domingo, 30 de outubro de 2016

Volkswagen Golf GTE Sport, conceito de esportivo híbrido plug-in, projeta o conceito GT para o futuro


Celebrando uma nova era: com o carro conceito Golf GTE Sport a Volkswagen está projetando a tradição GT para o futuro. Esse Golf de alta tecnologia é feito em grande parte de carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW). 

O carro conceito quebra as barreiras que diferenciam carros de rua e veículos de corrida. Seu sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral de alta tecnologia, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e a precisão do chassi baseado no design do atual Golf GTE, um novo cockpit de competição (incluindo a visualização da trajetória ideal de corrida) e um conceito de assentos não-usual (duas áreas internas tipo monocoque) possibilitam uma empolgante performance nas pistas de corrida. Ao apertar de um botão, porém, o carro conceito é capaz de cobrir uma distância de até 50 quilômetros usando apenas eletricidade e, consequentemente, com emissão zero. 

Sistema de propulsão: automobilismo e pesquisa 
Esse esportivo conceitual é equipado com três motores. O primeiro, a combustão, é um quatro-cilindros 1,6 litro TSI que produz potência de 299 cv (220 kW) e torque máximo de 40,8 kgfm (400 Nm). É uma versão do motor utilizado no Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali (WRC) e fica acomodado no compartimento à frente do carro.

Esse quatro-cilindros é assistido por dois motores elétricos – um na dianteira, outro na traseira do Golf GTE Sport. O dianteiro fica integrado à carcaça do câmbio DSG de seis marchas (DQ400E). Desenvolve 85 kW (equivalente a 115 cv) e tem torque máximo de 33,6 kgfm (330 Nm). O segundo motor elétrico fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 kgfm (270 Nm). O torque total do sistema de propulsão é de estupendos 68,3 kgfm (670 Nm). A potência total disponível é de 400 cv (295 kW). 

No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport, que tem tração nas quatro rodas, ir da imobilidade aos 100 km/h em 4,3 segundos, atingindo velocidade máxima de 280 km/h. Nesse caso (e se a carga da bateria estiver baixa), o motor elétrico dianteiro – que está recebendo energia cinética do motor TSI – atua apenas como gerador de eletricidade para o motor do eixo de trás. Como a energia enviada para o eixo traseiro flui por meio de fios e não mecanicamente, o sistema é chamado de “cardã elétrico”. 

Como o TSI movimenta o motor elétrico traseiro por meio do motor elétrico da frente, o sistema de tração integral também funciona quando o nível de carga da bateria estiver baixo – uma grande vantagem em termos de dinâmica de condução.Sempre que possível, o carro conceito é movimentado apenas por eletricidade, sem produzir qualquer emissão. No ciclo europeu de avaliação para veículos híbridos modelo plug-in, o carro-esporte consome apenas 2 l/100 km.

Interior celebra uma nova era para carros-esporte 
As portas do Golf GTE Sport são do tipo “asa de gaivota” e basculam para cima, no estilo das do XL1. O interior em fibra de carbono e microfibra consiste de duas áreas completamente separadas para o motorista e o passageiro. Como nos veículos de competição, eles sentam bem para trás, em bancos tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos.

Por causa disso, a coluna da direção, que tem proteção totalmente em fibra de carbono, se projeta bastante para o interior, onde parece flutuar – mais uma característica típica de um carro de rali ou carro de turismo de competição. 

Os elementos funcionais são operados por controladores e botões integrados ao acabamento interior semelhante a um casulo. O câmbio do Golf GTE Sport também pode ser operado manualmente por meio de aletas no volante esportivo. 

Apresentando design completamente novo, os instrumentos foram especialmente coordenados para a configuração do espaço do motorista. Os engenheiros de interface da Volkswagen optaram por três telas transparentes posicionadas uma atrás da outra. Na menor, mais próxima do motorista, são mostradas informações como a marcha selecionada e o status de recuperação de energia. 

A tela central tem informações secundárias, porém mais complexas, como a potência entregue no momento pelo sistema de propulsão e a intensidade da impulsão do sistema plug-in (electric boost). 

Informações como a velocidade e a autonomia estão permanentemente no campo de visão do motorista, na terceira e maior tela. Além disso, no modo “GTE” é mostrada não apenas o número da volta sendo percorrida (por exemplo, 9 de 16), mas há também um indicador virtual da linha de pilotagem ideal – uma valiosa ajuda para pilotagem segura e veloz em pistas complexas, como no traçado norte de Nürburgring (Nordschleife), por exemplo.  

Um controle multifuncional para ligar e desligar a propulsão híbrida e controlar o câmbio DSG de 6 marchas está posicionado de forma ideal para fácil acesso à direita do motorista. Junto a ele fica um painel de controle para outras funções do veículo, que inclui um botão para ativar o outro sistema de extintor de incêndio semelhante ao usado no automobilismo esportivo. 

Além disso, o passageiro também recebe dados, através de um mostrador em sua área do interior. No modo “Info”, a velocidade momentânea, a marcha utilizada e a rotação do motor podem ser mostradas. Se o passageiro mudar para o modo “Data”, ele pode conferir a aceleração do veículo e as forças laterais, entre outros.

Não é apenas o uso da fibra de carbono, mas principalmente um projeto geral com baixo peso que diminui o peso no interior. As alças para abrir as portas, por exemplo, são feitas da mesma fibra sintética usada nos cintos de segurança. O controle para selecionar “E-Mode”, “GTE-Mode” ou “Hybrid-Mode” é situado no teto, como em um avião a jato. 

Design e conceito da carroceria
Extremamente leve, a carroceira do Golf GTE Sport é em grande parte feita de fibra de carbono. Graças ao uso desse material, a carroceria do Golf GTE Sport pesa muito menos que uma carroceria equivalente de aço.  

O conceito de design do Golf GTE Sport se manifesta em sua marcante silhueta. Aqui, a Volkswagen dá continuidade à ideia de colunas centrais “C” com design em dois níveis originada no Golf GTI W12-650 de 2007 e constantemente aperfeiçoada em vários carros conceito. 

Pintado na cor branca “White Club” perolizada, o carro tem rodas de liga leve de 20 polegadas, calçadas com pneus tamanho 235 na frente e 275 na traseira.  

Com a dianteira do Golf GTE Sport, a equipe de design da Volkswagen ilustra de forma marcante como os modelos Golf GT poderão ser no futuro. No carro conceito, os designers removeram a marcante linha azul da grade do radiador do modelo de produção do Golf GTE e a colocaram sob o capô na forma de uma barra transversal correndo por toda a largura da dianteira. A grade preta com alto brilho da entrada de ar tem a estrutura em colmeia típica dos modelos GT.

Nunca antes a Volkswagen criou uma traseira tão carismática e esportiva para um Golf. Tipicamente Golf: a marcante tampa do porta-malas com um ângulo vertical descendente ao nível das lanternas traseiras de LED redesenhadas. No alto, a tampa é limitada por um defletor de teto em carbono preto que parece flutuar à frente da tampa a uma distância de alguns milímetros do teto. As colunas C que se estreitam em ângulo no sentido da traseira e o para-choque fundem-se, com o último se projetando bastante abaixo da linha do porta-malas.”.

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