sábado, 26 de setembro de 2015

Mariah Carey, robôs, um urso e uma garrafa de chá verde de 50 mil euros: como a Nissan desenvolve seus crossovers

A cantora norte-americana Mariah Carey pode até não saber, mas tem papel crucial no desenvolvimento de todos crossovers da Nissan. O mesmo vale para um urso marrom e uma seleção de taças e garrafas de vários lugares do mundo.

Líder do mercado de crossovers, a marca japonesa revela pela primeira vez as avaliações extremas para testar seus carros novos, incluindo os modelos X-Trail, Juke e o recordista Qashqai.

A engenharia rigorosa da Nissan tem o objetivo nesses testes de replicar o uso que os clientes farão no dia a dia, inclusive, muitas vezes, de forma árdua. Este rigor assegura aos consumidores a qualidade e a durabilidade de primeira classe da Nissan, que sempre considera as tendências de mercado e as necessidades dos clientes. Desde a concepção do seu primeiro crossover, em 2007, a Nissan conduziu mais de 150 mil testes relacionados a este tipo de modelo, que incluem:

Uso de robôs especiais para abrir e fechar as janelas pelo menos 30 mil vezes por cada modelo

Importação de areia vulcânica do Japão para testes contra arranhões e que asseguram a durabilidade do mecanismo dos vidros elétricos

Ativação dos limpadores do para-brisa por 480 horas, em diferentes velocidades e condições climáticas

Acionamento das alavancas de luz de direção em ambos os lados 2,25 milhões de vezes em todos os modelos

Utilização dos rádios, no mais alto volume, por 1.200 dias (totalizando 1.728.000 minutos), usando faixas de músicas especificamente selecionadas conforme diferentes timbres e batidas. Isto inclui desde Mariah Carey, por suas notas mais altas, quanto o gutural baixo característico da música eletrônica alemã

Queda de pesos para garantir que o teto solar suporta o peso de um urso marrom

Uso de uma série de taças, garrafas e recipientes para checar a funcionalidade dos inúmeros porta-copos

A dedicação à perfeição dos engenheiros é tanta que eles também decidiram redesenhar o porta-copos da porta frontal do Qashqai quando perceberam que a nova garrafa de uma popular marca de chá verde não caberia, caso a peça não fosse remodelada. Para não arriscar a insatisfação dos clientes, o design foi modificado por um custo de mais de 50 mil euros.

Os mesmos engenheiros e seus ajudantes-robôs também abriram os capôs dos crossovers coletivamente mais de 48 mil vezes e as portas mais de 1,2 milhão de vezes. Pode parecer extremo, mas é necessário antecipar o uso máximo destas partes pelos consumidores durante a vida útil do automóvel.


Os crossovers da Nissan também estabeleceram novos padrões de design interior. Mais de 20 variações de assentos foram avaliadas e testadas em relação a conforto por mais de 300 vezes, com o acabamento sendo testado com chocolate, óleo, batom, gel e café, entre outros itens.

CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO É APRESENTADO EM LONDRES

A versão final do carro mais rápido do mundo está apresentada em Londres. O projeto batizado de Bloodhound custou 150 milhões de reais, poderá correr a uma velocidade acima de 1.600km/h e quebrará o recorde de velocidade em terra em 2016, no deserto da África. Produzido com apoio da campanha GREAT Britain, o modelo tem 135 mil cavalos de força, quase 14 metros de comprimento e 7,7 toneladas. A turbina utilizada é da Rolls Royce e o motor é da Jaguar. O carro foi desenvolvido por Mark Chapman, engenheiro-chefe, e será pilotado por Andy Green, piloto da força aérea britânica.

Os brasileiros poderão conhecer de perto o protótipo em tamanho real do modelo supersônico entre os dias 12 e 19 de novembro, durante a exposição interativa Bloodhound, que acontece em São Paulo gratuitamente, no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros). Além de ver o Bloodhound, os visitantes terão acesso a detalhes do projeto e poderão entender melhor sobre os objetivos e aspectos técnicos do carro.


Ainda no Centro Brasileiro Britânico, no dia 12 de novembro, a campanha GREAT Britain e a SAE Brasil promoverão a Conferência Internacional SAE Brasil de Tecnologia e Inovação, com uma série de palestras sobre inovação, engenharia automotiva, aeroespacial, F1 e veículos híbridos. Mais detalhes podem ser conferidos em http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/conferencia-internacional-saebrasil-tecnologia-inovacao-2015. Os interessados podem concorrer a um ingresso gratuito para o evento por meio de uma campanha digital promovida nos canais ukinbrazil e cutirsaebrasil no Facebook.

