quarta-feira, 15 de abril de 2015

Potência compacta – o novo Audi RS 3 Sportback


Sonoridade quente e profunda, excitante aceleração e muita potência - os motores cinco-cilindros da Audi são legendários. Potência de 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque - a Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium. Com seu poderoso motor turbo de cinco cilindros, o modelo de cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente.

O pacote completo do Audi RS 3 Sportback é complementado pelo preciso detalhamento interno e externo e uma generosa relação de equipamentos.

 O 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e sua experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência 1- 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi.  Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps através do sistema Audi drive select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sistema de escapamento esportivo como opção.

A unidade de cinco cilindros produz 367 hp e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 108,9 kW (148 hp) por litro. Dirigibilidade impressionante O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. São necessários apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.

O 2.5 TFSI catapulta o Audi RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos - a melhor aceleração em sua classe.  A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h. A velocidade máxima pode ser elevada opcionalmente para 280 km/h, uma opção única no segmento dos carros esportivos compactos. Quanto ao consumo, o novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.

A transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio em uma única carcaça. O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, através da abertura e fechamento simultâneos das duas embreagens. Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que nunca.  Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma dupla debreagem.

O sistema quattro de tração integral transfere a força do motor 2.5 TFSI para a estrada com extrema facilidade. Seu componente central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico.  Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback.  Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.

Com sua configuração altamente esportiva, ele utiliza todas as informações relevantes disponíveis, tais como o ângulo de esterço da direção. No modo dynamic e quando o Sistema Eletrônico de Controle de Estabilidade (ESC) está em modo esportivo, a força é transmitida mais rapidamente e com mais intensidade para o eixo traseiro, garantindo uma dirigibilidade ainda melhor e dando ao novo Audi RS 3 Sportback uma direção mais ágil e direta. Isto permite que o motorista consiga até mesmo realizar derrapagens controladas em superfícies de baixa aderência. O eixo dianteiro traz o carro de volta à linha reta nas saídas de curvas.

A vetorização de torque torna a condução do Audi RS 3 Sportback ainda mais perfeita. Em curvas rápidas, ele freia ligeiramente as rodas internas à curva, que estão sujeitas a uma carga menor. Isto permite que as duas rodas externas de cada eixo transmitam mais força para a estrada. Graças à diferença das forças propulsivas, o carro aponta ligeiramente para o interior da curva e ajuda o motorista a manter uma condução esportiva.

O chassi complementa perfeitamente o dinamismo do trem de força.  Precisamente guiado por sua direção sensitiva, o novo Audi RS 3 Sportback percorre todos os tipos de curvas com rapidez e estabilidade. Seus limites são muito altos e negociáveis sem esforço.

 A rígida suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 milímetros, em comparação com o A3 Sportback. O sistema Audi magnetic ride com amortecimento adaptativo é oferecido como opcional.  Seu gerenciamento é integrado ao sistema Audi drive select dynamic handling, que inclui os modos comfort, auto, dynamic e individual.

O novo e dinâmico modelo topo de linha da série A3 roda sobre aros de alumínio fundido de 19 polegadas com design de cinco raios estilo rotor e pneus 235/35.  A Audi oferece opcionalmente  rodas polidas de 19 polegadas com visual titânio fosco ou preto antracito de alto brilho.  Como opção, os pneus podem ser nos tamanhos 255/30 na dianteira e 235/35 nas rodas traseiras.

Entre as tecnologias que diferenciam o novo Audi RS 3 Sportback de seus concorrentes estão os discos de freios opcionais de fibra de carbono e cerâmica para o eixo dianteiro. Eles também medem 370 milímetros e contam com pinças pintadas de cinza antracito.  O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado, bastando apertar um botão por algum tempo.

Num carro esportivo, a relação peso-potência desempenha um papel fundamental.  No novo Audi RS 3 Sportback, cada hp tem que movimentar apenas 4,14 quilos. O prático compacto de cinco portas tem peso líquido (sem o motorista) de apenas 1.520 quilogramas, 55 quilos menos que seu antecessor.


O novo modelo topo de linha da série A3 revela seu potencial à primeira vista. A grade Singleframe tem moldura em alumínio fosco e grade tipo colmeia em preto com alto brilho.  O ar flui para o interior do motor através da entrada localizada sob a moldura da placa. As grandes entradas de ar emolduradas laterais fornecem ar para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do óleo da transmissão. A lâmina integrada ao spoiler dianteiro se estende para cima no interior das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical.

Visto de perfil, os para-lamas dianteiros alargados, as saias laterais cinzeladas, as carenagens dos espelhos com aparência de alumínio fosco e o grande defletor de teto traseiro do Audi RS 3 Sportback capturam imediatamente o olhar do observador. O para-choques saliente, um difusor preto em alto brilho destacado no para-choques com grade tipo colmeia e quatro barras, além das duas grandes ponteiras ovais compõem a ousada traseira. Distintivos RS 3 adornam a grade Singleframe e a tampa traseira.

Quem aprecia uma maior individualização pode solicitar itens adicionais, inclusive uma cobertura do motor em fibra de carbono. Os pacotes de estilo em alumínio e preto brilhante também são especialmente atraentes. Além dos detalhes exteriores com superfícies diferenciadas, eles também incluem um logotipo quattro em cinza titânio na entrada de ar. As oito cores disponíveis incluem duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas.  Esta última é exclusividade do Audi RS 3 Sportback.

O interior do novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras contrastantes em cinza. O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro e Alcantara, tem base achatada. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Um indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros.

Os sistemas de infotainment e de assistência ao condutor da série A3, incluindo o MMI navigation plus com MMI touch, são disponíveis sem restrições para o novo topo de linha. Os pacotes de conforto e conveniência incluem itens como bancos dianteiros aquecíveis com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensor para luz e chuva.


As entregas do poderoso modelo de cinco portas estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil.  O modelo anterior foi um grande sucesso e a Audi espera que o novo RS 3 Sportback repita o desempenho nas vendas. Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as pontas de lança esportivas do portfólio da AUDI AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.

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