Wagner Gonzalez |
O Bêbado e o
Equilibrista
Lewis Hamilton consolida domínio,
Ferrari mantém ameaça e F-1 segue a ressaca de uma boa prova em quatro
disputadas este ano. Período de três semanas para o GP da Espanha pode mudar o
equilíbrio dos dois grupos mais competitivos da categoria.
A obra de João Bosco tem
nuances e acordes que descrevem muito bem o recente GP do Bahrein, quarta etapa
do Campeonato Mundial de F-1, disputado domingo enquanto caía a noite no
traçado barenita, cuja largada foi às 18 horas locais . Se autoridades sauditas
só pareceram de preto, e sóbrios, no pódio da corrida, durante as 57 voltas da
prova muitas manchas engorduraram a corrida de vários pilotos, a começar por
Felipe Massa, cujo carro apagou no grid iniciando uma corrida para esquecer,
tamanha a dor pungente que ficou mais intensa com a boa atuação de Valteri
Bottas, que resistiu bravamente aos ataques de Sebastian Vettel no final da prova.
Os ferraristas que
sonhavam com a volta de Tião ao topo do pódio, tal qual ocorrera na Malásia,
tiveram que sorrir com o segundo lugar de Kimi Räikkönen, cuja estratégia
ousada garantiu um belo rabo de foguete para a Mercedes. Ele conseguiu algo
próximo a fazer chorar um Nico Rosberg às voltas com a falha dos freios do seu
carro que provocou a perda do segundo lugar, e um Lewis Hamilton, que teve
problemas semelhantes, mas cujo ritmo forte no início da prova não foi inútil.
O ataque da Ferrari nas corridas da Malásia e do Bahrein, porém, mostrou que
nessa linha de atuação a Scuderia pode
machucar a Mercedes.
A corrida barenita mostrou ainda que o australiano
Daniel Ricciardo chegará a Barcelona com o quarto motor novo instalado em seu
carro, mostrando a corda bamba que a Renault e a Red Bull vivem este ano. Isto
significa que se o australiano tiver outro motor quebrado este ano ele perderá
várias posições nos grids subseqüentes, uma vez que o regulamento de 2015
restringe a quatro o número de unidades de potência disponíveis por piloto
durante o campeonato. As duas equipes que dominam a temporada têm preocupações
diferentes: a Mercedes precisa sanar as falhas no sistema de freios e fazer
Nico Rosberg voltar a ser o que foi em 2014, enquanto a Ferrari pode resumir
suas prioridades em manter Vettel em clima de garoto que ainda não abriu todos
os presentes de Natal e Räikkönen com a mesma sede de vitórias.
F-Indy
Com o segundo lugar obtido
nas ruas de Long Beach no último fim de semana, o brasileiro Helio Castro Neves
chegou à vice-liderança da temporada 2015 da Indy Car. Helinho largou da pole
position mas na corrida não conseguiu recuperar a liderança assumida por Scott
Dixon. O líder da tabela de pontos e o colombiano Juan Pablo Montoya, que tem
119, três a mais que o brasileiro.
WG
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