Coluna 4416 -27.10.2016 - edita@rnasser.com.br
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Utilitários esportivos, jipinhos, atrações do Salão
Segmento de maior e projetada expansão para os próximos
anos no mercado brasileiro de veículos leves O km, os utilitários esportivos –
SUV -, e os esportivos de atividade – SAV -, farão a comissão de frente no
Salão do Automóvel, 10 a 20 novembro, S Paulo.
Guia tal presença a otimista expectativa de freio à queda
das vendas no corrente ano, interrompendo descenso de quatro anos seguidos, e
projeções de crescimento de produção e comercialização em média imaginada em
5%. No varejo de balcão, esperançosos 2M de unidades em veículos leves para
2017.
As principais marcas nacionais te-los-ão como produto de
maior atração, e outras tentando fazer ponte conceitual com modificações em Crossover buscando identificação
aventureira. Estrangeiras também estarão representadas.
Nacionais
Peugeot é o melhor exemplo, com 2008 Crossway, e o novo 3008.
Citroën, co-irmã,
terá estande conceitual, e produtos de exceção serão C3 e C3 Aircross com
decoração e composição especial caracterizando-o como objeto de compra pela
Internet, dentro do programa St@rt.
BMW exibirá os sav X1 e X3, produzidos em Araquari, SC,
com pequenas alterações de conteúdo para marcar a modelia 2017.
Hyundai, filial da
marca coreana, com fábrica em Piracicaba, SP, surpreendeu mercado ao anunciar
produzir o SAV Creta. Desenvolvimento sobre a plataforma hoje aplicada ao sedã
HB20, motor 1,6, L4, e transmissão de seis marchas, automática e mecânica.
Da Hyundai
do B, fábrica da
credenciada CAOA em Anápolis, Go, esperava-se substituir o Tucson, de vida
prolongada no Brasil. Mante-lo-á em paralelo ao New Tucson, duas gerações
posteriores.Com antecipação Coluna informa,
ao Salão anunciará montar o suv Santa
Fé. Rico portfolio:
Old Tucson, New Tucson, IX 35 e Santa Fé.
Jeep exibirá modelia 2017 do Renegade
para movimentar vendas, em previsível canibalização pelo bem formulado Compass,
recém apresentado.
Honda criou novo Sport Activity Vehicle como entrada
na bem sucedida incursão neste setor. Apesar da plataforma de Fit, City, HR-V,
será menor e mais barato – corrijo, de preço menor, pois o
rótulo barato é inaplicável aos produtos Honda. Chama-se
WR-V. Apelos, aproveitamento de espaço, motor pequeno e transmissão automática.
Criação nacional com exigências regionais.
Ford fará pequenas intervenções para
lembrar o Ecosport, após perder liderança com mudança de linhas e chegada do
Duster, HR-V e Renegade, e levará o canadense Edge de vendas nacionais recém-iniciadas.
Importados
Renault terá produtos nacionais e importados. Líder e
estrela do segmento com quatro modelos – reedição
do Duster; abaixo dele, motor 3 cilindros, o Kwid, substituindo o Clio. Acima
dos dois, novidade, o Captur será produzido em 2017 no Paraná. E, importado, em
faixa superior, o Koleos, concorrente de Mitsubishis, Volvo, Hyundai, Santa Fé,
Kia Sorento.
GM exibirá
versão atualizada do mexicano Tracker. Quem gosta será atendido com tecnologia,
o novo 1,5 turbo flex já aplicado ao irmão Cruze.
Lifan X60 – Chinesa
atualizará linhas da mescla de station wagon e cross over. Espera-se aumento de cilindrada para
2,0 e potência acima dos 150 cv. Transmissão simples pelo sistema de polias
variáveis, o CVT. Tração dianteira.
Suzuki exibirá
conhecidos S Cross e novo Vitara. Menor, mais leve, motor pequeno, de 1,6
litro, reposicionado entre o jipinho Jimny e o SUV S Cross.
Toyota.
Entre produtos como Etios, Corolla, picape Hilux, SUV Hi Lux, híbrido Prius,
empresa trará o sav CH-R.
Exercício de projeto, não irá à produção.
Possíveis
presenças
Bentley e seu poderoso SUV Bentaiga, motor
W12.Maserati e o novidadoso Levante.
2D2Motors com promessa
de instalação no Espírito Santo. Promete exibir esportivo e utilitário
esportivo.
Não irão
Fiat não exporá subproduto decorrente do
Projeto 626, pequeno com ambivalência e indefinição. No mercado, será o menor
dos Jeeps, motor três cilindros, 1,3 litro de cilindrada, a geração GSE, Global Small Engine, com nome
publicitário de Firefly ? Ou substituto para as pioneiras,
bem formuladas, porém de cansados aviamentos da fórmula Adventure?
VW cancelou o Taigun, anteriormente
apresentado para ser pioneiro no setor, e foca esforços em novos produtos,
puxados pelo Gol, a partir de 2018.
JAC em processo
de costura de viabilização não exporá o produto planejado para montagem local,
o T5. Não irá ao Salão. Poupa energia e recursos.
Roda-a-Roda
Meio Xing – Geely, chinesa dona da sueca
Volvo, criou nova marca, sobre estas plataformas. LYNK&Co, sonoramente
lembra o Lincoln, topo de luxo Ford e a terminologia de conectividade. Quer ser
identificada com a Suécia.
Diferenças – Conceito é reunir o mais moderno e
futuroso – híbrido elétrico; conectividade completa; especificações técnicas de
alto nível; venda direta entre fábrica e consumidor; veículo para locação
comunitária. Sonha ser taxi sem motorista, controlado por satélite. Em 2017
China. Após Europa e EUA.
E
? – Tecnologia
matará o conceito do automóvel como prazer e sinônimo de liberdade individual.
Carros será vagonetas individuais.
Pouco – Mudanças modelia BMW 2017:
agregação de confortos eletrônicos variando entre os montados em Araquari, SC:
sedã Série 3, savs X1 e X3.
E ? – Controle de cruzeiro, som Hi Fi, 9
auto falantes, câmera de ré, Bluetooth duplo, memórias nos bancos frontais
elétricos e espelhos retrovisores, opcional revestimento em couro, abertura e
outras pequenas facilidades.
Telhado – Cativante Fiat 500 e crossover Freemont
deixaram de ser importados.
Mais – Processo de
renovação de produtos Fiat deu fim ao Siena EL 1,0 e 1,4 após 19 anos em
produção. Mantém o Gran Siena, bom sedã, ideal para taxis e serviço público.
Será substituídos por novo hatch brasileiro
e argentino sedã 4 portas. Aqui motorização GSE de três cilindros. Lá, o EtorQ
1,4 e 1,8.
Mercado – Motorrad, divisão de motos da BMW,
encerrou contrato de montagem com a Dafra, e implantou fábrica própria em
Manaus, primeira fora da Alemanha. Aplicou 10,5 M Euros e inicia com o modelo F
700 GS. A seguir, famílias 800, R 1200, S 1000. Capacidade 10 mil/ano.
Promoção – Para atrair
às revendas a clientela com carros fora de garantia, anteriores a 2013,
distantes das oficinas autorizadas, Nissan lançou plano de revisões, kits e
parcelamento em serviços. Ter cliente da marca nas revendas é oportunidade de
vendas de carros novos ou seminovos.
Direto – Citroën lançará
ao Salão do Automóvel o programa St@rt - vendas diretas por sítio exclusivo,
funcionando initerruptamente. Marca é precursora no mundo digital, com 11
milhões de seguidores. No Brasil, 4,2M de seguidores no Facebook e 112 mil no
Instagram. Incluídos no programa modelos C3 e Aircross.
Mais – Automóveis
terão emblema St@art, pequenas diferenças de conteúdo e menor preço. Citroën se
antecipa à mudança de comportamento do consumidor.
Regra – Leilões, forma dinâmica de
comercializar veículos antigos e especiais nos EUA, viu referencial Russo and Steele, mudar regra
operacional: acabou com as Reservas – valor mínimo para aquisição. Conceito é
barreira frustrante, ignorando lances da realidade do leilão, pela verdade
anterior do proprietário.
Ganho – Segundo a empresa, cancelamento
induziu negócios. Recente leilão na Pebble Beach’s Holly Week vendeu
51% dos inscritos e média unitária ascendeu a US$ 48,900 – uns R$ 150 mil.
Exemplo - Aqui única e tradicional
iniciativa, Encontro de Araxá, edição 2016 foi cansativa, apenas 25% dos
veículos mudou de mãos. Maioria das desistências barradas pelo valor de
reserva, nem sempre razoável, e na maioria das vezes para valorizar-se em
negócios futuros, do tipo teve x de
lance e não vendeu.
Gente – Diego
Borghi, paulista, 34, CFO da Ducati no Brasil, fábrica de motos controlada pela
Audi, ascensão.OOOO Novo CEO.OOOO Substitui Antonio Labate,
italiano, novo condutor da SEAT, complicada operação espanhola da Volkswagen. OOOO Pacífico
Mascarenhas, 85, antigomobilista, compositor, pilha nova. OOOO Colocou
marca passo cardíaco. OOOO Idem
Luiz Carlos Secco, 83, jornalista, verbete como assessor de imprensa. OOOO Passam
bem. OOOO
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