O Chile será o primeiro país na América Latina a receber
uma frota de ônibus equipada com opcionais do Pacote de Segurança Ativa da
Scania. O pacote está disponível na plataforma para ônibus rodoviários e reúne
um conjunto de funções de alta tecnologia desenvolvido especialmente para
aumentar a segurança no trânsito.
São 10 ônibus do modelo K400 IB6x2, com carroceria G7 1800
DD da Marcopolo, e foram adquiridos pelo Grupo ETM, empresa que opera no
transporte rodoviário do país há 50 anos. Os veículos estão equipados com dois
opcionais do Pacote de Segurança Ativa: o Lane Departure Warning (LDW), que
avisa o motorista se o ônibus estiver saindo da pista, e o Adaptive Cruise
Control (ACC), que auxilia na manutenção da distância em relação ao veículo à
frente.
O mercado chileno é um dos mais rigorosos da América
Latina na busca por dispositivos de segurança rodoviária, embora a demanda por
esses itens também esteja crescendo em outros países da região. “As normativas
do Chile quanto ao nível de segurança são muito altas, por esse motivo o
cliente procurou tecnologias mais avançadas, e a Scania entregou um pacote de
soluções adequado à necessidade dele”, explica André Oliveira, responsável pelo
portfólio de ônibus da Scania para a América Latina.
Além do LDW e do ACC, o Pacote de Segurança Ativa também
conta com uma terceira opção, a função Advanced Emergency Breaking (AEB), um
sistema de frenagem de emergência que evita colisão frontal. “Essas funções,
que já fazem parte do portfólio global da Scania para auxiliar o motorista na
condução segura, agora estão disponíveis para o portfólio de ônibus rodoviários
na América Latina”, acrescenta André.
Como
funcionam – O AEB
é um sistema de frenagem de emergência. Essa função alerta o motorista do risco
de colisão frontal em relação a um veículo em movimento ou parado à frente. O
sistema faz soar um alarme visual e sonoro para alertar do risco de colisão, e
caso o motorista não reaja o banco vibra e a velocidade do ônibus é reduzida
automaticamente. Se esses alertas não forem o suficiente, os freios são
acionados com a diminuição progressiva de velocidade de 10km/h por segundo. O
sistema AEB é ativado em velocidades acima dos 15km/h.
O LDW, conhecido também como sensor de advertência de
saída de pista, avisa o motorista, por meio de um sistema de vibração no banco,
caso o veículo esteja na iminência de atravessar involuntariamente a faixa da pista.
A função é ativada a partir de 60km/h.
O ACC, ou controle de cruzeiro adaptável, representa uma
comodidade para o motorista e o ajuda a manter-se a uma determinada
distância/intervalo de tempo do carro à frente. Essa distância pode ser
configurada pelo motorista.
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