O controlador central de assistência à direção (zFAS) é o coração dos futuros sistemas de autopilotagem em desenvolvimento pela Audi. Esse cérebro central usa processadores de última geração e de alto desempenho e chegará às linhas de modelos da marca no futuro próximo.
Ele é um marco chave na trajetória para
funções de direção novas e automatizadas e uma demonstração do papel pioneiro
que a Audi está assumindo no campo da autopilotagem. A empresa especialista em
tecnologias Delphi foi premiada com o contrato para sua produção do equipamento
em série.
A Audi
desenvolveu esse centro de controle em colaboração com líderes internacionais
em tecnologia. Sob a direção da Audi, uma equipe de especialistas da TTTech,
Mobileye, nVidia e Delphi desenvolveu conjuntamente os vários componentes de
hardware e software. A Audi escolheu a Delphi como fornecedora do futuro
sistema para o painel eletrônico do zFAS.
Uma ampla gama
de informações de sensores é reunida no zFAS. O controlador usa isso para
computar rapidamente um modelo completo das imediações do veículo e
disponibiliza essas informações para os vários sistemas de assistência. Ele é,
portanto, a interface central para todas as funções da autopilotagem.
No momento, a
maioria dos sistemas de assistência ao motorista é gerenciada por controladores
espacialmente separados. No futuro, a Audi será a primeira fabricante de
automóveis a implementar essa função em uma arquitetura de domínio central. A
Audi adotou uma abordagem inovadora para consolidar as funções, os sensores
necessários, os hardwares dos componentes eletrônicos e a arquitetura do
software em um sistema central. Desde o início, o foco principal foi o conceito
de segurança.
Os componentes
eletrônicos de alto desempenho são um pré-requisito para a computação de alta
potência em um pacote compacto. O painel do zFAS é equipado tanto com o
processador móvel EyeQ3 da Mobileye quanto com o novo Tegra K1 da nVidia. A
tremenda potência computacional provida por essa solução corresponde a toda
arquitetura eletrônica de um carro médio bem equipado. Graças ao alto grau de
integração, o novo painel tem o tamanho aproximado de um tablete PC. Seu
conceito modular torna o zFAS flexível e escalável e, assim, possibilita
inovações futuras em todos os aspectos.
A Audi também
está trabalhando com fornecedores líderes nas suas áreas, tais como Bosch,
Continental, Valeo e Delphi para desenvolver os sensores e elementos de atuação
como os sistemas de frenagem e direção. O objetivo é desenvolver padrões comuns
e oferecer aos clientes modernos sistemas de assistência ao motorista para
proporcionar maior segurança, conforto e conveniência na estrada para uma
direção totalmente automática.
No futuro
próximo, o sistema Audi Connect permitirá que os carros pilotados da Audi
também aprendam continuamente como eles são dirigidos. Os dados computados pelo
painel do zFAS serão transferidos por meio da rede de telefonia celular — via
LTE, onde estiver disponível — para um núcleo de dados de TI nas nuvens. Ele
processará aqueles dados usando algoritmos para aprendizagem automática por
meio da inteligência artificial, antes de enviar os dados de volta para o
carro. O painel do zFAS ampliará continuamente seus recursos para dominar
situações ainda mais complexas e de forma cada vez melhor. Os carros
autopilotados da Audi serão aperfeiçoados cada vez mais todos os dias com cada
nova situação que eles vivenciarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário