Com a finalidade de atender as exigentes demandas
dos motores de veículos comerciais atuais - em termos de quilometragem, vida
útil e resistência -, os fabricantes já estão recorrendo a pistões de aço. A KS Kolbenschmidt GmbH é um fabricante que
há vários anos produz pistões de aço em grande escala. E suas fábricas,
localizadas na Alemanha, México e América do Norte, têm exportado uma grande
variedade destes produtos para veículos rodoviários ou fora de estrada.
Ainda
estão em desenvolvimento os pistões de 95 a 150 mm para 19 séries de veículos
comerciais, nos quais a KS prioriza a redução de consumo de combustível. São
dois modelos de pistão, o primeiro otimiza o processo de resfriamento (menor
consumo de óleo de refrigeração) e o segundo tem uma altura geral mínima que.
em conjunto com uma biela alongada, permite
uma redução nas forças de atrito.
Além
da confiabilidade, a economia de combustível é o que mais vem atraindo a
atenção dos fabricantes de veículos comerciais. Tendo isto em mente, a KS está
trabalhando na próxima geração de pistões de aço com base nos projetos
comprovados KS Monoblock (peça única de aço) e Steelteks designs, que é um
projeto de pistão em aço com objetivo de reduzir ao máximo o peso do pistão,
chegando próximo ao peso de um pistão de alumínio.
Ambos
garantem menor consumo de combustível. O pistão KS Monoblock utiliza, de forma
eficiente, o óleo de arrefecimento fornecido pelo motor, enquanto a redução de
combustível é alcançada por meio da melhoria na saída do motor. Já o Steelteks,
mais curto e com uma biela alongada, garante forças reduzidas de fricção.
Atualmente
a KS desenvolve sua quarta geração de pistões de aço Monoblock, que
efetivamente reduz a temperatura. Este modelo tem, além da passagem externa
normal, uma outra circular para o líquido de arrefecimento, que é preenchido
com óleo por meio de um bocal firmemente fixado ao cárter. Sua alta eficiência
de refrigeração, no futuro permitirá uma redução de volume no líquido de
arrefecimento necessário que, por sua vez, permite a possibilidade da
instalação de bombas de óleo de refrigeração menores para a redução do consumo
de combustível.
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