Scania se destaca na oferta de combustíveis alternativos

A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões, ônibus e motores industriais e marítimos, apresenta no Congresso SAE Brasil 2015, o maior portfólio de motores movidos a combustíveis alternativos do mercado. “Isso reforça nosso posicionamento global em direção de um transporte sustentável, bem como comprova que estamos no caminho certo para reduzir em 50% a emissão de gás carbônico por tonelada transportada até 2020”, diz P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

Alinhada à estratégia global, a empresa demonstra o compromisso com a sociedade e apresenta soluções que garantem melhor economia operacional para o cliente e maior redução na emissão de CO2. O portfólio de veículos da Scania está apto a operar com diversos tipos de combustíveis alternativos, como é o caso do gás natural comprimido ou liquefeito, biogás, bioetanol e biodiesel.

“O setor de transportes precisa encarar um desafio duplo. Quebrar a dependência por combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Temos trabalhado nisso nas últimas duas décadas e criado alternativas sustentáveis para o mercado", disse P.O Svedlund.

Durante o SAE Brasil 2015, a Scania apresenta suas soluções de combustíveis alternativos, além de um caminhão R440 equipado com motor Scania capaz de rodar com até 100% a biodiesel, que ficará exposto aos visitantes no Hub de Tecnologia. A operação com esse tipo de combustível pode reduzir em mais de 60% as emissões de CO2.

Nos mercados globais atendidos pela fabricante sueca, onde a preocupação com a sustentabilidade é vista como diferencial competitivo gerador de oportunidade de negócio, já é possível ver com maior frequência caminhões e ônibus Scania movidos a fontes limpas.


Na América Latina, cresce o interesse dos mercados por frotas que ofereçam eficiência operacional e sejam ao mesmo tempo sustentáveis. É o caso de países como Colômbia, que fez aquisição de ônibus movidos a biogás da Scania, visando à redução de poluentes. No Chile, os setores de mineração e madeireiro já operam com caminhões pesados movidos 100% a biodiesel.

PILOTO BATE RECORDE MUNDIAL DE CONDUÇÃO COM PNEUS GOODYEAR

O recordista alemão Rainer Zietlow e a sua equipe Challenge4 bateram o recorde mundial de condução Cape-to-Cape percorrendo 19.000 quilômetros em 9 dias, 4 horas e 8 minutos com os pneus Goodyear Wrangler HP All Weather.

O desafio começou no dia 11 de setembro no Cabo das Agulhas, na África do Sul, e terminou no dia 20 de setembro em Nordkapp (Cabo Norte) na Noruega, 20 horas antes do previsto. A equipe Challenge4 passou por 21 países de três continentes: África do Sul, Zimbabué, Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Etiópia, Sudão, Egito, Israel, Jordânia, Turquia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Eslováquia, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia e, por último, Noruega. Eles chegaram ao final da viagem sem qualquer inconveniente.

Queremos fazer uma menção especial aos pneus Goodyear Wrangler HP All Weather, que responderam de forma excelente frente às condições mais adversas da corrida”, assinalou Zietlow, detentor de vários recordes mundiais por suas viagens extremas intercontinentais. “Sem a colaboração da Goodyear não teria sido possível conseguir este recorde mundial de condução”, acrescenta.

O Volkswagen Touareg V6 TDI de Rainer Zietlow estava equipado com os pneus Wrangler HP All Weather da Goodyear para veículos SUV e 4X4. Graças à sua tecnologia SmartTRED, estes pneus foram concebidos para suportar as exigências de climas mais extremos e das diversas condições das estradas que fazem parte do percurso.

Os pneus combinam bom rendimento em estradas de asfalto e terra durante as várias estações do ano, oferecendo excelente aderência ao piso molhado, grande resistência em aquaplanagem e condução silenciosa e confortável, características que deram grande tranquilidade à equipe na viagem até a Noruega.

Os pneus Wrangler HP All Weather estão preparados para enfrentar climas e superfícies tão variados como os que foram encontradas por Zietlow e a sua equipe no desafio Cape-to-Cape”, afirmou Alexis Bortoluzzi, diretor de Marketing da Goodyear Europa. “Estamos muito contentes por termos participado da realização deste marco e que os nossos pneus tenham ajudado a atingi-lo nestes 19.000 quilômetros de percurso em apenas 9 dias.”

O utilitário esportivo contou com um total de seis pneus, quatro colocados e dois sobressalentes.


