanto perde por pouco para o EcoSport (com estepe fixado na tampa) e por muito para os 437 litros do HR-V. Entre estes três modelos o Jeep é o mais cotado para liderar, mas a Ford deve reagir e a Honda brigará para-choque a para-choque. 

RODA VIVA

CONFORME comentado pela Coluna a consolidação mundial ainda não terminou. Uma possível fusão entre Peugeot Citroën e FCA (Fiat Chrysler Automobiles) era especulada há tempos. O presidente do grupo francês, o português Carlos Tavares, admitiu abertura a negociações logo que superar a fase atual de recuperação financeira. 

RENAULT garante: Logan e Sandero continuarão a ser fabricados em São José dos Pinhais (PR). Parte da produção será transferida para a Argentina pela complicada situação cambial e econômica do país vizinho. A marca francesa (ainda) não confirma, mas se dá como certo o compacto de baixo custo, sucessor do Clio, na fábrica paranaense. 

SPIN Activ surgiu de pesquisas sobre atratividade do estepe fixado na tampa traseira. Para evitar danos involuntários em outros veículos, em manobras de ré, o sensor de distância é de série. De fato, indispensável no uso cotidiano. Retrovisão fica prejudicada e o peso extra do robusto sistema de suporte exige muito do motor de 1,8 L/108 cv, em especial com câmbio automático. 

CRISE econômica do País não desanimou a Rolls-Royce. Decidiu importar seu modelo mais em conta, o Ghost Series II. Há um interessado em pagar R$ 2,9 milhões. Subsidiária da BMW, a centenária marca inglesa oferece duas opções de entre-eixos (3,2 m e 3,46 m). Como cresce agora em todo o mundo, por que não aqui em longo prazo? 

MAIS uma prova da descentralização no mercado brasileiro. Em 2004 São Paulo respondia por um terço dos veículos novos vendidos. Uma década depois, em 2014, o estado representou 26% do total. Tendência é cair para 25%, ou menos. 


PERFIL

   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               


KS Kolbenschmidt divulga novos pistões de aço

Com a finalidade de atender as exigentes demandas dos motores de veículos comerciais atuais - em termos de quilometragem, vida útil e resistência -, os fabricantes já estão recorrendo a pistões de aço. A KS Kolbenschmidt GmbH é um fabricante que há vários anos produz pistões de aço em grande escala. E suas fábricas, localizadas na Alemanha, México e América do Norte, têm exportado uma grande variedade destes produtos para veículos rodoviários ou fora de estrada.

Ainda estão em desenvolvimento os pistões de 95 a 150 mm para 19 séries de veículos comerciais, nos quais a KS prioriza a redução de consumo de combustível. São dois modelos de pistão, o primeiro otimiza o processo de resfriamento (menor consumo de óleo de refrigeração) e o segundo tem uma altura geral mínima que. em conjunto com uma biela alongada, permite uma redução nas forças de atrito.

Além da confiabilidade, a economia de combustível é o que mais vem atraindo a atenção dos fabricantes de veículos comerciais. Tendo isto em mente, a KS está trabalhando na próxima geração de pistões de aço com base nos projetos comprovados KS Monoblock (peça única de aço) e Steelteks designs, que é um projeto de pistão em aço com objetivo de reduzir ao máximo o peso do pistão, chegando próximo ao peso de um pistão de alumínio.

Ambos garantem menor consumo de combustível. O pistão KS Monoblock utiliza, de forma eficiente, o óleo de arrefecimento fornecido pelo motor, enquanto a redução de combustível é alcançada por meio da melhoria na saída do motor. Já o Steelteks, mais curto e com uma biela alongada, garante forças reduzidas de fricção.


Atualmente a KS desenvolve sua quarta geração de pistões de aço Monoblock, que efetivamente reduz a temperatura. Este modelo tem, além da passagem externa normal, uma outra circular para o líquido de arrefecimento, que é preenchido com óleo por meio de um bocal firmemente fixado ao cárter. Sua alta eficiência de refrigeração, no futuro permitirá uma redução de volume no líquido de arrefecimento necessário que, por sua vez, permite a possibilidade da instalação de bombas de óleo de refrigeração menores para a redução do consumo de combustível.

"Fala, Galvão!" ganha as livrarias na próxima semana

Uma das figuras mais importantes do jornalismo esportivo brasileiro, Galvão Bueno criou bordões que estão na boca do povo e várias conquistas do esporte nacional entraram para a história narradas por ele. Neste livro de memórias, escrito em parceria com o jornalista Ingo Ostrovsky, Galvão fala de sua paixão pelo esporte e revela episódios dos bastidores de grandes eventos que narrou nos seus 40 anos de carreira.


Dividido em três partes, o livro enfoca, nas duas primeiras, o futebol e o automobilismo. A terceira é dedicada ao "jeito Galvão Bueno de ser", na qual ele detalha como criou seus bordões, fala sobre o programa Bem, Amigos! e o que viu de melhor no esporte nacional e internacional nas últimas quatro décadas.

Com prefácio de Ronaldo Nazário, Fala, Galvão! traz histórias de quem narrou mais de 40 jogos da seleção brasileira nas últimas dez Copas do Mundo, dos estádios que Galvão conheceu pelo mundo, e de seu amor maior, o Maracanã, que ele chama de "minha casa". Também revela, em detalhes, como foram os momentos que antecederam o "furo" que anunciou a contusão que tirou Neymar da Copa de 2014.

