A
Federal-Mogul anuncia que registrou crescimento de 5% em suas vendas no
primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Além disso,
admitiu novos funcionários para a sua fábrica de componentes de freios
instalada em Sorocaba, São Paulo, para atender a esse aumento, sobretudo no
mercado de reposição.
A informação,
que surpreende neste momento adverso, é de José Roberto Alves, diretor-geral da
empresa. “Estamos na contramão do mercado, em meio à avalanche de notícias
sobre demissões, layoffs, redução de jornadas, antecipação de férias e outras
ações para adequar o nível de produção ao das vendas. Desde a aquisição pela
Federal-Mogul da divisão Motorparts (materiais de fricção), no segundo semestre
do ano passado, promovemos diversas mudanças na fábrica e ampliamos o nosso
portfólio de produtos para o mercado de reposição”, destaca o
executivo.
Especialista em
administração na área de manufatura, José Roberto Alves comenta que as
dificuldades do mercado surgiram no momento em que se dedicava a assimilar o
conhecimento da nova fábrica que acabara de assumir; promover mudanças para
aumentar a produtividade; planejar a ampliação da gama de produtos, para
atender desde carros populares até modelos importados, e criar componentes para
reduzir os custos dos consumidores.
Em curto espaço
de tempo, a divisão Motorparts da Federal-Mogul promoveu a modernização da
fábrica, o lançamento da nova linha de pastilhas de freio STOP; a manutenção
dos modelos da tradicional linha Bendix; a ampliação da família Jurid para o
mercado de reposição e o relançamento da marca Ferodo, além de fluidos e
lubrificantes para todas as linhas de freios. Para ajudar os mecânicos a
instalarem corretamente os componentes, a divisão Motorparts criou o inédito
kit de alinhamento de pastilhas; o kit de substituição do sensor de desgaste,
que evita a necessidade de troca de todo o conjunto de pastilhas em caso de
quebra desse componente, além de outros kits para simplificar o trabalho dos
profissionais, reduzir custos para os proprietários e preservar o meio ambiente
com a redução e descarte de peças.
A queda do
volume de fornecimento de peças para as montadoras foi em torno de 20% até o
momento, mas com esse conjunto de ações, a Federal-Mogul ampliou a sua
participação no mercado de reposição e, na soma dos números, obteve a evolução
de 5% nos volumes globais de produção e de vendas. O próximo passo anunciado
por José Roberto Alves é o foco no mercado de exportação, para aproveitar os
benefícios da desvalorização do real e dar sequência à expansão da empresa no
mercado latino-americano.
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