BMW i8: os conceitos e tecnologias do esportivo do futuro já fazem parte do presente
Será que a realidade atual
do BMW i8 é realmente o que todos aclamam como o futuro do supercarro? A que se
deve esse título? A resposta pode até parecer simples, mas a BMW trabalhou
muito para combinar um sistema inteligente de gerenciamento de propulsão híbrida
com desenvolvimentos estruturais de chassis impressionantes. E acredite, já é
possível realizar a compra do modelo aqui no Brasil, por cerca de R$ 800 mil.
O
BMW i8 simboliza a verdadeira visão de um esportivo moderno e sustentável, com
o seu fascinante conceito. O design altamente emocional revela proporções
dinâmicas que permitem “acelerar” o BMW i8 mesmo com o veículo parado. O que
visualizamos é a combinação da estética com a aerodinâmica, que se traduz na
máxima eficiência e absoluta performance. Um coeficiente aerodinâmico de 0,26
cx não deixa a menor dúvida quanto ao caráter esportivo do BMW i8, que exibe um
inédito design aerodinâmico em forma de cunha.
A
combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, além do
gerenciamento de energia inteligente, a potência máxima de 362 hp, que
proporciona ao modelo as características de desempenho de um autêntico carro
esportivo, atingindo de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, porém com consumo de
combustível e emissão de dióxido de carbono comparáveis aos carros compactos
mais eficientes do mercado.
A
vantagem do híbrido Plug-in reside na perfeita sincronização entre o motor
elétrico e o motor a combustão, que se manifesta na estrada por meio da mais
elevada eficiência e comportamento dinâmico. Uma visão transforma-se em
realidade. O BMW i8 é o primeiro automóvel esportivo do futuro.
O
motor elétrico do BMW i8 foi desenvolvido e produzido pelo BMW Group para este
projeto específico. A unidade desenvolve potência de 131 hp e entrega seu torque
máximo de 250 Nm ao primeiro toque no acelerador.
O
motor também pode impulsionar o veículo sozinho – a velocidade máxima, neste
caso, é de 120 km/h e a autonomia é de 35 quilômetros. O motor recebe a
potência da bateria de íons de lítio, que foi instalada na parte central do
carro, embaixo do assoalho.
Além
dela, o modelo também traz um inédito motor movido a gasolina de três cilindros
e injeção direta BMW TwinPower Turbo 1.5L, excepcionalmente compacto e de alto
desempenho, gerando uma potência de 231 hp, com torque máximo de 320 Nm. Os
quatro modos de condução COMFORT, ECO PRO, SPORT e o botão eDrive permitem
otimizar a performance do BMW i8, em função da situação de condução.
A
inovadora tecnologia BMW eDrive é o resultado de muitos anos de investigação e
desenvolvimento, no âmbito do programa tecnológico BMW EfficientDynamics. Três
importantes características do avançado sistema são responsáveis pelo
incomparável prazer de dirigir livre de emissões: o ágil motor elétrico
disponibiliza o torque máximo quase a partir do arranque, circulando o veículo
sem interrupção de potência até atingir a velocidade máxima. Os inovadores
acumuladores energéticos permitem combinar a bateria de alta tensão com o
sistema de arrefecimento, que mantém sempre a bateria a uma temperatura ótima,
aumentando a performance e sua vida útil.
A
interação entre o motor elétrico e a bateria e entre o motor elétrico e o motor
de combustão é coordenada por uma gestão energética inteligente, garantindo
sempre a máxima performance com um baixo consumo. O sistema de regeneração da
energia de frenagem permite aumentar eficientemente a autonomia elétrica do
veículo.
Para
compensar o peso extra da bateria, o BMW i8 recorre eficazmente a materiais
inovadores de baixo peso, incluindo parafusos em alumínio. Na construção da
célula de passageiros foram utilizados inovadores materiais compostos em fibras
de carbono, que são 50% mais leves do que o aço e 30% mais leves do que o
alumínio, oferecendo contudo uma elevada rigidez torcional e uma enorme
segurança, em caso de acidente. Uma parte essencial da inovadora arquitetura
LiveDrive que permite mudar tudo no BMW i8, até mesmo o futuro da condução
esportiva.
As
proporções típicas de um veículo esportivo pressupõem um extraordinário conceito
de construção de baixo peso. A arquitetura LifeDrive é constituída por duas
unidades funcionais separadas, exatamente adaptadas às exigências da construção
inteligente de baixo peso. O módulo Drive integra a carroceria em alumínio, a
bateria de alta tensão e os componentes propulsores integrados à frente e
atrás. O módulo Life consiste em uma célula de passageiros altamente resistente
e ultraleve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP), para
compensar o peso extra do motor elétrico e da bateria de alta tensão.
