sábado, 29 de outubro de 2016

JAGUAR PROMOVE DESAFIO DE CONDUÇÃO EM SÃO PAULO

O site permite o agendamento de uma experiência a bordo de um veículo Jaguar à escolha do participante. São três veículos disponíveis para os testes, os sedãs XE e XF e o SUV F-PACE. 

Os testes são acompanhados por um piloto profissional que permanece no banco do passageiro dando orientações de como aproveitar ao máximo as funções e a capacidade do veículo.

A ação ocorre no mesmo período em que a Jaguar promove a CASA JAGUAR F-PACE, um espaço exclusivo montado no bairro dos Jardins, em São Paulo, em que os clientes e fãs da marca poderão conhecer de perto o F-PACE, primeiro SUV da história da Jaguar, além de conferir uma programação cultural completa com shows musicais, exposições fotográficas, ações de live painting, além de eventos focados em gastronomia e bem-estar. A Casa e as experiências começaram dia 20 deste mês e o The Art of Performance Tour já recebeu mais de 450 pessoas. 

Bob Grace, diretor regional da Jaguar Land Rover na Europa, disse: “O objetivo do tour “The Art of Performance” é mostrar na prática todo o design e desempenho da linha de veículos Jaguar, que foi completamente reformulada nos últimos anos e passaram a representar uma geração completamente nova de veículos da marca aos clientes de todo o mundo”.

Até meados de 2017, o tour global “The Art of Performance” irá visitar mais de 600 lugares em 46 países e deve contar com mais de 100 mil convidados que serão submetidos a uma experiência inesquecível a bordo de um veículo Jaguar.

Que tal acelerar um Jaguar F-PACE de 340 cv de potência em uma pista fechada, exclusivamente construída para testar os seus reflexos e a sua habilidade ao volante? Até o próximo domingo (30) a marca britânica de veículos esportivos de luxo promove no Jockey Club de São Paulo o desafio “The Art of Performance Tour”, e convida a todos os interessados em participar desta experiência única.

A ação é gratuita e aberta ao público em geral mediante cadastro prévio. Qualquer pessoa com CNH válida e data de expedição da primeira habilitação com 5 anos ou mais poderá participar. O desafio pode ser agendado em jaguarbrasil.com.br/taopt

Constellation Prime é sucesso em distribuição de frutas no Paraná

Ela fica na feira, ele na estrada, mas é só sobrar um tempo que o casal viaja junto a bordo do recém-comprado Volkswagen Constellation Prime 25.420. Sempre lotado de frutas, o caminhão faz parte de uma série limitada com acabamento exclusivo. Não é à toa que chama a atenção dos moradores da cidade de Umuarama, no Paraná, onde moram os clientes Celso Thomas e Jane Araújo, casados há 16 anos.

O negócio independente de entregas do casal conta com outros dois Volkswagen: um Constellation 25.420 e um Delivery 10.160. Logo os modelos representarão a futura transportadora Thomas e Araujo Comercio de Frutas Ltda, empresa que começa a se tornar realidade na vida dos dois e até o fim do ano já deve estar operando.

Para dar continuidade aos negócios do pai e manter toda semana uma carga diferente de frutas para suas feiras, a escolha de mais um Volkswagen foi fácil: “para mim, é o caminhão mais macio que tem”, conta Celso. Ele explica também que a mecânica do veículo, o atendimento e o serviço de pós-vendas foram fundamentais para a escolha. “Se tudo der certo, compraremos mais no futuro.”

Além da feira, os dois trabalham com transporte de frutas, comprando em diversos estados do país para vender em municípios do Paraná. 

A base da parceria é simples: “eu busco e ela vende”, como resume Celso, já que ele cuida do transporte, enquanto ela fica na cidade e mantém os negócios em ordem e cuida do contato com os clientes. O novo Prime adquirido pelo casal com a carreta dois eixos na mesma cor do caminhão e com rodas de alumínio resulta em um belo conjunto e é um verdadeiro sucesso.

O amor pelas estradas é um sentimento compartilhado pelo casal. Às quintas-feiras, Jane percorre um trecho de 70 km conduzindo o Delivery 10.160 para montar sua feira, que ocorre em Alto Piquiri, cidade vizinha. Ela ainda efetua entregas e o descarregamento de frutas, além de cuidar de uma horta e coordenar os dois funcionários da família. “É cansativo, ele fica muito mais tempo fora do que dentro de casa, mas eu amo o que faço. Amo fazer feira e conversar com pessoas.” 


Série Prime: Exclusividade a bordo
Em comemoração aos dez anos de lançamento da linha Constellation, a MAN Latin America lançou a Série Prime, com itens exclusivos: o VW 24.280 e o cavalo mecânico VW 25.420, em suas versões 6x2 e 8x2, chegaram ao mercado brasileiro com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissões automatizadas V-Tronic e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade e acabamento mundialmente conhecidas da marca Volkswagen.


Disponíveis com cabine leito teto alto, os veículos dessa série foram produzidos na cor exclusiva Dourado Prime e com grades na tonalidade Black Piano. A aba protetora do parabrisa, o parachoque e os retrovisores estão na mesma cor do veículo. O acabamento interno também é diferenciado, com tecidos e cores especiais.