MOPAR TRIKKE CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS FIAT

Buscando ampliar e atender todos os públicos das marcas do grupo FCA, a Mopar passa a oferecer o Trikke, um triciclo elétrico extremamente prático, seguro e divertido, nas concessionárias Fiat em todo o Brasil. “Com a expansão das vendas do Trikke na rede Fiat, a Mopar demonstra sua atenção com as pessoas, oferecendo produtos e serviços diferenciados, além de muito divertido como no caso do Trikke”, afirma Norberto Klein, diretor da Mopar para a América Latina.

Desenvolvido para circular em espaços fechados, como parques e condomínios, o Trikke Elétrico se destaca pela facilidade de condução. A segurança é garantida pelo exclusivo sistema que mantém as três rodas em contato com o solo.  A boa aderência é garantida nas curvas, feitas inclinando-se o corpo na direção desejada (de forma semelhante à de uma motocicleta). Sua pilotagem é extremamente intuitiva, divertida, prática e segura.

A tração é proveniente do motor elétrico de 36 volts e 250 watts, montado na roda dianteira. Alimentado uma bateria de íon de lítio de 9.000 mA/h e 324 watts, o Mopar Trikke pode ser recarregado em qualquer tomada doméstica e sua reposição total leva aproximadamente 5 horas na rede de 220 volts. Com a bateria completa, a autonomia é de 25 km e a velocidade máxima é de25 km/h. Os freios são a disco nas rodas traseiras, com travas de estacionamento.

Além de divertido, o Mopar Trikke é extremamente versátil, podendo ser utilizado em aplicações profissionais, como vigilância em condomínios e shopping centers, por exemplo. Ajustável em altura, o guidão pode ser dobrado, fazendo o Mopar Trikke ocupar somente 25% do seu tamanho total, o que facilita muito seu transporte. O peso total é de apenas 24,5 kg.


Projetado na Califórnia (EUA) e com peças também norte-americanas, o Mopar Trikke será vendido exclusivamente na cor vermelha e tem preço sugerido de R$ 5.400,00

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pirelli F1: com pista molhada, apenas os pneus intermediários e os de chuva foram usados hoje em Suzuka‏


Pela segunda etapa consecutiva, Daniil Kvyat foi o mais rápido no combinado dos tempos das duas sessões de Treinos Livres realizados nesta sexta-feira. O piloto da Red Bull fez a sua melhor passagem em 1min48s277, mesmo com o dia todo em Suzuka tendo sido afetado pela chuva que variou de leve a pesada na região do circuito. Por isso, todos os pilotos usaram apenas os compostos Cinturato Azul de chuva e o Cinturato Verde intermediário, resultando em tempos de volta que são, geralmente, 15 segundos mais lentos do que os obtidos com os pneus usados para pista seca. Na sessão de treinos livres da manhã, Carlos Sainz, da Toro Rosso, foi o mais rápido pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1.

A expectativa, agora, é que a pista esteja um pouco mais seca para o restante do fim de semana – embora a ameaça de chuva permaneça. Tanta água acabou tornando o trabalho das equipes extremamente difícil hoje, deixando-as sem condições de avaliar precisamente as melhores estratégias para a corrida, que é o que os times normalmente fazem com as avaliações e os dados obtidos nos dois primeiros treinos livres.

Muitas das equipes limitaram muito as saídas de seus carros para a pista, de modo a evitar riscos desnecessários. Este é um procedimento padrão, adotado em períodos de chuva muito intensa. No entanto, os times foram capazes de obter algumas informações úteis sobre o potencial do circuito e de seus carros em condições de pista molhada, no caso de os pneus intermediários ou de chuva ainda serem necessários nas sessões restantes.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Para os pilotos e fãs foi um dia um pouco frustrante e inconclusivo das sessões de treinos livres, embora o clima não tenha diminuído o entusiasmo do público japonês. Os pilotos tiveram a oportunidade de usar os dois tipos de pneus, intermediários e de chuva, o que significa que as equipes puderam avaliar aquilo que chamamos de ‘pontos de passagem’: em outras palavras, o momento ideal em que a pista muda e deve-se trocar os pneus intermediários para os de chuva, ou vice-versa. O fato de as sessões de hoje terem sido bastante interrompidas significa que o Treino Livre 3, de amanhã cedo, terá uma importância muito maior, com as equipes tentando definir as melhores estratégias para a corrida, ou mesmo o acerto ideal para o Treino Classificatório.

Designer-chefe da Nissan no Brasil participa de debate na Semana de Design do Instituto Mauá de Tecnologia

Robert Bauer, designer-chefe do Nissan Design America Rio (NDA-R), será um dos participantes do debate “Qual será o futuro do transporte?”, um dos workshops previstos na 7.ª Semana de Design, organizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, de 23 a 25 de setembro, a partir das 19h. O tema deste ano é “O futuro é uma incógnita” por conta da necessidade de se olhar adiante para tentar imaginar e criar aquilo que as pessoas vão precisar ou desejar.