Fala, Galvão! vai muito além do futebol. Pelé, Zico, Ronaldo, Kaká e tantos outros dividem espaço com Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubinho Barrichello e Felipe Massa, nas histórias sobre automobilismo. E a infinidade de talentos se complementa com atletas de outras modalidades, tais como: Jacqueline e Sandra, do vôlei de praia; Giba, do vôlei; Cesar Cielo, Gustavo Borges e Fernando Scherer, da natação; e Oscar e Hortência do basquete. Galvão conta, ainda, os bastidores das transmissões esportivas e de suas parcerias com Reginaldo Leme e Arnaldo Cezar Coelho.

Sem fugir de polêmicas, relembra momentos como a final da Copa de 1998 e o terrível 7x1 contra a Alemanha em 2014. Fala, Galvão! é uma leitura imperdível para todos os que se comoveram com as glórias e momentos dramáticos do esporte brasileiro. Emoção é o que não falta nestas páginas. 

Agenda
Lançamento Fala, Galvão!

São Paulo
Dia 7/4, 3ª feira, 18h30 às 21h30
Livraria Cultura Conjunto Nacional

Salvador
Dia 8/4, 4ª feira, 19h
Livraria Cultura Salvador Shopping

Rio de Janeiro
Dia 9/4, 5ª feira, 19h às 22h
Livraria da Travessa Shopping Leblon

Maxi-scooter BMW C 650 GT chega ao Brasil

Tema de grande relevância no mundo de hoje, o incremento da mobilidade urbana tem se tornado uma pauta importante no desenvolvimento de novos produtos pela BMW Motorrad mundialmente. No Brasil, essa tendência também é muito forte atualmente, o que favoreceu o surgimento de novos produtos em outros segmentos, com boa autonomia e capazes de se deslocar com agilidade pelo trânsito urbano. Porém, a BMW Motorrad foi além. Com a sua linha de maxi-scooters, composta pelos modelos BMW C 650 GT, inédito no mercado, e C 600 Sport, disponível desde o ano passado, a marca oferece também potência, conforto e qualidade de construção não só para o trânsito das grandes cidades, mas também para pegar a estrada aos finais de semana.

Opção que chega ao mercado este ano, a BMW C 650 GT traz design imponente e elegante, com linhas suaves na carenagem, inspiradas nos modelos de turismo, projetadas para oferecerem ainda mais conforto e proteção aerodinâmica para o piloto. A disposição para viagens mais longas também é evidenciada pelo banco com encosto para a lombar. O compartimento para bagagens, sob o banco, conta com capacidade para 60 litros, suficiente para acomodar pequenas bagagens ou até dois capacetes. A altura do banco em relação ao solo, de 785 mm, permite uma condução confortável até para motociclistas de estatura mais baixas. A vocação para as rodovias não diminui a sua agilidade em ambiente urbano, onde apresenta uma excelente capacidade de se deslocar no trânsito pesado.

Para o máximo de conforto e segurança, o modelo é equipado de série com luz diurna e indicadores de direção em LED, manoplas aquecidas e controle de pressão dos pneus (RDC).  Disponível nas cores preta e marrom, o modelo pode ser adquirido nas concessionárias por R$ 53.900. Já a edição especial com pintura diferenciada (preto Ebony) e bagageiro, está disponível por R$ 54.500.

Disponível no mercado desde o ano passado, o modelo C 600 Sport se tornou sinônimo de qualidade e sofisticação para o segmento de maxi-scooters. Seu visual traz desenho bem recortado e moderno, além das opções marcantes de cores como azul, branca e preta.

Suas dimensões bem projetadas ajudam a manter um perfil compacto e ao mesmo tempo oferecer conforto para motociclista e garupa, além do bagageiro expansivo enquanto a motocicleta estiver estacionada, com capacidade máxima para dois capacetes ou pequenos objetos. Além disso, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de uso para seus clientes, o BMW C 600 Sport já chega com luz diurna, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus (RDC), indicação de direção em LED e banco baixo preto (com redução de 20 mm da altura padrão) de série. O preço do modelo permanece o mesmo do seu lançamento no ano passado: R$ 52.000.

A motorização de 647 cc, comum aos dois modelos, traz propulsor bicilíndrico de refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote (4 válvulas por cilindro). A alimentação é comandada por uma central eletrônica digital, que garante a economia de combustível. Com 20 litros de capacidade no tanque de combustível (4 L de reserva), os modelos contam com bastante autonomia. A lubrificação tem sistema a cárter seco, que ajudou a dar proporções mais compactas à unidade, além de garantir um melhor centro de gravidade.


Ao todo, são gerados 60 cv de potência a 7.500 RPM, com torque máximo de 66 Nm a 6.000 RPM. O moderno sistema de embreagem CVT (Continuously Variable Transmission) oferece o torque necessário para o desempenho mais eficiente das maxi-scooters, de acordo com diversos parâmetros, como aceleração do piloto e inclinação do terreno, além de propiciar ainda mais conforto e agilidade, uma vez que não é necessário trocar de marchas. A transmissão final é por corrente.

Nissan restaura mini Datsun para crianças

Para comemorar os 50 anos da abertura do parque infantil "Kodomo no Kuni" ("Terra das Crianças") no Japão, a Nissan restaurou um "Datsun Baby", veículo doado na época da abertura pela fabricante de veículos ao empreendimento de entretenimento. A unidade recuperada ficará exposta na sede da Nissan, em Yokohama, que também receberá uma exposição fotográfica especial sobre o modelo e o parque.

O "Datsun Baby" foi criado e desenvolvido pela Nissan especialmente para o parque temático. A empresa doou cem carros e a unidade número 100 foi preservada pelo Kodomo, sendo agora restaurada pela Nissan. Além da doação dos pequenos Datsun, a Nissan ofereceu materiais de educação no trânsito e supervisão no desenvolvimento do curso de direção para as crianças brincarem.

Criado para comemorar o casamento entre o então príncipe Akihito Shinno (atual imperador do Japão) e a então princesa Michiko, o parque abriu as portas oficialmente no dia nacional da criança no Japão, em 5 de maio de 1965, ao norte da cidade de Yokohama. A doação dos 100 carrinhos foi resultado do forte apoio da Nissan ao projeto e a missão do parque.

O objetivo da Nissan no desenvolvimento dos "Datsun Baby" era educar as crianças sobre as condições reais do trânsito e a segurança ao dirigir. O carro era baseado no Cony Guppy, pequena veículo de dois lugares e 200 cm² de cilindrada da Aichi Machine Industry Ltda que foi especialmente redesenhada pela Nissan para permitir que as crianças pudessem dirigir uma amostra em escala real de um veículo.

O "Datsun Baby" tinha suspensão independente igual aos veículos de corrida, com duplo braço na frente; transmissão automática com conversor de toque; limitador de velocidade (até 30 km/h); farois que atendiam à legislação de trânsito da época e design da carroceria que incorporava as tendências de carros esportivos da década de 1950.

A restauração foi feita pelo Clube Nissan de Restauração de Veículos, grupo de voluntários do Centro Técnico da Nissan, que inclui funcionários das divisões de desenvolvimento e pesquisa. Desde sua criação, em 2006, o clube vem ensinando as técnicas de restauração empregadas em carros do passado, além da cultura automotiva. Até dois carros históricos são restaurados por ano e o "Datsun Baby" é o 10º projeto do clube.

Assim como em outros trabalhos, as restaurações somente começaram após as especificações terem sido cuidadosamente estudadas e as partes degradadas identificadas. Com a ajuda de diversos fornecedores, o clube finalizou o "Datsun Baby" em pouco mais de nove meses. O carrinho será exposto em diversos eventos durante esse ano, inclusive na festa dos 50 anos do parque.


Mercedes-Benz apresenta nova geração do Unimog para a Europa



As versões do Unimog “extreme off-roader”, U 4023 e U 5023 "nariz curto", foram submetidas a uma renovação total, apresentando o conceito do motor no meio do veículo. O motor foi posicionado um metro para trás, o que ajuda não somente a acomodar os conjuntos necessários para atender o Euro 6, como permite a instalação da tomada de força diretamente no motor. Isso significa que os dispositivos podem operar independentemente do veículo estar sendo conduzido. Além disso, conforme a configuração do Unimog, continua disponível a tomada de força na transmissão.

O veículo se beneficia de sua proximidade com os modelos de série dos caminhões Mercedes-Benz. Ao compartilhar os processos de produção na fábrica de Wörth, na Alemanha, obtém uma produção extremamente eficiente, com alta qualidade garantida e acesso rápido às peças de reposição. 

A cabina do Unimog é clássica – ela define a aparência do veículo desde 1974 e isso se repete com o "extreme off-roader". A nova versão de série é 120 mm mais longa do que sua precedente e é também um pouco mais alta. Juntamente com a mudança dos controles da transmissão do console central para a alavanca da coluna da direção, isso resulta em condições generosas de espaço, substancialmente maiores dentro da cabina.

Por dentro o Unimog exibe uma nova gama de equipamentos, incluindo um volante de direção multifuncional, coluna de direção ajustável, botões multifuncionais, painel de instrumentos com tela grande e um sistema de aquecimento e ventilação aprimorado. Esse conjunto de elementos cria condições ideais de trabalho para o motorista.

O reposicionamento de muitos controles no console de teto torna muito mais fácil o movimento de passagem do banco do motorista para o do copiloto. A posição de assento na área de baixa vibração atrás do eixo dianteiro, juntamente com o novo conceito de montagem da cabina, asseguram maior comodidade de direção nas condições off-road. Assim, o motorista e os acompanhantes podem desfrutar de um conforto superior no novo Unimog, o que não é uma característica comum em veículos especializados dessa natureza.

A transmissão do Unimog foi otimizada e aprimorada, o que resulta em menores tempos de mudança, além do prolongamento da vida útil. A transmissão é operada por meio de alavanca na coluna da direção, que também é usada para controlar uma função eletrônica de ré rápida (EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis 8 marchas para frente e 6 para trás. Também há um grupo opcional para uso off-road com velocidades entre 2,5 e 35 km/h.

A segurança também foi aprimorada: o novo freio motor é um freio de descompressão de dupla velocidade que, no caso do OM 934, desenvolve uma potência de frenagem de até 180 kW. Cada cilindro do motor possui sua própria unidade de freio motor. A alta eficiência de frenagem reduz consideravelmente o desgaste dos sistemas de freios das rodas, melhorando muito a economia geral. O ABS off-road é item de série.

Como ocorre com todos os veículos comerciais Mercedes-Benz, as novas designações de modelos do Unimog incluem o valor do hp: 230 nesse caso. Os primeiros dois dígitos da designação referem-se ao tipo de veículo. As maiores diferenças entre os dois modelos vem da forma dos eixos e quadros, que assim afetam as cargas dos eixos e o peso bruto do veículo. No caso do U 4023, trata-se de um máximo de 10,3 toneladas e para o U 5023, um máximo de 14,5 toneladas.

O sistema “Tirecontrol plus” de controle de pressão dos pneus foi totalmente redesenhado. A pressão dos pneus pré-configurada para o tipo de uso agora pode ser ajustada simplesmente e de maneira confortável pelo mostrador no painel de instrumentos, selecionando-se os programas adequados: modos "Road" (estrada), "Sand" (areia) e "Rough Terrain" (terreno irregular).

Externamente, a grade do radiador com design moderno e dinâmico, bem como os novos parachoques com faróis de alta tecnologia, indicam claramente que uma nova geração do Unimog está operando ali. As luzes não só proporcionam uma excelente aparência ao veículo. Mais do que isso, asseguram melhor visibilidade, graças a um ângulo de iluminação mais amplo. Além disso, se desejado pelo cliente, um novo sistema de monitoramento por câmera também pode otimizar a visibilidade de todo o entorno, especialmente na região diretamente à frente do veículo – um acréscimo especialmente útil, por exemplo, quando se está operando um guincho ou conectando implementos na parte dianteira.

O conceito de acesso à cabina também foi totalmente revisado e isso agora pode ser feito com segurança e conforto por meio de dois ou três degraus, dependendo das necessidades do cliente. A cabina do Unimog pode ser basculada para serviços de manutenção e reparos. Na nova série de modelos, o Unimog continua disponível de fábrica com a característica "crewcab" (cabina da tripulação), que oferece espaço para até sete pessoas. 


A capacidade de operação em terrenos severos do Unimog continua inigualável. 

Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do Unimog serem soldados garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm, quando se está conduzindo em condições off-road.


Os eixos portantes, o baixo centro de gravidade e ângulos extremamente bons de entrada e de saída (44 graus na dianteira e 51 graus na traseira), bem como o amplo ângulo de rampa (34 graus) e sua capacidade de subida de aclives (45 graus), contribuem para tornar o Unimog um verdadeiro profissional fora de estrada. 

Esse novo Unimog se destaca também por cruzar regiões alagadas numa profundidade máxima de 1,20 m, além de um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus. Na condução em situações extremas, com o sistema de tração em todas as rodas acionado, o veículo é apoiado pelos bloqueios selecionáveis do diferencial e do sistema de controle de pressão.

Pneus simples sempre fizeram parte do conceito do Unimog – as rodas traseiras seguem precisamente as trilhas das rodas dianteiras e assim conseguem tirar vantagem de uma superfície mais firme, compactada pelas rodas dianteiras.

 O Unimog da Mercedes-Benz é um veículo robusto e confiável, projetado para longa vida útil em serviço. O quadro totalmente soldado e os componentes do chassi encapsulados indicam que ele foi projetado para enfrentar os mais altos níveis de esforço e fadiga. Os eixos são reforçados e todos os principais conjuntos são protegidos ou localizados em áreas protegidas – e isso também é verdade para a capacidade de passar por regiões alagadas até uma profundidade de 1,20 m. Além disso, se o ambiente esquentar demais, como nas situações de combate a incêndios, a proteção contra calor, disponível como opcional, entra em ação, preservando o veículo. Ela protege todos os tubos importantes, o tanque de AdBlue, o catalisador, as baterias e os conjuntos de freios contra as altas temperaturas.


Tudo isso explica por que o Unimog "extreme off-roader" desfruta de uma reputação excelente em todo o mundo. O uso em condições extremas fora de estrada é a ordem do dia para esses veículos. Eles encaram todo tipo de desafio: limpeza de neve pesada, combate a incêndios florestais, ajuda em catástrofes, operações de guindastes, construções de dutos, expedições, missões de resgate e por último, mas não menos importante, no transporte de passageiros.


O habitat natural do U 4023 e do U 5023 começa onde as estradas dão lugar às trilhas irregulares e campo aberto.  Um conjunto de equipamentos desenvolvido por especialistas e fabricantes de carroçarias significa que o Unimog consegue dominar as mais difíceis tarefas, mesmo em terrenos severos.

Volvo XC90, que chega ao Brasil no segundo semestre, recebe renomada premiação de design Red Dot

A Volvo Cars recebeu um dos melhores prêmios globais de design de produto, com o utilitário-esportivo de luxo, o Novo XC90. O prêmio Red Dot: Melhor dos Melhores é baseado na análise de 38 jurados especialistas internacionais, que contemplaram a Volvo pelo design pioneiro e pela alta qualidade do automóvel. O carro foi escolhido entre quase 5.000 produtos participantes, dentro de 31 categorias.

“O Novo XC90 é a vanguarda da nova direção de design da Volvo. Em nosso trabalho com esse carro, nós tivemos muito cuidado com a história da Volvo, o valor da autenticidade e com o design escandinavo. Mas, nós também demos alguns passos sólidos e progressivos à frente, mirando em um estilo de design e em um nível de execução que redefine nossos limites. Eu estou muito orgulhoso que nossa nova linha de design tenha ganhado o prestigiado Red Dot: Melhor dos Melhores,” afirma Thomas Ingenlath, Vice-Presidente de design da Volvo Cars.

O XC90 representa um novo começo para a Volvo em termos de filosofia de design e eleva o segmento de utilitário-esportivo de luxo a um novo patamar. Caracterizado pelo design preciso e pela atenção aos detalhes, o XC90 abre o caminho para a nova linha de design da Volvo redefinindo as assinaturas de estilo da marca. Isso inclui a nova dianteira da Volvo Cars, com o inédito logotipo, a grade flutuante e as luzes de posição “Martelo de Thor”, em formato de T.O design do XC90 se tornou possível graças à nova plataforma SPA (Scalabre Product Architecture), que será adotada nos próximos modelos da marca e que permite proporções dinâmicas e balanceadas para o novo XC90.

Levando a precisão e o design pioneiro para dentro do carro, o chefe de design da Volvo, Thomas Ingenlath, e seu time, criaram um interior relaxante, que combina finos materiais naturais como couro, madeira e cristal, com toques luxuosos do design escandinavo. Isso está explícito na forma na qual a Volvo abordou a reformulação dos painéis de instrumentos e de interação no carro, reduzindo a complexidade e criando uma interface única e intuitiva.

Red Dot: Melhor dos Melhores, premia o pioneirismo no design, é a maior premiação individual da categoria Red Dot: Design de Produto. Apenas os produtos mais inovadores da categoria recebem essa premiação – em 2015, apenas 81 produtos em 31 categorias receberam o aguardado selo de aprovação.

“Por 60 anos, os especialistas em design mais respeitados vão até Essen para premiar os melhores designs. Esse ano, avaliamos quase 5.000 produtos, um número recorde de entrantes – em um trabalho extenso para os jurados que avaliaram cada produto. Esse alto volume representa a importância desta premiação. Os vencedores da premiação Red Dot: Design de Produto 2015, entregaram um altíssimo nível de entrega e foram reconhecidos pela maior competição de design no mundo”, explica o professor Peter Zec, criador e presidente do Prêmio Red Dot.

O inovador utilitário esportivo da Volvo Cars, que será vendido no Brasil no segundo semestre de 2015, traz inéditas tecnologias de segurança e comodidade, além de inaugurar a nova linha de design da marca. O modelo de sete lugares também é o primeiro produto a utilizar a tecnológica plataforma SPA (Scalabre Product Architecture), que dará origem aos futuros modelos da marca.


A Volvo Cars, em seu lançamento, comercializou a série especial First Edition, da qual foram produzidas 1.927 unidades. Destas, 12 unidades foram vendidas no país.

COLUNA DO BORRACHA - Os relegados dão as cartas

VALENTINO ROSSI



Na Fórmula 1 a vitória da Ferrari e de Vettel, na Fórmula Indy Montoya com a Penske ressurge como uma das forças do ano e na MotoGP a aula de pilotagem de Valentino Rossi e sua Yamaha.


Clique e leia COLUNA DO BORRACHA.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Novo Duster 2016 chega com evoluções no design, melhor acabamento interno e mais conectividade

As novidades do Novo Duster 2016 estão no design, ainda mais atraente, no Media NAV, com mais conectividade, e em seu interior, que oferece mais conforto em função dos novos materiais no acabamento.

O design do Duster sempre foi um ponto forte do modelo por transmitir toda sua robustez. Na evolução do modelo 2016 este atributo está mais evidente (novos para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto e novas rodas) e trazem ainda, modernidade com os novos faróis dianteiros e as novas lanternas traseiras com LED.

Ao entrar no SUV logo o cliente encontra um interior mais atraente, com materiais de alta qualidade, mais suaves ao toque nas portas e nos bancos, novo acabamento na região central do painel em Black Piano, além do novo painel de instrumentos com nova iluminação.

Sobre conectividade, o Duster, que inovou no mercado ao oferecer o Media NAV em 2012, traz agora o Media NAV Evolution, com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: Temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring.

Portanto, quem procura um SUV espaçoso e com um design marcante mas não abre mão de conectividade e um ótimo acabamento, vai encontrar no Novo Duster 2016 a melhor opção. Outro destaque do modelo é que todas as versões do Renault Duster tem características de um verdadeiro off road: ângulo de entrada: 30º, ângulo de saída 34,5º e altura em relação ao solo de 21 cm.

O design é um dos pontos fortes do modelo e se intensificam no Novo Duster 2016. Chama a atenção as laterais, onde se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, com linhas musculosas, ligados pela saia, que transmitem força e personalidade.

As novidades na dianteira são: o novo para-choque, os novos faróis e a nova grade. O novo conjunto óptico revela imponência e dá ao mesmo tempo um toque de ousadia e sofisticação. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, dão mais força ao visual.

O novo para-choque dianteiro traz acabamentos em tom cinza. Outra novidade é a colmeia na parte inferior, o que reforça ainda mais a robustez.

na traseira o novo para-choque, as novas lanternas e o novo puxador da tampa do porta malas, formam um conjunto robusto e moderno, além dos refletores de luzes na parte inferior, que garantem mais segurança principalmente à noite. Mas o que chama mais a atenção são as lanternas em LED, que dão um toque de modernidade e sofisticação à traseira.

Já na lateral temos as novas rodas de 16 polegadas, disponíveis nas versões Expression e Dynamique. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades e com a inscrição Duster, transmitem mais força ao modelo.

Para reforçar ainda mais o espírito do verdadeiro mundo SUV, o Novo Duster 2016 chega na exclusiva cor Marrom Safari. A cor foi baseada nas tendências da moda, arquitetura, decoração, produtos de design e elementos da natureza que representam o universo do modelo. O Marrom Safari, além de remeter ao contato com a natureza, traz também refinamento e status. Em todas as versões, exceto na 4X4, vários detalhes internos do carro, como os contornos nas saídas de ar, são na cor marrom. Na versão 4x4 a cor se encontra no painel central e nos bancos.

Assim como os outros produtos da gama Renault, o design do Novo Duster 2016 foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.

Quem entra no novo Duster logo percebe as novidades no interior. Novos tecidos, novas cores, novos acabamento central em Black Piano, novo quadro de instrumentos, entre outras novidades.

O Novo Duster 2016 traz bancos com novos desenhos, mais confortáveis e anatômicos, equipados com espumas mais espessas, que garantem mais conforto e ergonomia.