Complexo Industrial de Resende monta primeira carroceria do crossover Nissan Kicks

Sempre com foco na qualidade, a Nissan iniciou a preparação de seu Complexo Industrial de Resende (RJ) para fabricar o crossover global Kicks, em 2017. A primeira ação foi a soldagem de uma carroceria do Nissan Kicks, com peças importadas do México. No processo, foram soldados todos os subconjuntos que compõem o crossover. A passagem do carro pela linha de montagem teve como objetivo testar o funcionamento da nova área da produção, criada exclusivamente para receber o modelo e, assim, identificar eventuais pontos de melhorias e definir os ajustes necessários para a futura produção, prevista para se iniciar até o final do ano-fiscal 2016.

Um dos principais diferenciais do Nissan Kicks são as partes traseiras e dianteiras, compostas por grandes peças: "Devido ao seu tamanho, a tampa do porta-malas é a única peça a ser produzida na fábrica de Resende que precisará de dois operadores para ser colocada no carro. Precisa ter o máximo de cuidado na soldagem para que as peças fiquem totalmente ajustadas quando forem para o acabamento", conta Márcio Falcão, coordenador de produção na unidade de Resende. "É um processo novo para nós, e é por isso que precisamos iniciar o treinamento com muita antecipação. "

Toda a área de montagem das laterais da carroceria do Nissan Kicks envolve novos processos para Resende, assim como setores responsáveis pelo compartimento do motor, da porta e de novos equipamentos do carro. Já são 15 novos operadores e, para a soldagem do Kicks, são utilizados 57 robôs na linha. O setor dedicado exclusivamente à produção das laterais do Kicks possui 40 novas pinças e quatro estações de trabalho para cada lado do carro. A montagem terá uma área de qualidade específica para verificação do acabamento de suas peças. Ao todo, para a produção do Nissan Kicks a fábrica de Resende receberá mais de 150 novos equipamentos.

A adoção de novos equipamentos e processos no Complexo Industrial de Resende faz parte do investimento de R$ 750 milhões que a Nissan está fazendo para produzir o Nissan Kicks no Brasil.

Nissan Kicks
O Nissan Kicks chegou às concessionárias da marca de todo Brasil no dia 5 de agosto – data da abertura dos Jogos Olímpicos, evento no qual a Nissan foi patrocinadora oficial. Moderno e inovador, utiliza avançadas soluções de construção, como aço de alta resistência e maior rigidez da carroceria, para equilibrar com inteligência a performance e o consumo de combustível sem deixar de lado o conforto, posicionando-se como um dos melhores do segmento. O Brasil foi o primeiro país a comercializar o novo modelo, que, em sequência, começa a ser introduzido em vários países da América Latina e, futuramente, em mais de 80 países pelo mundo.


Comercializado no mercado nacional na versão SL, o modelo vem equipado com avançados equipamentos como a câmera 360º e o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection), sistemas que utilizam quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e ajudar a alertar sobre perigos que não tenham sido notados. Na parte dinâmica, o Nissan Kicks é recheado com sistemas que elevam o nível de segurança e o conforto. 

Entre eles, o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), que é composto pelos Controle Dinâmico em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Ativo de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Dinâmico de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade. Eles permitem que o motorista conduza o Nissan Kicks com tranquilidade e a certeza de que está em um veículo moderno, seguro e com tecnologia de ponta. Esta é a primeira vez que um veículo é oferecido nesse segmento do mercado brasileiro com dispositivos avançados como esses.

Volkswagen terá 12 novidades no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016

Mais do que ser a marca com o maior espaço no Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen será uma das empresas com o maior número de novidades na 29ª edição do evento, que ocorre entre 10 e 20 de novembro, em São Paulo. Serão doze novidades no evento, revelando antecipadamente sete delas. Ao todo serão 30 veículos em exposição.

A Volkswagen terá um estande ainda mais interativo que anos anteriores. Com área de 4.500 m2, o espaço reservado à marca seguirá a filosofia “Inspirada na sua vida” e os veículos expostos estarão distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.Outro ponto alto no estande da Volkswagen é que os visitantes terão acesso a praticamente todos os modelos, inclusive aos lançamentos, exceto aos carros conceito que serão expostos.

•    Volkswagen Golf GTE Sport  Esse Golf com a mais alta tecnologia é feito em grande parte de fibra carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW). O conceito traz sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e chassi baseado no design do atual Golf GTE, novo cockpit de competição e um conceito de assentos não-usual (duas áreas internas tipo monocoque). 

No modo elétrico, o carro-conceito tem autonomia de até 50 quilômetros com emissão zero. O motor 1,6-litro TSI é semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali. Ele entrega 299 cv e tem torque máximo de 40,8 kgfm (400 Nm). No Golf GTE Sport, ele é assistido por dois motores elétricos: o primeiro (à frente) desenvolve 115 cv (85 kW) e tem torque de 33,6 kgfm (330 Nm); o segundo fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 kgfm (270 Nm). O torque total do sistema de propulsão é de 68,31 kgfm (670 Nm). No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chegar a 280 km/h de velocidade máxima.