Na Nissan há quase 20 anos, Robert Bauer assumiu a chefia do estúdio do Rio em 2013, vindo dos Estados Unidos, onde iniciou sua carreira. A sua conexão com o Brasil começou em 2012, quando liderou o projeto do carro-conceito Extrem, uma das estrelas da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano, projeto totalmente desenvolvido no Brasil. Bauer também foi um dos responsáveis pelo design do Nissan Kicks Concept, conceito de crossover compacto mostrado na edição do Salão de São Paulo do ano passado e uma das principais atrações de todo o evento.

Gratuito e aberto ao público, o evento terá palestras e workshops de profissionais de design sobre produtos, automóveis e também sobre vídeo games no campus de São Caetano Sul do Instituto Mauá de Tecnologia, que fica na Praça Mauá 1, em São Caetano do Sul. A programação e os passos para fazer a inscrição estão em www.maua.br/graduacao/atividades-eventos/semana-design-maua.

Localizado na sede da Nissan do Brasil no centro do Rio de Janeiro, o estúdio satélite de design da marca foi inaugurado em agosto de 2014. Batizado de Nissan Design America Rio (NDA-R) o estúdio é responsável pela avaliação de tendências, materiais e estilo, além de buscar recursos e designers talentosos no país.

O Nissan Design America Rio é liderado por Robert Bauer, que conta com profissionais brasileiros. Como os produtos da Nissan são feitos de forma colaborativa pelas equipes globais da empresa, a abertura do NDA-R aproxima ainda mais os gostos e anseios dos brasileiros aos projetos da marca. Assim, o estúdio satélite brasileiro se soma aos outros centros da empresa presentes em cidades estratégicas pelo mundo, como Londres, Pequim e San Diego.Mundialmente, a equipe é liderada por Shiro Nakamura, Vice-Presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan, que fica baseado na sede do design da Nissan, localizada na cidade de Atsugi, no Japão.


Unidade móvel oferece treinamento de mão de obra agrícola no Centro-Oeste

Até o começo de outubro, aproximadamente 60 pessoas devem passar pelos cursos do Evolução em Campo, projeto itinerante da Case IH que percorre os principais polos agrícolas do país, oferecendo treinamento de mão de obra na área. Nessa etapa, a unidade móvel estará em Jataí/GO, levando conhecimento técnico e prático sobre como operar e fazer a manutenção de tratores, colheitadeiras e da plantadeira Easy Riser, lançada este ano pela fabricante. 

Voltado para o mercado de grãos, o Evolução em Campo tem como objetivo ampliar a oferta de cursos para operadores de máquinas, técnicos e multiplicadores de clientes e concessionários, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais e aumentando o rendimento e a disponibilidade dos equipamentos no campo. Nos últimos dois anos, mais de 800 pessoas já participaram dos treinamentos. “Os resultados do projeto podem ser observados em todas as etapas, do plantio à colheita, com profissionais mais bem preparados e satisfeitos, máquinas rendendo melhor e a produtividade aumentando”, afirma Auri Orlando, gerente de serviços da Case IH para a América Latina.

Além de noções básicas de física, agronomia e mecânica, entre outros, os participantes são preparados para utilizar todos os recursos das máquinas e interpretar os dados, gráficos e mapeamentos gerados pelo sistema de agricultura de precisão da Case IH, conhecido como AFS, e amplamente usado nas lavouras. A programação conta com turmas de até 20 pessoas, carga horária de 24 horas para operadores de máquinas e 40 horas de aula para treinamento técnico.


A unidade móvel foi montada em cima de um caminhão Iveco Stralis, da montadora do grupo CNH Industrial, do qual a Case IH também faz parte. A carreta é composta por quatro ambientes distribuídos em mais de 80 metros quadrados, incluindo um terraço de onde os visitantes podem observar a dinâmica das máquinas com uma vista privilegiada do campo. 

Iveco lança na Europa o Novo Eurocargo

Depois da celebração do 40º aniversário da Iveco este ano, agora a marca celebra o lançamento do novo Eurocargo, o caminhão perfeito para as cidades. O modelo oferece baixo consumo de combustível, conforto e versatilidade. Apenas dois anos após o lançamento da versão Euro VI, a Iveco aprimorou o veículo que já foi escolhido por meio milhão de clientes na Europa, África, Oriente Médio, Austrália e América Latina. 