Com
o conceito LifeDrive o BMW i8 é o precursor da geração híbrida. O conceito de
construção de baixo peso pressupõe a máxima perfeição, para garantir a máxima
esportividade, sustentabilidade e eficiência na condução em estrada.
À
frente o motor elétrico, atrás o motor de combustão – o túnel de energia, onde
se encontram integradas as células com o acumulador de alta tensão, que se
estende ao longo do console central. A tecnologia híbrida, com a bateria de
íons de lítio inserida no túnel de energia, em combinação com o leve módulo de
carbono, permite ótima distribuição do peso, contribuindo para o baixo centro
de gravidade do BMW i8 e oferecendo extraordinária agilidade, tração e máxima
precisão direcional, em todas as situações.
As
espetaculares portas estilo tesouras concedem ao BMW i8 um caráter
inconfundível de automóvel esportivo. As portas de design fascinante formam um
destaque visual que se integra perfeitamente nas linhas da carroceria, de
concepção perfeitamente aerodinâmica. As portas abrem para cima.
O
BMW i8 dispõe de luzes frontais em LED de série, que se integram perfeitamente
ao conceito de veículo esportivo. Todos os outros componentes do conjunto de
luzes estão equipados com tecnologia LED. Os faróis baixos e altos encontram-se
posicionados na parte lateral exterior.
Os
opcionais faróis altos equipados com tecnologia laser são envolvidos por um aro
em U típico BMW i, incluindo as luzes de condução diurna, as luzes de presença
um pouco mais escuras e as luzes de mudança de direção integradas. Um segundo
aro laser, mais largo, reforça o cunho tridimensional dos faróis, com uma faixa
luminosa azul, indicando o caráter inovador do farol. O friso lateral dos
faróis deste equipamento com tecnologia laser apresenta cor brilhante
metalizada. O aspecto global deste inovador conceito de luzes torna
inconfundível o visual do BMW i8.
Dados
técnicos
Alcance
e tempo de recarga
Alcance
elétrico em km 35
Alcance
elétrico (média por cliente) em km
25-35
Alcance
máximo total em km >500
Capacidade
de ampliação da bateria de íons de lítio em
kWh 7.1
Tempo
de carga de bateria de alta voltagem em h a 16 A
(Wallbox) <2 o:p="">2>
Peso
Peso
sem carga em kg (EU) 1,490/-
Peso
máximo permissível em kgMax.
1,855
Carga
permitida em kg 365
Carga
permitida por eixo dianteiro/traseiro em kg 895/995
Motor
Potência
do sistema em kW (hp) 266 (362)
Motor
elétrico: potência em kW 96
Motor
elétrico: Torque máximo em Nm 250
Motor
de combustão interna: Cilindros/válvulas
3/4
Motor
de combustão interna: Capacidade em ccm
1,500
Motor
de combustão interna: Diâmetro/curso em
mm 94.6/82
Motor
de combustão interna: Potência máxima em kW (hp) a
1/min 170 (231)/5,800
Motor
de combustão interna: torque max. em Nm a 1/min 320/3,700
Motor
de combustão interna: Razão de compressão:
1 -
Desempenho
Velocidade
máxima no modo totalmente elétrico em km/h 120
Velocidade
máxima em
km/h 250
Aceleração
de 0-60 km/h em potência elétrica pura em
segundos 4.5
Aceleração
de 0-100 km/h em s 4.4
Retomada
de 80-120 km/h em segundos (4ª
marcha) 4.0
Retomada
de 80-120 km/h em segundos (5ª
marcha) 4.5
Rodas
Dimensões
dos pneus dianteiros (equipamento padrão) 195/50 R20
93W XL
Dimensões
dos pneus traseiros (equipamento
padrão) 215/45 R20 95W XL
Dimensões
dos pneus dianteiros (equipamento especial) 215/45 R20 95W XL
Dimensões
dos pneus traseiros (equipamento especial)
245/40 R20 99W XL
Dimensões
das rodas dianteiras (equipamento padrão)
7Jx20 H2 IS36
Dimensões
das rodas traseiras (equipamento
padrão) 7,5Jx20 H2 IS40
Dimensões
das rodas dianteiras (equipamento especial) 7,5Jx20 H2
IS40
Dimensões
das rodas traseiras (equipamento
especial) 8,5Jx20 H2 IS50
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do
Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção
AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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