• Gol Track A versão de apelo aventureiro traz desenho exclusivo na dianteira, inédita no Novo Gol, e características que auxiliam na condução off road e ressaltam a sua robustez. A versão Track também oferece o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mundo, com o Volkswagen App-Connect. Sua lista de itens de série conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina, entre outros. 

Disponível em carroceria de quatro portas, o Novo Gol Track é equipado com o motor 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv. Em relação ao Novo Gol, a versão Track tem a dianteira totalmente diferenciada e exclusiva. O capô é mais alto, marcado por quatro linhas de estilo. Os retrovisores e as maçanetas do Novo Gol Track são pintados em preto fosco – nas laterais também estão os adesivos com a inscrição “Track”. As lanternas traseiras são escurecidas e há acabamento em preto na região da placa. As rodas de aço são de 15 polegadas. O interior do Novo Gol Track tem acabamento escurecido no teto, colunas, retrovisor e no para-sol.

• up! Track A Volkswagen apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o up! Track, uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro que realça sua robustez e com extensa lista de equipamentos de série. Edição especial, o up! Track está disponível em carroceria de quatro portas e tem como base o move up!, seguindo a trilha do Fox Track e do Gol Track. 

O up! Track é equipado com o consagrado motor 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas. O up! Track traz visual incrementado por detalhes como emblemas alusivos à versão nas laterais das portas traseiras; apliques sob os para-choques dianteiro e traseiro em chrome effect; seções centrais dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta; moldura nas caixas de rodas e nas laterais; capas de espelhos retrovisores em preto Ninja e maçanetas das portas em preto fosco. Os faróis têm máscara escurecida. As calotas de 14” têm desenho “Bristol”. O interior traz ambientação escura (teto, coluna, para-sóis e retrovisor), o que confere ao modelo aspecto mais esportivo.

• CrossFox “Urban White” Modelo que oferece mais recursos de tecnologia e segurança em sua categoria, o Volkswagen CrossFox passará a contar com a série especial “Urban White”, que traz visual externo com elementos diferenciados, cor inédita  e conteúdo exclusivo associado a ótima relação custo-benefício. A série especial CrossFox “Urban White” começa a chegar às concessionárias Volkswagen em novembro. O modelo foi desenvolvido com base na configuração do CrossFox mais desejada pelos consumidores no que se refere a cor externa, acabamentos e equipamentos. E mais: a série marca a estreia de itens como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus – tecnologia exclusiva na categoria. O CrossFox “Urban White” é ofertado na cor “Branco Puro” (inédita na linha Fox). Essa tonalidade sólida está disponível atualmente na linha Golf e nos modelos importados da Volkswagen.

• Golf TSI 125 cv  A Volkswagen dá um passo que novamente revolucionará o mercado nacional com a introdução do Golf equipado com o motor TSI Total Flex de 125 cv. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo é o primeiro hatchback médio a oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para motores. Disponível na versão Comfortline e com câmbio manual de 6 marchas, o Golf estará à venda nas mais de 600 concessionárias da marca a partir de novembro. 

O motor TSI Total Flex é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo. Da família EA211, desenvolve potência de 125 cv e excelente torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm). O Golf Comfortline TSI alia todas as qualidades que tornaram o hatch a referência do segmento em termos de construção perfeita em todos os detalhes, tecnologia, segurança, equipamentos, dirigibilidade e desempenho ao motor que se tornou um marco na indústria nacional – o TSI Total Flex que o equipa é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.

• Golf Variant 1.4 Total Flex de 150 cv A  station wagon mais moderna e inovadora do mercado chega à linha 2017 repleta de  novidades. O Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. 

A oferta de rodas de liga leve também é nova. Tanto na versão Comfortline como na Highline o motor 1.4l TSI Total Flex é combinado exclusivamente à transmissão automática de 6 velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). O Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).

Tiguan 1.4 TSI  Com foco na relação custo-benefício, a novidade chega equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4x2 e câmbio automático DSG de seis velocidades, conjunto que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. O modelo 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecido aos clientes brasileiros. O Tiguan 1.4 traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado. 

As barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais, por exemplo, são pretas, destacando a robustez do modelo. O modelo 4x2  é 84 kg mais leve do que a versão 2.0 com tração 4MOTION. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Equipada com transmissão automática de seis marchas DSG (dupla embreagem), que permite trocas sem interrupção de torque nas rodas – oferecendo conforto com esportividade –, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima – números que reforçam a posição do Tiguan como um dos modelos com melhor performance na categoria.

Três Pilares

•    Conectividade A Volkswagen foi a primeira marca no Brasil a oferecer um veículo equipado com sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que permite o espelhamento de celulares com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.  Além disso, a marca – em linha com a mais alta tecnologia – foi pioneira no segmento de automóveis a oferecer aos consumidores o Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual”, que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual). 

Em seguida, a Volkswagen lançou uma segunda experiência com vista de 360º - desta vez, testando o Jetta 1.4 TSI na companhia do piloto Rubens Barrichello, outra ação inovadora no segmento no Brasil. O tema conectividade terá um espaço específico no estande da marca, com várias atrações para o público, que poderá entrar nos carros equipados com os sistemas de infotainment e testar uma das tecnologias mais avançadas de espelhamento de celular disponível no mercado nacional.