"Nosso novo Eurocargo proporciona ao motorista a experiência de estar em um escritório sobre rodas. É um pacote completo para operações urbanas", afirma Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco. O caminhão é líder de mercado na Europa. O novo modelo oferece importantes inovações em termos de motor e segurança, completando assim a evolução da gama Iveco. Ele é o único veículo de sua categoria, com tecnologia Euro VI, a adotar o sistema antiemissão HI-SCR, que controla as emissões de poluentes sem alterar o processo de combustão, já que funciona por meio da entrada de ar fresco em vez de reutilizar os gases de escape. 

Sua principal missão é a distribuição urbana, por isso a Iveco definiu a melhoria de desempenho como prioridade do projeto. O Eurocargo conta com uma gama de oito motores, de 4 e 5 cilindros, com potências que variam de 160 a 190 cv. Além disso, graças ao desenvolvimento de um novo turbocompressor, com o aumento da taxa de compressão e maior torque em velocidades abaixo de 1.200 rpm, o veículo é capaz de responder de forma mais dinâmica ao acelerar e arrancar, o que resulta em economia de combustível de até 8%. 


Destaque para o sistema EcoSwitch, que alonga o tempo de acionamento da sexta marcha, diminuindo a necessidade de redução para a quarta marcha. A segurança também está no centro da renovação do Eurocargo: controles de airbag no volante, sistema de assistência de partida, sistema de freios de emergência (AEBS) e controle de velocidade de cruzeiro (ACC). Para melhorar a visibilidade ao dirigir, luzes de circulação diurnas LED (DRL) também foram adotadas como padrão. Faróis de xenon são opcionais. 

Lançamentos KOLBENSCHMIDT (KS) para a linha leve

Neste mês de setembro a KS lançou no mercado de reposição anéis de segmento, arruelas de encosto e bronzinas de biela e mancal que atendem diversos veículos entre as montadoras Honda, Citroën, Peugeot e Renault.

Os lançamentos que atendem os veículos Honda são os anéis de segmento para o CB 300R a partir de 2009, XRE 300 do ano de 2010 em diante; arruelas de encosto, bronzinas de biela e de mancal aplicadas no Civic motores 1.6L 16V de1992 a 2000, 1.7L 16V (2001 a 2006), no Fit 1.4L 8V nas versões gasolina e flex, 1.4L 16V e 1.5L 16V flex.

Na Citroën e Peugeot, os novos produtos são arruelas de encosto, bronzinas de biela e mancal que atendem o motor 1.6L 16V aplicado nos veículos Berlingo, C3, C4 e Xsara  produzidos a partir de 2001, e o motor 1.6L i 16V dos modelos Partner, Partner Tepee, 1007, 106, 206, 207, 307 e 308.


Novas bronzinas de biela e de mancal também foram lançadas para veículos da Renault aplicadas nos motores 1.0L 16V gasolina e flex do Clio, Logan, Kangoo e Sandero fabricados entre 2001 a 2014, 1.2L 8V do Twingo e 1.2L 16V do Clio e Twingo ambos nas versões gasolina.

Scania investe em conectividade com foco em eficiência‏

Redução do consumo de combustível e aumento da disponibilidade dos veículos são dois benefícios diretos que a combinação entre um motorista bem treinado e o uso da tecnologia podem trazer. “A Scania está evoluindo da posição de fabricante de produtos para ser um fornecedor de soluções em transporte sustentável. Isso pressupõe investir em tecnologia e conectividade”, afirma P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

Com foco em melhorias contínuas, a Scania tem um longo histórico de pioneirismo na introdução de inovações tecnológicas que oferecem economia de combustível e segurança nas estradas. Esse é o caso do Scania Driver Support, que auxilia o motorista a manter e complementar novas técnicas bem como hábitos mais seguros e saudáveis adquiridos no Treinamento de Motorista Scania. Utilizando sensores, esse dispositivo inteligente localizado no painel de instrumentos do veículo fornece feedback instantâneo ao motorista sobre melhores práticas de direção, como frenagem, aceleração e troca de marchas.

Para obter redução de consumo de combustível e de paradas imprevistas, aspectos que refletem na rentabilidade do cliente, a Scania também desenvolveu o Opticruise e o Retarder. O primeiro é um sistema automatizado de troca de marchas que oferece opções de tração de acordo com o tipo de aplicação, gerando maior conforto para o motorista e desempenho do veículo. O segundo é um freio auxiliar hidráulico que proporciona mais segurança, economia de combustível e redução dos custos operacionais.

Entre as demais tecnologias, destacam-se dois sistemas de frenagem. O AEB (Automatic Emergency Break), freio automático acionado quando o veículo detecta a presença de um objeto a sua frente, e o ACC (Adaptative Cruise Control), sistema que delimita a distância em relação ao veículo à frente.

