As versões do
Unimog “extreme off-roader”, U 4023 e U 5023 "nariz curto", foram submetidas a uma renovação total, apresentando o conceito do motor
no meio do veículo. O motor foi posicionado um metro para trás, o que ajuda não
somente a acomodar os conjuntos necessários para atender o Euro 6, como permite
a instalação da tomada de força diretamente no motor. Isso significa que os
dispositivos podem operar independentemente do veículo estar sendo conduzido.
Além disso, conforme a configuração do Unimog, continua disponível a tomada de
força na transmissão.
O veículo se
beneficia de sua proximidade com os modelos de série dos caminhões
Mercedes-Benz. Ao compartilhar os processos de produção na fábrica de Wörth, na
Alemanha, obtém uma produção extremamente eficiente, com alta qualidade
garantida e acesso rápido às peças de reposição.
A cabina do
Unimog é clássica – ela define a aparência do veículo desde 1974 e isso se
repete com o "extreme off-roader". A nova versão de série é 120 mm
mais longa do que sua precedente e é também um pouco mais alta. Juntamente com
a mudança dos controles da transmissão do console central para a alavanca da
coluna da direção, isso resulta em condições generosas de espaço,
substancialmente maiores dentro da cabina.
Por dentro o
Unimog exibe uma nova gama de equipamentos, incluindo um volante de direção
multifuncional, coluna de direção ajustável, botões multifuncionais, painel de
instrumentos com tela grande e um sistema de aquecimento e ventilação
aprimorado. Esse conjunto de elementos cria condições ideais de trabalho para o
motorista.
O
reposicionamento de muitos controles no console de teto torna muito mais fácil
o movimento de passagem do banco do motorista para o do copiloto. A posição de
assento na área de baixa vibração atrás do eixo dianteiro, juntamente com o
novo conceito de montagem da cabina, asseguram maior comodidade de direção nas
condições off-road. Assim, o motorista e os acompanhantes podem desfrutar de um
conforto superior no novo Unimog, o que não é uma característica comum em
veículos especializados dessa natureza.
A transmissão do
Unimog foi otimizada e aprimorada, o que resulta em menores tempos de mudança,
além do prolongamento da vida útil. A transmissão é operada por meio de
alavanca na coluna da direção, que também é usada para controlar uma função
eletrônica de ré rápida (EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis 8
marchas para frente e 6 para trás. Também há um grupo opcional para uso
off-road com velocidades entre 2,5 e 35 km/h.
A segurança
também foi aprimorada: o novo freio motor é um freio de descompressão de dupla
velocidade que, no caso do OM 934, desenvolve uma potência de frenagem de até
180 kW. Cada cilindro do motor possui sua própria unidade de freio motor. A
alta eficiência de frenagem reduz consideravelmente o desgaste dos sistemas de
freios das rodas, melhorando muito a economia geral. O ABS off-road é item de
série.
Como ocorre com
todos os veículos comerciais Mercedes-Benz, as novas designações de modelos do
Unimog incluem o valor do hp: 230 nesse caso. Os primeiros dois dígitos da
designação referem-se ao tipo de veículo. As maiores diferenças entre os dois
modelos vem da forma dos eixos e quadros, que assim afetam as cargas dos eixos
e o peso bruto do veículo. No caso do U 4023, trata-se de um máximo de 10,3
toneladas e para o U 5023, um máximo de 14,5 toneladas.
O sistema
“Tirecontrol plus” de controle de pressão dos pneus foi totalmente redesenhado.
A pressão dos pneus pré-configurada para o tipo de uso agora pode ser ajustada
simplesmente e de maneira confortável pelo mostrador no painel de instrumentos,
selecionando-se os programas adequados: modos "Road" (estrada),
"Sand" (areia) e "Rough Terrain" (terreno irregular).
Externamente, a
grade do radiador com design moderno e dinâmico, bem como os novos parachoques
com faróis de alta tecnologia, indicam claramente que uma nova geração do
Unimog está operando ali. As luzes não só proporcionam uma excelente aparência
ao veículo. Mais do que isso, asseguram melhor visibilidade, graças a um ângulo
de iluminação mais amplo. Além disso, se desejado pelo cliente, um novo sistema
de monitoramento por câmera também pode otimizar a visibilidade de todo o
entorno, especialmente na região diretamente à frente do veículo – um acréscimo
especialmente útil, por exemplo, quando se está operando um guincho ou
conectando implementos na parte dianteira.
O conceito de
acesso à cabina também foi totalmente revisado e isso agora pode ser feito com
segurança e conforto por meio de dois ou três degraus, dependendo das
necessidades do cliente. A cabina do Unimog pode ser basculada para serviços de
manutenção e reparos. Na nova série de modelos, o Unimog continua disponível de
fábrica com a característica "crewcab" (cabina da tripulação), que
oferece espaço para até sete pessoas.
A capacidade de
operação em terrenos severos do Unimog continua inigualável.
Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por
exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do Unimog serem soldados
garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm,
quando se está conduzindo em condições off-road.
Os eixos
portantes, o baixo centro de gravidade e ângulos extremamente bons de entrada e
de saída (44 graus na dianteira e 51 graus na traseira), bem como o amplo
ângulo de rampa (34 graus) e sua capacidade de subida de aclives (45 graus),
contribuem para tornar o Unimog um verdadeiro profissional fora de
estrada.
Esse novo Unimog
se destaca também por cruzar regiões alagadas numa profundidade máxima de 1,20
m, além de um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus. Na condução em
situações extremas, com o sistema de tração em todas as rodas acionado, o
veículo é apoiado pelos bloqueios selecionáveis do diferencial e do sistema de
controle de pressão.
Pneus simples
sempre fizeram parte do conceito do Unimog – as rodas traseiras seguem
precisamente as trilhas das rodas dianteiras e assim conseguem tirar vantagem
de uma superfície mais firme, compactada pelas rodas dianteiras.
O Unimog da
Mercedes-Benz é um veículo robusto e confiável, projetado para longa vida útil
em serviço. O quadro totalmente soldado e os componentes do chassi encapsulados
indicam que ele foi projetado para enfrentar os mais altos níveis de esforço e
fadiga. Os eixos são reforçados e todos os principais conjuntos são protegidos
ou localizados em áreas protegidas – e isso também é verdade para a capacidade
de passar por regiões alagadas até uma profundidade de 1,20 m. Além disso, se o
ambiente esquentar demais, como nas situações de combate a incêndios, a
proteção contra calor, disponível como opcional, entra em ação, preservando o
veículo. Ela protege todos os tubos importantes, o tanque de AdBlue, o
catalisador, as baterias e os conjuntos de freios contra as altas temperaturas.
Tudo isso
explica por que o Unimog "extreme off-roader" desfruta de uma
reputação excelente em todo o mundo. O uso em condições extremas fora de
estrada é a ordem do dia para esses veículos. Eles encaram todo tipo de
desafio: limpeza de neve pesada, combate a incêndios florestais, ajuda em
catástrofes, operações de guindastes, construções de dutos, expedições, missões
de resgate e por último, mas não menos importante, no transporte de
passageiros.
O habitat
natural do U 4023 e do U 5023 começa onde as estradas dão lugar às trilhas
irregulares e campo aberto. Um conjunto de equipamentos desenvolvido por
especialistas e fabricantes de carroçarias significa que o Unimog consegue
dominar as mais difíceis tarefas, mesmo em terrenos severos.
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