O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator(GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.

No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, dá um toque de modernidade ao acabamento. Para a acomodação e organização de pertences, o modelo ganhou novos porta objetos nas portas, no painel e no console central.

São três diferentes tecidos conforme as versões e na versão 4X4 temos o acabamento do painel de instrumentos é sempre na cor marrom e, ainda, há a opção de bancos em couro também na tonalidade.

Na parte traseira, o amplo porta-malas de 475 Litros, o maior entre os principais concorrentes, agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.

O Novo Duster 2016 traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade e vidros com acionamento elétrico traseiro na versão Dynamique. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.

O Media NAV que equipa o Novo Duster 2016, agora na versão Evolution, e está mais moderno e com mais recursos. Além do GPS, Bluetooth e rádio, as novidades do Duster no sistema com tela sensível ao toque de sete polegadas, integrada ao painel, inclui visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático e as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

As motorizações 2.0 16V e 1.6 16V apresentam novidades no Novo Duster 2016, pois obtiveram evoluções em torque e potência.

O motor 2.0 16V ganhou 6cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.

No motor 1.6 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.

Versões
O Novo Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4x4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:


Expression 1.6 16V câmbio manual:  airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve. 

Dynamique 1.6 16V câmbio manual e Dynamique 2.0 16V câmbio manual e câmbio automático: os mesmos equipamentos da versão Expression 1.6 16V, mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores,  sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré. 

Dynamique 2.0 16V 4x4 câmbio manual: os mesmos equipamentos da versão Expression 2.0 16V, mais, bancos em couro (opcionais), para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.

Linha de acessórios
O Duster 2016 dispõe de uma linha completa de acessórios, desenvolvida especialmente para o modelo. Todos os componentes têm homologação e garantia de fábrica. Entre outros itens, são oferecidos, tapetes de tecido, engate traseiro de reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, sensor de estacionamento.




O cérebro da Audi para a autopilotagem: o controlador central de assistência à direção


O controlador central de assistência à direção (zFAS) é o coração dos futuros sistemas de autopilotagem em desenvolvimento pela Audi. Esse cérebro central usa processadores de última geração e de alto desempenho e chegará às linhas de modelos da marca no futuro próximo. 

Ele é um marco chave na trajetória para funções de direção novas e automatizadas e uma demonstração do papel pioneiro que a Audi está assumindo no campo da autopilotagem. A empresa especialista em tecnologias Delphi foi premiada com o contrato para sua produção do equipamento em série.

A Audi desenvolveu esse centro de controle em colaboração com líderes internacionais em tecnologia. Sob a direção da Audi, uma equipe de especialistas da TTTech, Mobileye, nVidia e Delphi desenvolveu conjuntamente os vários componentes de hardware e software. A Audi escolheu a Delphi como fornecedora do futuro sistema para o painel eletrônico do zFAS.

Uma ampla gama de informações de sensores é reunida no zFAS. O controlador usa isso para computar rapidamente um modelo completo das imediações do veículo e disponibiliza essas informações para os vários sistemas de assistência. Ele é, portanto, a interface central para todas as funções da autopilotagem. 

No momento, a maioria dos sistemas de assistência ao motorista é gerenciada por controladores espacialmente separados. No futuro, a Audi será a primeira fabricante de automóveis a implementar essa função em uma arquitetura de domínio central. A Audi adotou uma abordagem inovadora para consolidar as funções, os sensores necessários, os hardwares dos componentes eletrônicos e a arquitetura do software em um sistema central. Desde o início, o foco principal foi o conceito de segurança. 

Os componentes eletrônicos de alto desempenho são um pré-requisito para a computação de alta potência em um pacote compacto. O painel do zFAS é equipado tanto com o processador móvel EyeQ3 da Mobileye quanto com o novo Tegra K1 da nVidia. A tremenda potência computacional provida por essa solução corresponde a toda arquitetura eletrônica de um carro médio bem equipado. Graças ao alto grau de integração, o novo painel tem o tamanho aproximado de um tablete PC. Seu conceito modular torna o zFAS flexível e escalável e, assim, possibilita inovações futuras em todos os aspectos. 

A Audi também está trabalhando com fornecedores líderes nas suas áreas, tais como Bosch, Continental, Valeo e Delphi para desenvolver os sensores e elementos de atuação como os sistemas de frenagem e direção. O objetivo é desenvolver padrões comuns e oferecer aos clientes modernos sistemas de assistência ao motorista para proporcionar maior segurança, conforto e conveniência na estrada para uma direção totalmente automática.

No futuro próximo, o sistema Audi Connect permitirá que os carros pilotados da Audi também aprendam continuamente como eles são dirigidos. Os dados computados pelo painel do zFAS serão transferidos por meio da rede de telefonia celular — via LTE, onde estiver disponível — para um núcleo de dados de TI nas nuvens. Ele processará aqueles dados usando algoritmos para aprendizagem automática por meio da inteligência artificial, antes de enviar os dados de volta para o carro. O painel do zFAS ampliará continuamente seus recursos para dominar situações ainda mais complexas e de forma cada vez melhor. Os carros autopilotados da Audi serão aperfeiçoados cada vez mais todos os dias com cada nova situação que eles vivenciarem.


Mercedes-Benz Challenge faz estreia em Ribeirão Preto

O Mercedes-Benz Challenge fará no próximo fim de semana sua estreia no circuito de rua de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Será a primeira vez que os modelos CLA 45 AMG Racing Series e C250 ¬rasgarão as retas da pista montada no distrito industrial da cidade paulista. 