Nessa mesma linha, a Scania desenvolveu o LDW (Lane Departure Warning),  dispositivo que emite um alarme caso detecte um desvio na trajetória do veículo.

Em relação à conectividade, a fabricante sueca lançou no mercado global o Scania WIC Kit, que poderá ser visto em funcionamento no estande da empresa durante o SAE Brasil 2015. Trata-se de uma aplicação móvel, desenvolvida para otimizar o treinamento do motorista no veículo, que fornece informações, via tablet, em tempo real sobre a condução em situação de teste.


Outro destaque da participação da Scania no evento é uma nova tecnologia com foco no motorista, o Scania Watch. Trata-se de um relógio projetado para enviar dados relativos a condução, como informações de consumo de combustível, distância e tempo percorridos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fernando Calmon - Alta Roda - Para todos os gostos


Alta Roda nº 855/205– 24/09/2015
Fernando Calmon
Salão do Automóvel de Frankfurt, o maior do mundo, vai até o próximo dia 27 e muito além de dezenas de modelos inteiramente novos, repaginados, com nova mecânica, tração elétrica ou híbrida. A começar pelo tema deste ano: Mobilility Connects (Mobilidade Conecta, em tradução livre). Modo inteligente de dizer que não há mais como separar as duas coisas. 

Há quem goste e outros torçam o nariz, mas o avanço dos SUVs continua e ainda com mais força. Se não, como explicar uma marca premium, como a Bentley, lançar o Bentayga? Motor W12, inacreditáveis 92 kgfm de torque, mais de 2,4 toneladas de peso e pela primeira vez, num modelo desse tipo, velocidade máxima de 301 km/h! Jaguar também aposta nesse veio de ouro: F-Pace para brigar com Porsche Macan, BMW X3/X4, Mercedes-Benz GLC, Audi Q5 e o que mais vier pela frente. Maserati, Lamborghini e Alfa Romeo já anunciaram que entrarão no carrossel em posições diferentes. 

No segmento logo abaixo de SUVs e crossovers, a VW reformulou o Tiguan (há oito anos sem mudanças de porte) e partiu para uma carroceria mais baixa, larga e longa para levar até sete passageiros. Até a nova marca da PSA Peugeot Citroën tinha o DS 4 Crossback, que chamou de modelo-conceito, porém pronto para o mercado. A Toyota tem o C-HR, de linhas arrojadas (ainda conceitual) para desafiar a arquirrival Honda e seu HR-V. BMW reformulou o X1, agora com tração dianteira, a ser produzido em Santa Catarina em 2016. 

Conversíveis representam o nicho do nicho de qualquer fabricante. Nada impede que Rolls-Royce Dawn e Mercedes-Benz Classe S apostem que endinheirados pelo mundo vão suspirar por eles. Ford optou por embutir o estepe do EcoSport, como preferem os europeus. Renault tem agora um sedã de topo, Talisman, muito mais elegante que o Laguna e o Latitude, mas bater de frente, entre outros, com o novo Audi A4, 120 kg mais leve e tecnologias de ponta, é missão ingrata. 

Grupo FCA aposta nos extremos. Fiat deu os primeiros retoques, por fora e por dentro, no bem-sucedido subcompacto 500. E, na outra ponta, Alfa Romeo ressurge das cinzas: Giulia Quadrifoglio, 510 cv, e botão de partida no aro do volante (como no Ferrari 488 Spider, estreante em Frankfurt). Faltou ver o modelo na versão “civil” e sua faixa de preço. 

Peugeot demonstrou sua ousadia com o roadster-conceito elétrico Fractal. Só não roubou a cena porque o carro conceito híbrido Mercedes-Benz IAA, pode mudar aerodinamicamente, variando largura e comprimento da carroceria, à medida que a velocidade aumenta. 

Porsche aproveitou a mostra no seu quintal para retocar o 911 Carrera e seguir dois passos previsíveis e importantes: agora só motores turbo (3 L/370 e 420 cv) e caixa automatizada de duas embreagens (fim do câmbio manual). Instigante, porém, foi o Mission E Concept. Sedã-cupê de quatro portas, as de trás de abertura reversa, linhas finais ainda por evoluir. Futuro primeiro Porsche totalmente elétrico, 600 cv, 500 km de autonomia e de 0 a 200 km/h em menos de 12 s. 

Duas notícias, ainda do salão: BMW e Toyota podem aprofundar sua aliança estratégica e oito fabricantes se comprometeram a incluir sistemas antiatropelamento de série. 