•    Performance e eficiência  A Volkswagen é a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. E para provar na prática essa tecnologia, a Volkswagen preparou a “Arrancada TSI”, uma área na parte externa para realizar exercícios com modelos com a tecnologia TSI, entre nacionais e importados – como up!, Jetta, Golf, entre outros – nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.

• Robustez  Uma das picapes médias mais avançadas no mercado, a Amarok terá destaque no Salão do Automóvel. Na “Estação da Amarok” contará com uma estrutura especialmente montada para testar a sua robustez e tecnologia. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, testando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. 

Nesse exercício será testado também o assistente de partida em rampa (HHC), recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Na estação “Iron Track” também haverá um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Fernando Calmon - Alta Roda - Pés no chão

Alta Roda nº 912/26230– 283– 0oda nº852/1008– 2oda nº851/2016

Fernando Calmon
Que o futuro dos automóveis deve ser elétrico, poucos duvidam. O problema é saber quando e como isso deve acontecer. Há dois meses um dos países mais engajados nos incentivos para a substituição dos motores a combustão, a Noruega, desmentiu haver algum prazo ou obrigatoriedade. No país nórdico carros elétricos são isentos de impostos de compra, de circulação e de pedágio urbano. Podem transitar nos corredores de ônibus, e recebem recarga e estacionamento gratuitos.


Semana passada uma proposta no parlamento alemão de impedir a venda de automóveis a gasolina ou diesel no país a partir de 2030, foi interpretada aqui como favas contadas. Não é bem assim. A aprovação depende ainda de muitos fatores, inclusive de um acordo geral com a União Europeia. Afinal, o mercado automobilístico alemão responde por um quarto de todo o continente, ao contrário do norueguês, que mal passa de umas gotas em um copo. 

O avanço da tração elétrica tem mais impedimentos do que simplesmente baixa autonomia, tempo de recarga ou de como se obtém a essa energia, entre outros. Apenas um dos fatores limitantes, o custo da bateria, parece caminhar melhor. Segundo a consultoria Bloomberg, seu preço em US$/kWh caiu 65% entre 2010 e 2015, devendo ir bem abaixo disso na próxima década. A reciclagem em massa das baterias, porém, não apresenta ainda uma equação financeira plausível. 

Até mesmo o modelo de negócio do carro elétrico carece de contabilidade precisa. A Faraday, que apresentou seus planos no começo do ano e conseguiu incentivos do estado americano de Nevada, está com obras e contas atrasadas. A Tesla, do bilionário e visionário Elon Musk, acumula prejuízo há 13 trimestres consecutivos. Mas isso não impedirá que seu Model S esteja no Salão do Automóvel de São Paulo, entre 10 e 20 de novembro próximo, e possa até ser testado na pista fechada do São Paulo Expo. 

Voltando à Alemanha, o país tem uma meta menos ambiciosa de colocar nas ruas um milhão de carros elétricos até 2020 à custa de um pesado subsídio de 5.000 euros (cerca de R$ 20.000) por veículo. Essas contas tendem a não fechar, pois no ano passado foram vendidos no país apenas 30.000 unidades ou 1% do total comercializado. Reconhecido pelo rigor fiscal nas contas públicas, precisam combinar antes com o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble... 

EUA e França também construíram programas de incentivos ou de abatimento de impostos a pagar para incentivar o uso de energia alternativa por parte dos consumidores. Como o elétrico ainda é um produto muito mais caro do que um carro convencional, grandes avanços técnicos ocorrem hoje nos motores a combustão e há poucos indicadores de o preço dos combustíveis fósseis voltar a patamares muito elevados, fica difícil um comprador tomar sua decisão em meio a tantas indefinições. 

O fato real é que ninguém sabe quanto tempo vai durar a transição. Grandes capitais europeias podem, de fato, criar zonas centrais de exclusão para veículos com motores apenas a combustão. Mais prudente seria incentivar os híbridos, que apresentam custos mais palatáveis e significam opção com os pés no chão. 

RODA VIVA

FABRICANTES, como Honda, têm suas próprias metas para 2030. A previsão é objetiva: 50% de sua produção se concentraria em carros elétricos a bateria e híbridos (não informou em que proporção), 15% de elétricos com pilha a hidrogênio e 35% com motores a combustão exclusivamente. Estes motores estarão ainda nos híbridos e, portanto, vão longe... 

OUTRA previsão, dessa vez da Honeywell/Garrett, indica que em cinco anos veículos leves com motores turbo passarão de 20% para 30% na América do Sul. É mais desempenho com menor consumo de combustível. Já existem vários modelos de alto volume, produzidos aqui e na Argentina, exclusivamente turbos: VW Jetta e Golf, Chevrolet Cruze, Citroën C4, Peugeot 308 e 408. 

NOVO Mercedes-Benz Classe E está mais requintado e aerodinâmico com Cx de apenas 0,23. Versão E250 (2 L/211 cv) ficou 65 kg mais leve e assim diminuiu consumo de combustível. Dos recursos de direção semiautônoma destacam-se controle ativo de cruzeiro até 210 km/h e assistente de manutenção dentro das faixas entre 60 e 200 km/h. Preços: R$ 309.900 a 325.900. 