Em sua quinta temporada, esta será a primeira vez que o Mercedes-Benz Challenge correrá em Ribeirão Preto, por isso a expectativa dos pilotos é grande. Os carros devem atingir cerca de 200km/h de velocidade máxima e isso exige muita atenção por parte dos competidores em razão da proximidade entre o asfalto e os muros de proteção.

"No circuito de rua de Ribeirão Preto é preciso tirar tinta dos espelhos retrovisores para virar bons tempos", brinca o gaúcho Luiz Carlos Ribeiro, que estabeleceu a pole position para a primeira prova do ano para a categoria CLA 45 AMG Cup, em Goiânia, mas acabou por não largar em razão de uma penalização. "São três ou quatro curvas bastante difíceis e um traçado estreito, o que cria uma atmosfera única", definiu o competidor.

Ribeiro é um dos poucos pilotos da temporada atual que já conhece o traçado de Ribeirão Preto. Em 2013, ele e o paulista Fernando Fortes correram uma etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo na região. Como até hoje o Mercedes-Benz Challenge não disputou provas no circuito do interior paulista, o gaúcho espera que esta experiência prévia o ajude a, novamente, largar na frente.

Divisão das categorias - Em razão do grande número de carros no grid de largada do Mercedes-Benz Challenge - mais de 30 carros são esperados para a prova -, haverá uma alternância de categorias na pista em Ribeirão Preto. Os pilotos da divisão CLA 45 AMG largam às 8h40. Já os pilotos da categoria C250 correm à tarde, a partir das 14h15. 

Confira a programação do fim de semana: 

Sábado, 04/04
08h - 08h40 - 1º Treino (Grupo 1) Stock Car 
08h50 - 09h30 - 1º Treino (Grupo 2) Stock Car
09h40 - 10h10 - 1º Treino MBC - CLA AMG Cup
10h20 - 10h50 - 1º Treino MBC - C250 Cup
11h - 11h40 - 2º Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2º Treino (Grupo 2) Stock Car
12h40 - 13h10 - 2º Treino MBC - CLA AMG Cup
13h20 - 13h50 - 2º Treino MBC - C250 Cup
14h - 15h00 - Classificação Stock Car 
16h30 - 16h50 - Classificação MBC - CLA AMG 
17h - 17h20 - Classificação MBC - C250 Cup
19h - Run Stock Car

Domingo, 05/04
08h40 - Largada MBC - CLA AMG Cup (45 minutos de prova + 1 volta)
09h40 - Pódio MBC - CLA AMG Cup
11h - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)
14h15 - Largada MBC - C250 Cup (45 minutos de prova + 1 volta)
15h05 - Pódio MBC - C250 Cup
15h30 - 16h30 - Visitação aos boxes

Dupla vitória da Kia no Red Dot Design Awards 2015

A equipe de design da Kia Motors vibra mais uma vez com importantes conquistas no Red Dot Awards, concurso internacionais de design altamente respeitado que celebra seu 60o. aniversário em 2015, para o Kia Soul EV e novo SUV Kia Sorento. 

Nesta edição, o júri, formado por especialistas em design, premiou como “Vencedor” e “Menção Honrosa” o Kia Soul EV e o Kia Sorento, respectivamente, em reconhecimento aos seus excepcionais detalhes do projeto.

Desde que recebeu o seu primeiro prêmio neste concurso de design internacionalmente reconhecido, em 2009, os produtos da Kia se tornaram bem sucedidos a cada ano. No total, 13 modelos da marca já ganharam um Red Dot Award, além de muitos outros prêmios de design.

Estes não são os primeiros prêmios para o recém-lançado Kia Soul e Sorento. Ambos já foram contemplados com cobiçado IF Design Awards em 2014 e em 2015, respectivamente. O Kia Soul, irmão da versão elétrica EV também recebeu um Red Dot Award em 2014.

“Nossas equipes de design internacionais têm todos os motivos para se orgulhar das honras recebidas no Prêmio Red Dot 2015”, diz Peter Schreyer, presidente e chefe de design da Kia Motors Corporation e Hyundai Motor Company.

Ainda de acordo com o presidente, “a terceira geração do Kia Sorento teve seu desenho sutilmente alterado, dando um grande salto quando o assunto é qualidade. O novo modelo combina um espírito SUV clássico com um olhar premium,  particularmente visível no interior”.

O Red Dot Award: o maior concurso de design de produtos do mundo
O Red Dot Award é o maior concurso internacional de design de produtos do mundo. Este ano, 1.994 empresas de 56 países entraram com 4.925 novos produtos para conquistar um dos pontos vermelhos altamente cobiçados.
A competição, realizada desde 1955, pelo Centro de Design da Renânia do Norte-Vestfália, atribui grande importância à imparcialidade do seu júri altamente respeitado. Para evitar qualquer distorção, nenhum dos membros do júri pode ser um empregado da indústria de transformação.

No 60º ano do concurso, o júri internacional de designers freelancers, professores e jornalistas especializados de 25 países inclui designers de Werner Aisslinger (Alemanha), Hans Ehrich (Suécia), Jimmy Choo (Malásia), Hideshi Hamaguchi (Japão ), Martin Darbyshire (Reino Unido) e Ken Okuyama (Japão). Os produtos são julgados de acordo com critérios como funcionalidade, grau de inovação, ergonomia, qualidade formal e compatibilidade ecológica.

A apresentação oficial do Red Dot Awards será no dia 29 de junho, em Essen, na Alemanha, no Teatro Aalto, uma casa de ópera projetada por Alvar Aalto.