RODA VIVA 

CONGRESSO da Fenabrave na semana passada em São Paulo, no ano em que a entidade das concessionárias completa meio século, teve o lema Inove para Vencer. Procurou injeção de ânimo em setor fortemente afetado pela fraca economia do País e a crise de confiança (a pior). Ordem é investir em qualidade percebida, rapidez no atendimento e fazer certo já na primeira vez. 

NOVO Audi A4 recebeu mudanças sutis de estilo, mas evoluiu bastante em eletrônica de bordo, mecânica e interior. É recordista em aerodinâmica (Cx 0,23). Há três motores turbo a gasolina, quatro cilindros (150 a 272 cv). Curiosamente, único V-6 é diesel. Consumo de combustível caiu até 21% e potência subiu até 25%. Caixa automatizada (duas embreagens) substituiu CVT. 

LANÇADO em Veneza e por ruas e estradas das redondezas, A4 ganhou em dirigibilidade: suspensões de cinco braços e ajustáveis em altura (2,3 cm) opcional. Sistema de assistência em tráfego permite guiar sem mãos no volante, por 10 segundos, até 50 km/h. No Brasil, no segundo trimestre de 2016, inclusive 1,4 L/150 cv turboflex (motor nacional). 

HYUNDAI HB 20 reestilizado chega em 10 de outubro próximo, inicialmente na versão hatch. Estilo mais elegante, nova central multimídia (espelha telefones Android e Apple), airbags laterais, ar-condicionado digital e opção de bancos de couro marrom destacam-se. Câmbios manual ou automático, seis marchas, mudaram a dinâmica do carro. Preços: R$ 38.995 a R$ 63.535. 

FINALMENTE, extintor de incêndio passou a ser facultativo. Princípios de incêndio, para os quais se fabricam extintores, são bem raros em carros modernos. Entre veículos leves com seguro representam apenas 0,04% das ocorrências relatadas. Além disso, as pessoas não sabem usar e em acidentes graves há casos de ferimentos causados por eles. 


PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).


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Na reta final do DTM, Augusto Farfus corre em Nürburgring visando salto no campeonato

Falta menos de um mês para o fim da temporada 2015 do DTM, o principal campeonato do mundo de carros de turismo, e a penúltima rodada dupla acontece neste fim de semana (25 a 27 de setembro), no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Único brasileiro no grid, Augusto Farfus vem embalado por uma ótima apresentação pessoal em Oschersleben - quando marcou a pole position e conquistou um 2º e um 4º lugar - , e também da BMW, que pela primeira vez no ano chega a uma etapa na liderança do Campeonato de Construtores. 

Nürburgring é um circuito muito conhecido por Augusto Farfus, onde, entre outras competições, já participou oito vezes da prova de 24 Horas, inclusive foi o campeão em 2010, e garantiu a pole position neste ano. Apesar do DTM não usar o mesmo traçado da corrida de longa duração (Nordschleife, com mais de 20km de extensão), o traçado de 3.629m também é cheio de desafios para os pilotos, além de atrair sempre um grande público. 

Após um começo difícil, nessa reta final do campeonato Farfus tem mostrado boa reação. Ele foi um dos maiores pontuadores na última etapa, e ocupa a 8ª posição na tabela geral. Com 100 pontos em jogo, o objetivo é dar um salto na classificação, já que a diferença até o terceiro colocado é de apenas 37 pontos. 

Nesse intervalo, Augusto ainda participou do lançamento oficial da nova BMW M6 GT3, no último dia 15 de setembro, no Salão do Automóvel de Frankfurt. O curitibano foi um dos pilotos que ajudou no desenvolvimento do novo modelo da montadora bávara que será usado a partir do ano que vem nas corridas de longa duração e também de GT. 

De volta ao DTM, os pilotos vão à pista na sexta-feira, para o shakedown e os dois treinos livres. No sábado, acontece a classificação e a corrida curta da etapa, enquanto no domingo, eles fazem mais uma tomada de tempos para definição do grid de largada para a corrida longa, com 60 minutos e pitstop obrigatório. 

O canal BandSports transmite a prova de sábado ao vivo, a partir das 8h30 (horário de Brasília), e domingo, em VT, às 14h. 

Augusto Farfus:
"Participei de todo o desenvolvimento da nova BMW M6 GT3, então foi legal enfim acompanhar o lançamento oficial do carro. Agora, depois de uma ótima etapa em Orschersleben, a expectativa é muito boa, até por ser em uma pista tão especial como Nürburgring, onde já venci as 24 Horas e fui pole position neste ano, e também já subi ao pódio no DTM. 