VOLVO XC90 oferece no Brasil, pela primeira vez entre os SUVs, o mais avançado dos seus sistemas semiautônomos: permite acelerar, frear e a movimentar o volante a até 130 km/h, mesmo sem seguir um carro à frente. Mas o motorista deve manter sempre as mãos no volante. Também aciona os freios se tentar virar à frente de outro carro em sentido contrário. 

DENATRAN continua com sua incoerência. Não é mais preciso que o agente de trânsito use um decibelímetro para constatar excesso no nível sonoro musical de um carro. Mas milhões de veículos continuam a rodar com películas escurecedoras nos vidros dianteiros, ilegais e perigosas, principalmente à noite e em locais escuros. Em Brasília, então, nenhuma “autoridade” segue a lei. 


PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

METRA TRANSPORTES INVESTE R$ 15 MILHÕES EM 10 NOVOS TRÓLEBUS ARTICULADOS

A Metra Transportes, operadora exclusiva do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), em São Paulo, acaba de ampliar a sua frota com 10 novos trólebus articulados. A aquisição dos veículos, alimentados por rede elétrica suspensa, envolveu investimento de R$ 15 milhões.

Os novos ônibus foram adquiridos para manter o processo permanente de renovação da frota da empresa e atender com mais conforto, qualidade e segurança as 12 linhas do trecho São Mateus-Jabaquara, beneficiando os clientes dos municípios de São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá e também as zonas Leste e Sul de São Paulo.

Os dez trólebus novos articulados possuem um sistema importante de mensagens por áudio que informam para os passageiros os terminais atendidos, as próximas paradas com antecedência suficiente para a pessoa se deslocar até as portas, o nome da parada atendida no momento e, logo depois da saída do ponto, o nome da parada seguinte. Além disso, um painel eletrônico na frente interna do ônibus sobre o para-brisa também informa a parada do momento, a próxima parada e o terminal.

São veículos com carroceria Caio Millenium BRT e chassi Mercedes-Benz O 500 UA, totalmente acessível, com comprimento de 18 metros e capacidade para 110 passageiros entre sentados e em pé. Possui conceito Low Entry (piso rebaixado) – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo – e sistema de ajoelhamento automático, para facilitar e tornar ainda mais rápido o embarque o desembarque dos clientes nas estações.

De última geração, os novos ônibus contam com os mais modernos e sofisticados equipamentos, como internet, Wi-fi, tomadas com entrada USB 12 Volts para recarga e, para maior conforto dos usuários do transporte coletivo urbano, vidros colados e sistema de ar-condicionado.

A Metra tem como uma das principais preocupações manter o respeito ao meio ambiente, por isso investe em veículos com emissão ZERO de CO². Também mantem o Corredor ABD totalmente arborizados, com árvores como o manacá da serra, que são reconhecidas por sequestrar o Gás Carbônico da atmosfera.

Com os novos ônibus, a Metra Transportes amplia a sua frota operacional para 275 veículos, dentre eles unidades de última geração e tecnologias que beneficiam os usuários em termos de cumprimento dos horários nos pontos e também contribuem para a sustentabilidade do corredor, com redução da emissão de CO².

Além dos novos trólebus, a frota da Metra Transportes é composta por veículos diesel com comprimento de 15 metros e motor Euro 5; híbridos BR12 metros; trólebus BR 12 metros; trólebus BRT, 18 metros; superarticulado BRT 23 metros e, em programa de testes com passageiros, o DUALbus, veículo elétrico movido baterias ou pela rede aérea.


Mercedes-Benz é a marca de caminhões mais lembrada no Brasil

Conforme resultado anunciado, em São Paulo, a Mercedes-Benz é a marca de caminhões mais lembrada de todo o Brasil. 

A Empresa venceu a sua categoria no Prêmio “Folha Top of Mind 2016”, um dos principais estudos de lembrança de marcas do País. A Mercedes-Benz conquistou a maioria das respostas espontâneas à pergunta: “Qual é a primeira marca de caminhão que lhe vem à cabeça”, quase o dobro de menções em relação ao segundo colocado. O questionamento foi feito a 7.247 pessoas, em 217 municípios de vários portes e de todas as regiões do País.

“Essa premiação nos traz muita honra, satisfação e alegria, especialmente porque coincide com os 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil”, diz Roberto Leoncini,    vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

“Isso demonstra que os clientes efetivamente reconhecem o nosso compromisso de ouvir cada vez mais os que as estradas têm a nos dizer, a fim de atender as suas demandas. Nesse sentido, temos buscado um relacionamento cada vez mais intenso com as empresas de transporte, profissionais autônomos e motoristas, realizando demonstrações de caminhões, caravanas, test-drives, clínicas e pesquisas, além de participações em eventos”.


Segundo o executivo, a Mercedes-Benz também se comunica 24 horas com o cliente, por meio da Central de Relacionamento e de visitas à fábrica para troca de ideias. “Além disso, também dispomos de vários canais nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e alguns blogs. Todas estas ações nos permitem estar, ainda mais, no dia a dia dos transportadores de todo o País”, afirma Leoncini.


A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de caminhões nos segmentos de leves, médios, semipesados e extrapesados, tanto para transporte urbano, como rodoviário e para operações fora de estrada. São cerca de 200 versões para escolha dos clientes, atendendo a todas as suas demandas.



“Trabalhamos o tempo todo para que quando o cliente pense em comprar caminhão, ele pense na marca Mercedes-Benz. Afinal, temos todas as soluções eficientes e rentáveis que ele precisa”, conclui Leoncini.

CITROËN ST@RT: MARCA INICIA VENDA DE C3 E AIRCROSS PELA INTERNET

Marca inovadora e precursora do mundo digital, com mais de 11 milhões de fãs no conjunto das plataformas sociais em todo o mundo, a Citroën lança com exclusividade no mercado brasileiro o Citroën St@rt, nova versão “E-Commerce” do compacto premium C3 e do SUV Compacto AIRCROSS com venda exclusiva pela Internet, por meio de um site dedicado. O lançamento do Citroën ST@RT acontecerá no Salão do Automóvel de São Paulo 2016, com início das vendas em novembro.

Com o Citroën St@rt, a marca passa a atender à demanda da vida moderna e dos clientes 100% conectados e antenados nos meios digitais. Eles poderão comprar seu C3 ou AIRCROSS St@rt por meio de um site específico, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma simples e rápida.

O Citroën St@rt é coerente com a filosofia da marca – “Be Different, Feel Good” – de priorizar o conforto e o bem-estar do cliente em todos os momentos. “A mobilidade deve ser entendida de maneira mais ampla do que o simples deslocamento das pessoas. Proporcionar uma maior flexibilidade no momento da compra do veículo 0 km é uma das maneiras de contribuir para a qualidade de vida dos clientes Citroën”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil. 

Além disso, a versão trará como principais destaques o preço competitivo e equipamentos exclusivos, aumentando ainda mais sua atratividade. “Todos esses atributos nos dão certeza de que o Citroën St@rt vai fazer muito sucesso”, finaliza.

A Citroën no mundo digital

A Citroën é um precursor no mundo digital com mais de 11 milhões de fãs no conjunto das plataformas sociais no mundo. Somente por meio da Citroën do Brasil, são 4,2 milhões de seguidores no Facebook e 112 K no Instagram. @citroenbrasil e www.facebook.com/CitroenBrasil

Honda celebra 45 anos na vida dos brasileiros


Há 45 anos, nesta data, a Honda dava início às suas operações no Brasil. Tudo começou em 26 de outubro de 1971 com a importação e distribuição de motocicletas para o mercado nacional. De lá para cá, a trajetória de sucesso da marca, que se tornou a segunda maior fabricante de veículos do País, vem sendo escrita a partir de grandes conquistas e superações, que só foram possíveis com o apoio dos colaboradores, parceiros de negócio, clientes e toda a sociedade brasileira.

Honda Brasil – 45 anos – Cronologia
1971 - Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1975 - O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).

1976 - É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 - Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda.Para a nossa estreia no segmento trouxemos os modelos: Civic, versões sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo Prelude. Pouco tempo depois passamos a comercializar também o cupê Legend. Nosso carro chefe, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro, um grande avanço em comparação aos automóveis nacionais da época.

1997 - Assim como as motocicletas, os automóveis Honda caíram no gosto dos brasileiros, fazendo com que a empresa investisse em uma nova unidade produtiva no País. É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 - A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

2000 – Com a missão de tornar-se a melhor opção de financiamento dos produtos da marca, o Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.

2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade, recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja, quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no mercado nacional.

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS).O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 – É inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

2016 – São 45 anos de história no Brasil! 


Philips Master Life 24V: durabilidade até 2,5 vezes maior para as lâmpadas do caminhão

Expostos às condições severas do dia a dia, como estradas com pavimentações precárias e altas variações de temperaturas durante todo o percurso, os caminhões e ônibus necessitam realizar com certa frequência a troca das lâmpadas dos faróis, afim de evitar multas e garantir a segurança de todos que convivem nas estradas.

Para atender esta demanda e ainda evitar com que os proprietários percam rentabilidade com o veículo parado, a Philips Master Life 24V, desenvolvida por quem mais entende de iluminação automotiva, oferece 2,5 vezes mais durabilidade em relação às lâmpadas convencionais e se torna uma alternativa prática e econômica para todos os usuários do segmento de linha pesada.

“Considerando a frequência média da substituição das lâmpadas de farol do caminhão, constatamos que na ponta do lápis o motorista e/ou frotista terá uma economia de até 70% no primeiro ano com a Philips Master Life, já que o produto da Philips alcança uma durabilidade de até 1800 horas em operação”, diz Leonardo Figueiredo, gerente de Produto da Philips Automotiva.

Para oferecer a máxima performance, a gama Philips Master Life 24V recebeu tecnologia de mola dupla, filamento mais robusto, além do gás interno com propriedades especiais para reduzir a evaporação do tungstênio, prolongando a vida útil do produto que também leva vidro de quartzo capaz de minimizar o risco de explosões e evita o amarelamento dos faróis.

Leasing operacional: MAN Latin America entrega 30 caminhões TGX ao Grupo Supricel

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus VW e dos caminhões MAN, fechou a entrega de 30 caminhões TGX 29.480 6x4 para o Grupo Supricel

A negociação foi viabilizada por meio de leasing operacional, modalidade na qual a marca foi pioneira no mercado brasileiro de veículos comerciais, em parceria com o Banco Volkswagen. Dentre as vantagens desta modalidade estão parcelas financeiras mensais até 30% inferiores às do Finame e sem a exigência de um valor de entrada, além de prestações mensais fixas até o fim do contrato.
 
