A segunda final regional da competição Scania Driver Competitions
(SDC) foi realizada nos dias 7, 8 e 9 de outubro, em 10 localidades diferentes.
Integrante da fase 3, a etapa selecionou os 30 motoristas restantes para a
semifinal. Eles se juntam aos 30 vencedores da primeira final e duelam nos dias
8 e 9 de novembro, em Queluz (SP).
Nas finais regionais, realizadas dentro de Casas Scania,
os classificados (mais bem colocados nas fases 1 e 2) tiveram quatro horas de
treinamento gratuito sobre legislação, preocupação ambiental e condução responsável,
defensiva e econômica. Foram aplicadas provas teórica e de checklist (checagem
de itens necessários antes de ser iniciada uma viagem), em três dias de
competição (sexta, sábado e domingo). Para chegar aos 30 campeões das 10
cidades, cada um dos três dias contou com 20 motoristas em cada local –
aprovados dentro do ranking de pontuação da própria região, nas fases 1 e 2, –
e a cada dia apenas um saiu vencedor.
Os 30 últimos classificados para a fase 4 são: Eliardo
João Locatelli, Charles Henrique Corrêa e Carlos Marcírio de Souza (Etapa
Tubarão (SC) – Casa Scania Cavese), Ruy Hermes Gobbi, Valcir Cardoso e Fabio
Luis Schmitz (Joinville (SC) - Mevepi), Paulo Roberto Monteiro Rodrigues, Paulo
Henrique Carneiro Cavalcante e Adarlan Oliveira França (São Luis (MA) - Alpha),
Fabricio Junio Borba, Welington Anselmo Lima e Moisés Gabriel (Muriaé (MG)
–Covepe), Wendel Silva Marques, Cristina Oliveira Costa e Emerson Abib Miranda
(Contagem (MG) – Itaipu), Josenildo Silva da Cruz, Crispim Lopes da Silva e
Luis Carlos dos Santos (Feira de Santana (BA) - Movesa), Átis Soares Muzi,
Gildevan Oliveira e Alexandre Petersson Torchiti (Ji-Paraná (RO) – Rovema),
José Angelo Pugian Belato, Fernando Medeiros de Oliveira e Fabiano Ribeiro
Quirino (Rio de Janeiro (RJ) – Equipo), Rodrigo Cesar Novo, Roberto Cesar
Octaviani e William Barbosa de Paulo (São José do Rio Preto (SP) –
Escandinavia) e Raony Taylor, Jyan Francisco Buzetti e Claudimar Gregorio
Santos (Viana (ES) - Venac).
“Os 30 vencedores da segunda final regional estão de
parabéns pelo alto nível demonstrado durante as provas. Foi uma decisão difícil
para escolher os melhores. Algo que comprova a certeza do SDC de estar no
caminho certo ao valorizar a
profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas
estradas”, afirma Rodrigo
Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil. “Agora, teremos uma
disputa na semifinal com os 60 melhores motoristas de caminhão do Brasil, que
promete ainda mais emoções.”
Todos ganharam um curso presencial “Programa Caminhão
Escola Avançado” de 40 horas, ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de
Educação no Transporte (Fabet) ou pelo Centro de Treinamento de Motoristas da
Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor). Além de uma formação online
da Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat ( Serviço Social
do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do
Transporte (SENAT)).
Os 60 melhores da fase 3 disputam a semifinal (fase 4)
nos dias 8 e 9 de novembro. Depois de provas teóricas, de checklist, de
percurso e de manobras, restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a
final nacional (10/11), a fase 5. As provas eliminatórias serão de manobras e
habilidade ao volante numa corrida contra o tempo. Os 27 melhores da semifinal
ganharão um curso presencial “Master Driver Scania” de 40 horas.
O vencedor da
final brasileira receberá um prêmio no valor de R$ 40.000. O segundo colocado
ganha R$ 20.000, e o terceiro, R$ 10.000. Os três podem usar o montante para
compras em rede conveniada e ainda levam para casa um kit de produtos Ipiranga.
Os três primeiros da final brasileira vão disputar o caminhão zero km com os
três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do Peru, na final
América Latina (fase 6). Os 12 duelam no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro. O
vencedor ganhará um Scania Streamline
R 440 6x2 zero km.
“Depois de recebermos 42.516
inscrições, já estamos afunilando a competição. Não será fácil garantir uma das
três vagas brasileiras para a final América Latina. Afinal, vale um caminhão 0
km”, salienta Machado.
“A Scania é referência em transporte sustentável e se
orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos
tanto em treinamento e somos a
única fabricante a promover uma competição entre motoristas focada na
qualificação”, afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da
Scania no Brasil. “Acreditamos que o condutor é o elo na cadeia de transporte
que pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas. A experiência de
edições anteriores comprovou que um motorista capacitado tem papel fundamental
para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e
contribuindo para o meio ambiente.”
O Scania Driver Competitions conta com o patrocínio da
Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e
Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary,
Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como apoiadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário