Sonoridade
quente e profunda, excitante aceleração e muita potência - os motores
cinco-cilindros da Audi são legendários. Potência de 270 kW (367 hp) e 465 Nm
de torque - a Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais
potente do segmento premium. Com seu poderoso motor turbo de cinco cilindros, o
modelo de cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade
máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente.
O pacote
completo do Audi RS 3 Sportback é complementado pelo preciso detalhamento
interno e externo e uma generosa relação de equipamentos.
O 2.5 TFSI
do novo Audi RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de
impulsão, respostas agressivas e sua experiência acústica única. O profundo
rugido, respaldado pelo ritmo da sequência 1- 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos
cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos
condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para
proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a
solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps através
do sistema Audi drive select. O sistema de escapamento RS foi projetado para
facilitar o fluxo de gases. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um
sistema de escapamento esportivo como opção.
A unidade de
cinco cilindros produz 367 hp e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma
impressionante potência específica de 108,9 kW (148 hp) por litro.
Dirigibilidade impressionante O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a
1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h
em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. São necessários apenas 5,8 segundos
para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.
O 2.5 TFSI
catapulta o Audi RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos - a melhor
aceleração em sua classe. A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250
km/h. A velocidade máxima pode ser elevada opcionalmente para 280 km/h, uma
opção única no segmento dos carros esportivos compactos. Quanto ao consumo, o
novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior. Um sistema de
recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema
start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente
contribuem para isso.
A
transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor
2.5 TFSI. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de
duas caixas de câmbio em uma única carcaça. O processo de troca direta de
marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da
força do motor, através da abertura e fechamento simultâneos das duas
embreagens. Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a
integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que
nunca. Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é
acompanhada por uma dupla debreagem.
O sistema
quattro de tração integral transfere a força do motor 2.5 TFSI para a estrada
com extrema facilidade. Seu componente central é a embreagem multidiscos
controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este novo
mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de
pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade
para o Audi RS 3 Sportback. Ela distribui o torque disponível entre os
eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos. Dependendo do estilo de
condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque
disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.
Com sua
configuração altamente esportiva, ele utiliza todas as informações relevantes
disponíveis, tais como o ângulo de esterço da direção. No modo dynamic e quando
o Sistema Eletrônico de Controle de Estabilidade (ESC) está em modo esportivo,
a força é transmitida mais rapidamente e com mais intensidade para o eixo
traseiro, garantindo uma dirigibilidade ainda melhor e dando ao novo Audi RS 3
Sportback uma direção mais ágil e direta. Isto permite que o motorista consiga
até mesmo realizar derrapagens controladas em superfícies de baixa aderência. O
eixo dianteiro traz o carro de volta à linha reta nas saídas de curvas.
A vetorização de
torque torna a condução do Audi RS 3 Sportback ainda mais perfeita. Em curvas
rápidas, ele freia ligeiramente as rodas internas à curva, que estão sujeitas a
uma carga menor. Isto permite que as duas rodas externas de cada eixo transmitam
mais força para a estrada. Graças à diferença das forças propulsivas, o carro
aponta ligeiramente para o interior da curva e ajuda o motorista a manter uma
condução esportiva.
O chassi
complementa perfeitamente o dinamismo do trem de força. Precisamente
guiado por sua direção sensitiva, o novo Audi RS 3 Sportback percorre todos os
tipos de curvas com rapidez e estabilidade. Seus limites são muito altos e
negociáveis sem esforço.
A rígida
suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 milímetros, em comparação com
o A3 Sportback. O sistema Audi magnetic ride com amortecimento adaptativo é
oferecido como opcional. Seu gerenciamento é integrado ao sistema Audi
drive select dynamic handling, que inclui os modos comfort, auto, dynamic e
individual.
O novo e
dinâmico modelo topo de linha da série A3 roda sobre aros de alumínio fundido
de 19 polegadas com design de cinco raios estilo rotor e pneus 235/35. A
Audi oferece opcionalmente rodas polidas de 19 polegadas com visual
titânio fosco ou preto antracito de alto brilho. Como opção, os pneus
podem ser nos tamanhos 255/30 na dianteira e 235/35 nas rodas traseiras.
Entre as
tecnologias que diferenciam o novo Audi RS 3 Sportback de seus concorrentes
estão os discos de freios opcionais de fibra de carbono e cerâmica para o eixo
dianteiro. Eles também medem 370 milímetros e contam com pinças pintadas de
cinza antracito. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) dispõe de um
modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado, bastando apertar
um botão por algum tempo.
Num carro
esportivo, a relação peso-potência desempenha um papel fundamental. No
novo Audi RS 3 Sportback, cada hp tem que movimentar apenas 4,14 quilos. O
prático compacto de cinco portas tem peso líquido (sem o motorista) de apenas
1.520 quilogramas, 55 quilos menos que seu antecessor.
O novo modelo
topo de linha da série A3 revela seu potencial à primeira vista. A grade
Singleframe tem moldura em alumínio fosco e grade tipo colmeia em preto com
alto brilho. O ar flui para o interior do motor através da entrada
localizada sob a moldura da placa. As grandes entradas de ar emolduradas
laterais fornecem ar para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do
óleo da transmissão. A lâmina integrada ao spoiler dianteiro se estende para
cima no interior das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical.
Visto de perfil,
os para-lamas dianteiros alargados, as saias laterais cinzeladas, as carenagens
dos espelhos com aparência de alumínio fosco e o grande defletor de teto
traseiro do Audi RS 3 Sportback capturam imediatamente o olhar do observador. O
para-choques saliente, um difusor preto em alto brilho destacado no
para-choques com grade tipo colmeia e quatro barras, além das duas grandes
ponteiras ovais compõem a ousada traseira. Distintivos RS 3 adornam a grade
Singleframe e a tampa traseira.
Quem aprecia uma
maior individualização pode solicitar itens adicionais, inclusive uma cobertura
do motor em fibra de carbono. Os pacotes de estilo em alumínio e preto
brilhante também são especialmente atraentes. Além dos detalhes exteriores com
superfícies diferenciadas, eles também incluem um logotipo quattro em cinza
titânio na entrada de ar. As oito cores disponíveis incluem duas novas
tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas. Esta última é
exclusividade do Audi RS 3 Sportback.
O interior do
novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos
RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras
contrastantes em cinza. O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro
e Alcantara, tem base achatada. A alavanca seletora do câmbio também tem design
especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um
termômetro de óleo e um cronômetro. Um indicador de pressão do turbo fica no
mostrador do conta-giros.
Os sistemas de
infotainment e de assistência ao condutor da série A3, incluindo o MMI
navigation plus com MMI touch, são disponíveis sem restrições para o novo topo
de linha. Os pacotes de conforto e conveniência incluem itens como bancos
dianteiros aquecíveis com controles elétricos, apoios lombares com quatro
regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensor para
luz e chuva.
As entregas do
poderoso modelo de cinco portas estão previstas para começar na metade de 2015
na Europa e no último trimestre do ano no Brasil. O modelo anterior foi
um grande sucesso e a Audi espera que o novo RS 3 Sportback repita o desempenho
nas vendas. Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance
que desenvolve e constrói as pontas de lança esportivas do portfólio da AUDI AG,
conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4
Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.
Nenhum comentário:
Postar um comentário