Recém chegada ao Brasil, onde fez sua estreia oficial na Fetransrio
em novembro passado, a Iveco Bus, divisão de ônibus da CNH Industrial, anuncia
a venda de 21 unidades do chassi 170S28 para a Transcal, empresa de transporte
de passageiros do Rio Grande do Sul. Do total entregue, seis unidades serão
para transporte urbano, com carroceria Neobus MegaPlus, e quinze unidades para
fretamento, com carroceria Neobus New Road.
A Transcal já possui 20 veículos da marca e transporta
aproximadamente 50 mil passageiros por dia na região metropolitana de Porto
Alegre. "O fechamento do negócio é a confirmação de que temos um produto
de alta qualidade, pronto para atender o setor de transportes. Continuamos
investindo para oferecer um veículo moderno, confiável e com a durabilidade
comprovada para atuar nesse segmento", afirma Humberto Spinetti, diretor
de negócios de Ônibus e Veículos de Defesa da Iveco para a América Latina.
Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em
Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas chega para atender demandas de
aplicações para transporte urbano e intermunicipal. O veículo passou por mais
de 1,2 milhão quilômetros em testes realizados pela Iveco para validação dos
componentes e constatação da disponibilidade de uso do chassi. Além disso, o
170S28 rodou, em condições reais de uso, 600 mil quilômetros na fase de testes
com transportadoras.
O chassi 170S28U apresenta evoluções tecnológicas para
oferecer ao cliente a garantia de um produto robusto. Com um reforço
estrutural, o projeto foi pensado para dar resistência extra ao veículo nas
aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenção e diminuindo, por
exemplo, o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos
ônibus.
A força do modelo da Iveco Bus deve-se ao motor N67, da
FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com
sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima
de 280 cv, a maior do segmento. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na
faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade
de força em baixas rotações garante, de uma só vez, mais economia de
combustível e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de
marchas.
Desenvolver um veículo de transporte de passageiros
envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O
chassi 170S28 foi projetado também com esse foco. A transmissão utilizada é ZF,
manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas
e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho
operacional, sem deixar de lado a economia de combustível.
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