As quinze primeiras unidades dos extrapesados já rodam todo o Brasil transportando produtos como resina, polietileno, cobre, barras e aços para construção civil. A média percorrida pelos veículos é de 10 mil quilômetros por mês.
 
Parte da nova frota utilizará implemento com nove eixos tipo rodotrem e bitrenzão, otimizando o desempenho da operação, além de torná-la mais confortável.
 
Paulo Dechen, gerente de logística e transportes da Supricel, está satisfeito com os primeiros resultados dos testes da nova frota. “A MAN Latin America, junto da concessionária, está oferecendo treinamento aos motoristas, o que sem dúvida garante melhor aproveitamento dos veículos.”

 
Portfólio de peso
A linha de extrapesados MAN TGX não para de crescer. Depois dos modelos 29.440 6x4 e 28.440 6x2, chegaram ao mercado também o 28.440 na versão 8x2 e o 29.480, caminhão mais potente da MAN Latin America. Toda a linha é composta por motor MAN D26 e transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 marchas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 4416 -27.10.2016 - edita@rnasser.com.br   
Utilitários esportivos, jipinhos, atrações do Salão 

Segmento de maior e projetada expansão para os próximos anos no mercado brasileiro de veículos leves O km, os utilitários esportivos – SUV -, e os esportivos de atividade – SAV -, farão a comissão de frente no Salão do Automóvel, 10 a 20 novembro, S Paulo.

Guia tal presença a otimista expectativa de freio à queda das vendas no corrente ano, interrompendo descenso de quatro anos seguidos, e projeções de crescimento de produção e comercialização em média imaginada em 5%. No varejo de balcão, esperançosos 2M de unidades em veículos leves para 2017.

As principais marcas nacionais te-los-ão como produto de maior atração, e outras tentando fazer ponte conceitual com modificações em Crossover buscando identificação aventureira. Estrangeiras também estarão representadas.

Nacionais
Peugeot é o melhor exemplo, com 2008 Crossway, e o novo 3008.

Citroën, co-irmã, terá estande conceitual, e produtos de exceção serão C3 e C3 Aircross com decoração e composição especial caracterizando-o como objeto de compra pela Internet, dentro do programa St@rt.

BMW exibirá os sav X1 e X3, produzidos em Araquari, SC, com pequenas alterações de conteúdo para marcar a modelia 2017.

Hyundai, filial da marca coreana, com fábrica em Piracicaba, SP, surpreendeu mercado ao anunciar produzir o SAV Creta. Desenvolvimento sobre a plataforma hoje aplicada ao sedã HB20, motor 1,6, L4, e transmissão de seis marchas, automática e mecânica.

Da Hyundai do B, fábrica da credenciada CAOA em Anápolis, Go, esperava-se substituir o Tucson, de vida prolongada no Brasil. Mante-lo-á em paralelo ao New Tucson, duas gerações posteriores.Com antecipação Coluna informa, ao Salão anunciará montar o suv Santa Fé. Rico portfolio: Old Tucson, New Tucson, IX 35 e Santa Fé.

Jeep exibirá modelia 2017 do Renegade para movimentar vendas, em previsível canibalização pelo bem formulado Compass, recém apresentado.

Honda criou novo Sport Activity Vehicle como entrada na bem sucedida incursão neste setor. Apesar da plataforma de Fit, City, HR-V, será menor e mais barato – corrijo, de preço menor, pois o rótulo barato é inaplicável aos produtos Honda. Chama-se WR-V. Apelos, aproveitamento de espaço, motor pequeno e transmissão automática. Criação nacional com exigências regionais.

Ford fará pequenas intervenções para lembrar o Ecosport, após perder liderança com mudança de linhas e chegada do Duster, HR-V e Renegade, e levará o canadense Edge de vendas nacionais recém-iniciadas.

Importados
Renault terá produtos nacionais e importados. Líder e estrela do segmento com quatro modelos – reedição do Duster; abaixo dele, motor 3 cilindros, o Kwid, substituindo o Clio. Acima dos dois, novidade, o Captur será produzido em 2017 no Paraná. E, importado, em faixa superior, o Koleos, concorrente de Mitsubishis, Volvo, Hyundai, Santa Fé, Kia Sorento.

GM exibirá versão atualizada do mexicano Tracker. Quem gosta será atendido com tecnologia, o novo 1,5 turbo flex já aplicado ao irmão Cruze.

Lifan X60 Chinesa atualizará linhas da mescla de station wagon e cross over. Espera-se aumento de cilindrada para 2,0 e potência acima dos 150 cv. Transmissão simples pelo sistema de polias variáveis, o CVT. Tração dianteira.

Suzuki exibirá conhecidos S Cross e novo Vitara. Menor, mais leve, motor pequeno, de 1,6 litro, reposicionado entre o jipinho Jimny e o SUV S Cross.