PIRELLI ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DE 2015 – VAGAS DE JULHO

A partir do dia 2 de abril, a Pirelli abre as inscrições para o Programa de Estágio Pirelli 2015 - Vagas de Julho. Os estudantes interessados em estagiar na fabricante de pneus devem inscrever-se no site da companhia: www.pirelli.com.br.

vagas disponíveis nas unidades fabris de Santo André (SP), Campinas (SP), Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS), além da Pneuac, que é a rede de lojas próprias da Pirelli.

Para candidatar-se a uma das 47 vagas, o estudante deve estar matriculado em um dos seguintes cursos do ensino técnico e superior, com formatura prevista para o período de Junho de 2017Administração, Arquitetura, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Relações Internacionais, Sistemas de informação, Técnico em Administração, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica e Técnico em Química.

“Creditamos o sucesso de nosso programa, com procura crescente por parte dos candidatos, à oportunidade de se desenvolver um trabalho consistente ao lado dos melhores profissionais da indústria”, celebra Antonia Magnusson, gerente de Recursos Humanos da Pirelli.



Programa de Estágio 2015 – Vagas de Julho

Período: 02/04/2015 a 20/05/2015
Inscriçõeswww.pirelli.com.br
Número de vagas: 47
Benefícios: bolsa auxílio, assistência médica, seguro de vida, auxílio farmácia, transporte fretado, auxílio transporte, vale refeição ou restaurante no local e desconto na compra de produtos da empresa




Mercedes-Benz realiza ação especial de venda do caminhão semipesado Atron 2324

A Mercedes-Benz, juntamente com o Banco Mercedes-Benz, lança uma ação especial de venda do caminhão semipesado Atron 2324/51 6x2 (básico), ano/modelo 2014. As condições são válidas em todo o território nacional, até o final do estoque de 150 unidades. 

“Entre os atrativos para os nossos clientes destaca-se o preço à vista de R$ 189.900,00 para esse modelo Atron, com ICMS de 12% e frete não incluso”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, os clientes podem optar pelas condições especiais do Finame PSI ou BNDES Procaminhoneiro”.

O financiamento via Finame PSI oferece, para micro, pequenas e médias empresas, taxa de juros de 0,76% ao mês, correspondendo a 9,5% ao ano, com carência de 3 ou 6 meses e prazo total de até 72 meses, com entrada obrigatória de 30% do valor do bem. Já para médias-grandes e grandes empresas, a taxa de juros é de 0,80% ao mês, correspondendo a 10% ao ano, com entrada obrigatória de 50% do valor do bem. Em ambos os casos, o financiamento pode ser ampliado para até 90% do bem com taxas pré-fixadas divulgadas mensalmente pelo BNDES.  
      
No financiamento do BNDES Procaminhoneiro a taxa de juros é de 0,72% ao mês, correspondente a 9% ao ano para pessoa física ou jurídica, com carência de 3 ou 6 meses e prazo total de 60 meses. Para essa modalidade é necessária a entrada de 30% do valor do veículo.

Em ambas as situações (Finame PSI ou BNDES Procaminhoneiro), o percentual faltante para completar 90% de parcela financiada pode ser atendido através de Capital de Giro, com um taxa de mercado.

Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da linha Atron – entre eles, o Atron 2324 6x2 – são legítimos representantes da tradição da marca no fornecimento de veículos robustos, resistentes, fortes, econômicos e com reduzido custo operacional. Eles atendem a múltiplas aplicações e oferecem o essencial para realizar o trabalho de maneira eficiente, com máxima disponibilidade.

Os caminhões Atron são indicados para curtas, médias e longas distâncias rodoviárias, para distribuição e transporte urbano de cargas e também para as operações fora de estrada nos setores da construção civil, mineração, madeira e cana-de-açúcar. Graças à diversidade de modelos, a linha Atron oferece amplas opções de escolha para empresas de transporte de carga ou de carga própria, bem como para os caminhoneiros autônomos que buscam um caminhão robusto e com ótimo custo operacional.

TMD/COBREQ AUMENTA SUA PARTICIPAÇÃO NAS LINHAS DE MOTOS RACING E TRAIL

Com o lançamento de pastilhas Cobreq, a TMD Friction do Brasil aumentou significativamente sua participação no mercado de reposição das linhas de motos Racing e Trail. São pastilhas traseiras para as marcas Yamaha, Honda, Aprilia, Ducati, KTM e MV Augusta, e dianteiras para a Kasinski.

O lançamento abrange 54 modelos da Ducati produzidos entre 1997 e 2002, como a Sport/Superesport 750, a Monster Evo 1100 e a Panigale 1199 (FOTO). Para a Yamaha são 17 lançamentos (2001/2014), como a XT 1200, XVS 1300 e a Tom 900. Na Honda as pastilhas abrangem modelos produzidos em 2008, 20010 e 2014: CB 1000 R ABS, CB 1000 R, VFR 800 F e VFR 1200 F.

Dez modelos das motos Aprilia – fabricadas entre 2001 a 2013 – agora também contam com pastilhas Cobreq na reposição, como os modelos RSV 1000, RSV4 1000 e ETV 1000, entre outros, assim como a MV Augusta (2012/2013) e seus modelos Brutale 675, Brutale 800, F3 675 e Rivale 800.

Agora as motos 2008, 2009, 2011 e 2012 da KTM (modelos RCB 1190, RCB 1190 R, RCB 1190 Superbike, RCB 1190 R Track e Super Duke R 1290) também estão abastecidas na reposição, assim como a CRZ 1500 Off Road, CRZ 150 Supermoto e Mirage 150 da Kasinski – estes três modelos fabricados em 2011.