Com foco na rentabilidade e eficiência da operação dos
clientes – leia-se economia de combustível, disponibilidade e segurança –, a
Scania registra números históricos na venda de motores industriais e
marítimos. No mercado global, a montadora sueca cresceu 22% em 2014, e
desse total o Brasil é responsável por 40%. “Como tendência, a América Latina
sempre teve resultados significativos, mas na geração de energia estamos
vivendo um momento especial. No ano passado crescemos 25%”, destaca Ciro
Pastore, gerente executivo de motores Scania para a América Latina.
Diversos fatores contribuem para o momento de franca
expansão dos negócios no mercado brasileiro: a necessidade de grupos geradores
para acionar as termelétricas por conta da crise hídrica é um deles. “Assim
como para caminhões e ônibus, em motores oferecemos aos nossos clientes
soluções que combinam eficiência e redução do custo operacional, e no caso de
geração de energia conseguimos chegar a até 10%. Isso faz toda a diferença”,
conta Pastore.
A locação de equipamentos para eventos relacionados à
Copa do Mundo de futebol, à agenda de shows e aos preparativos para a Olimpíada
em 2016 também desponta como um dos motivos para o cenário positivo. “No ano
passado vendemos 118 motores (50 MW) e foram instaladas 660 unidades
estacionárias de geração de energia (200 MW) entre estádios e aeroportos”,
conta o executivo. “Esse segmento deve permanecer aquecido até meados de 2016
com a programação de eventos corporativos e as obras da Olimpíada no Rio
de Janeiro.”
A configuração dos motores Scania apresenta vantagens. “A
capacidade de oferecer motores adequados às diversas aplicações deve-se às
características Scania: mais eficientes na relação KW/área, consomem menos
combustível e têm o menor custo de manutenção. Dessa forma os motores Scania
são reconhecidos pelo mercado de geração de energia como a melhor relação
custo-benefício”, enfatiza Pastore.
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