Toyota. Entre produtos como Etios, Corolla, picape Hilux, SUV Hi Lux, híbrido Prius, empresa trará o sav CH-R. Exercício de projeto, não irá à produção.

Possíveis presenças
Bentley e seu poderoso SUV Bentaiga, motor W12.Maserati e o novidadoso Levante.

2D2Motors com promessa de instalação no Espírito Santo. Promete exibir esportivo e utilitário esportivo.

Não irão
Fiat não exporá subproduto decorrente do Projeto 626, pequeno com ambivalência e indefinição. No mercado, será o menor dos Jeeps, motor três cilindros, 1,3 litro de cilindrada, a geração GSE, Global Small Engine, com nome publicitário de Firefly ? Ou substituto para as pioneiras, bem formuladas, porém de cansados aviamentos da fórmula Adventure?

VW cancelou o Taigun, anteriormente apresentado para ser pioneiro no setor, e foca esforços em novos produtos, puxados pelo Gol, a partir de 2018.

JAC em processo de costura de viabilização não exporá o produto planejado para montagem local, o T5. Não irá ao Salão. Poupa energia e recursos.

Roda-a-Roda
Meio Xing – Geely, chinesa dona da sueca Volvo, criou nova marca, sobre estas plataformas. LYNK&Co, sonoramente lembra o Lincoln, topo de luxo Ford e a terminologia de conectividade. Quer ser identificada com a Suécia.

Diferenças – Conceito é reunir o mais moderno e futuroso – híbrido elétrico; conectividade completa; especificações técnicas de alto nível; venda direta entre fábrica e consumidor; veículo para locação comunitária. Sonha ser taxi sem motorista, controlado por satélite. Em 2017 China. Após Europa e EUA.

E ?  Tecnologia matará o conceito do automóvel como prazer e sinônimo de liberdade individual. Carros será vagonetas individuais.

Pouco – Mudanças modelia BMW 2017: agregação de confortos eletrônicos variando entre os montados em Araquari, SC: sedã Série 3, savs X1 e X3.

E ? – Controle de cruzeiro, som Hi Fi, 9 auto falantes, câmera de ré, Bluetooth duplo, memórias nos bancos frontais elétricos e espelhos retrovisores, opcional revestimento em couro, abertura e outras pequenas facilidades.

Telhado – Cativante Fiat 500 e crossover Freemont deixaram de ser importados.

Mais – Processo de renovação de produtos Fiat deu fim ao Siena EL 1,0 e 1,4 após 19 anos em produção. Mantém o Gran Siena, bom sedã, ideal para taxis e serviço público. Será substituídos por novo hatch brasileiro e argentino sedã 4 portas. Aqui motorização GSE de três cilindros. Lá, o EtorQ 1,4 e 1,8.

Mercado – Motorrad, divisão de motos da BMW, encerrou contrato de montagem com a Dafra, e implantou fábrica própria em Manaus, primeira fora da Alemanha. Aplicou 10,5 M Euros e inicia com o modelo F 700 GS. A seguir, famílias 800, R 1200, S 1000. Capacidade 10 mil/ano.

Promoção  Para atrair às revendas a clientela com carros fora de garantia, anteriores a 2013, distantes das oficinas autorizadas, Nissan lançou plano de revisões, kits e parcelamento em serviços. Ter cliente da marca nas revendas é oportunidade de vendas de carros novos ou seminovos.

Direto – Citroën lançará ao Salão do Automóvel o programa St@rt - vendas diretas por sítio exclusivo, funcionando initerruptamente. Marca é precursora no mundo digital, com 11 milhões de seguidores. No Brasil, 4,2M de seguidores no Facebook e 112 mil no Instagram. Incluídos no programa modelos C3 e Aircross.

Mais – Automóveis terão emblema St@art, pequenas diferenças de conteúdo e menor preço. Citroën se antecipa à mudança de comportamento do consumidor.

Regra – Leilões, forma dinâmica de comercializar veículos antigos e especiais nos EUA, viu referencial Russo and Steele, mudar regra operacional: acabou com as Reservas – valor mínimo para aquisição. Conceito é barreira frustrante, ignorando lances da realidade do leilão, pela verdade anterior do proprietário.

Ganho – Segundo a empresa, cancelamento induziu negócios. Recente leilão na Pebble Beach’s Holly Week vendeu 51% dos inscritos e média unitária ascendeu a US$ 48,900 – uns R$ 150 mil.

Exemplo - Aqui única e tradicional iniciativa, Encontro de Araxá, edição 2016 foi cansativa, apenas 25% dos veículos mudou de mãos. Maioria das desistências barradas pelo valor de reserva, nem sempre razoável, e na maioria das vezes para valorizar-se em negócios futuros, do tipo teve x de lance e não vendeu.

Gente  Diego Borghi, paulista, 34, CFO da Ducati no Brasil, fábrica de motos controlada pela Audi, ascensão.OOOO Novo CEO.OOOO Substitui Antonio Labate, italiano, novo condutor da SEAT, complicada operação espanhola da Volkswagen. OOOO Pacífico Mascarenhas, 85, antigomobilista, compositor, pilha nova. OOOO Colocou marca passo cardíaco. OOOO Idem Luiz Carlos Secco, 83, jornalista, verbete como assessor de imprensa. OOOO Passam bem. OOOO