Apesar de não corrermos no traçado inteiro, é muito legal, o público sempre comparece e a atmosfera é incrível. Nosso objetivo é consolidar o título de construtores para a BMW e, pessoalmente, dar um salto no campeonato de pilotos. Na última etapa, nosso carro estava bem mais leve, o que nos ajudou. Agora, estará mais equilibrado, mas vamos buscar manter a boa sequência nessas duas etapas finais, e acredito que temos todas as condições para somar bons pontos em Nürburgring, e buscar terminar o ano no top-5 ou mesmo no top-3". 

Programação do DTM em Nürburgring (horários de Brasília):

Sexta-feira, 26 de agosto
4h30 às 5h05 - Shakedown
7h05 às 7h55 - Treino livre 1
11h15 às 12h05 - Treino livre 2

Sábado, 27 de agosto
5h15 às 5h35 - Classificação 1
8h30 - Corrida 1 (40 minutos)

Domingo, 30 de agosto
4h às 4h15 - Warm-Up 
5h55 às 6h15 - Classificação 2
8h30 - Corrida 2 (60 minutos)

COLUNA DO BORRACHA - O troco da Ferrari

Com jeito de não é comigo, a equipe italiana dá um pulo de qualidade, vence, convence em Singapura e coloca fogo no campeonato

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com

Nunca duvide da capacidade de superação de um italiano misturada com a competência de um alemão. Isso pode sempre te trazer algumas surpresas que, certamente não irá gostar. Desde o começo do ano, a equipe de Maranello vem dando pinta que vai incomodar as temidas flechas de prata germânicas, isso porque seu agora chefão nunca se dá por derrotado. Maurizio Arrivabene é um desses cavaleiros templários que acredita sempre em alguma coisa mais do que se vê no momento.


Quando chegou à equipe no fim do ano passado, todos começaram a tirar sarro do então vendedor de carros que, por causa da sua enorme competência em inundar as ruas com os esportivos da marca nos Estados Unidos, tinha sido convidado para dirigir a equipe de Fórmula 1. Foi o bastante para os enlouquecidos Tifosi apelidarem Arrivabene de Arrivederci, por considerarem que sua passagem pela equipe seria curta.


Mas não contavam com sua astúcia e com a presença importantíssima do tetra campeão Vettel. Ambos fizeram uma parceria de grande sucesso, se preocuparam apenas e tão somente em desenvolver o carro para se tornar a temida equipe que já havia sido no passado recente, isso brigando de igual para igual com as espetaculares Mercedes.


Não foi um fim de semana normal, é verdade, Hamilton não terminou a prova e Rosberg nem chegou perto do pódio, acontece que a Ferrari dominou grande parte dos treinos e foi soberana na corrida. A única coisa que não mudou foram as cagadas que os pilotos fazem durante a prova, os acidentes bizarros e a falta realmente de consciência de que é um esporte de risco e que machuca, muito. 

Teve até um pau d água que resolveu dar uma banda na pista e provocou a entrada do Safety Car, coisas da capital do terceiro milênio que, se fosse em qualquer outra pista do planeta, o babaca do Ecclestone iria abolir do campeonato até 3.089, mas como lá tem grana, passa batido.


O que dizer do acidente de Massa com Hulkenberg? Nada, são dois babacas e o encontro de ambos foi coisa de corrida, apesar da direção de prova punir o alemão. O que está errada é a saída do box ser exatamente na tangência da curva, aí nêgo, a coisa fica no risco e que se dane. Ainda sou da opinião que não se deve vender vaga, não se deve segurar piloto por causa de patrocínio, a Fórmula 1 está errada em conceito, força as equipes a correr atrás de dinheiro a qualquer custo para se manterem em um show que é, digamos, mediano.


Voltando à corrida, quem também sobrou foi a Red Bull, o Ricciardo é piloto de ponta e o carro começou a se achar agora. Pena a Renault afirmar que não vai mais fornecer motores para a equipe austríaca e será uma pena maior se, caso não consiga um propulsor no nível que eles querem, ameaçam se retirar da categoria e isso é uma pena.


O resto, realmente foi o resto, se posso citar uma coisa positiva, foi o Felipe Nasr voltar a pontuar, ele vai continuar na equipe ano que vêm, mas não tem milagre, a Sauber vai continuar do mesmo jeito porque, simplesmente eles querem continuar do mesmo jeito. Quem sabe em 2017 o brasileiro não ache uma equipe mais preocupada em chegar lá do que viver de resultados esporádicos.


Vou ficando por aqui, no fim de semana eles voltam à pista no Japão, casa da Honda, onde as glórias do passado com a mesma McLaren são apenas doces lembranças, hoje a coisa não é boa mesmo. Tem também a MotoGP em Aragón, essa sim, vale a pena acordar cedo para assistir. Na semana que vêm eu volto para contar tudo.


Beijos & queijos

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