Tecnologias de informação e conectividade serão
vitais para um futuro cada vez mais digitalizado e até autônomo da indústria
automotiva. Dos atuais sistemas de navegação com informações de trânsito em
tempo real, já presentes nos veículos da BMW no país, até o futuro, onde carros
terão maior conectividade entre si e com o ambiente ao redor, a tecnologia
promete ser a maior revolução na indústria da mobilidade desde a chegada da
eletrônica.
Atualmente, além do BMW Group Brasil ter um
desenvolvimento dedicado de engenharia, o grupo também possui áreas focadas em
Pesquisa e Desenvolvimento na Alemanha, Áustria, China, Coreia, Japão e Estados
Unidos.
Isto demonstra a importância do mercado brasileiro para o
grupo. No Brasil, parte desta área é responsável por atividades relacionadas ao
estudo e aperfeiçoamento de sistemas eletrônicos, do qual faz parte uma equipe
de especialistas, entre técnicos e engenheiros, distribuídos entre São
Paulo e Santa Catarina.
Este departamento é responsável, por exemplo, pela
aplicação de testes de validação de equipamentos de navegação e pelas
adaptações do sistema BMW ConnectedDrive para o Brasil. Atualmente, este grupo
de profissionais vem trabalhando em diversos projetos envolvendo tecnologias de
infotainment e telemática, entre eles sistemas de assistência de condução,
monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e
melhorias em antenas. Mais especificamente para o mercado brasileiro, a área de
P&D vem trabalhando no aprimoramento de dispositivos de reconhecimento de
voz em português brasileiro e das conexões de telemática com operadoras de
telefonia móvel brasileiras.
Relativamente recente, a área iniciou seus trabalhos no
País em 2015, e detém importância estratégica na concepção de tecnologias tanto
para o Brasil quanto para o BMW Group em âmbito global. “Nós estamos
aperfeiçoando a qualidade da tecnologia e dos sistemas embarcados nos veículos
BMW e MINI, realizando testes e ensaios específicos para o mercado brasileiro.
Qualidade e precisão de navegação têm sido o foco do nosso trabalho desde a
implantação do Centro de P&D em Santa Catarina. Por meio da cooperação
intensiva com a BMW em Munique e fornecedores aprimoramos as atualizações e a
qualidade“, explica
Dr. Stefan Fikar, gerente Sênior de Sistemas Eletrônicos do
BMW Group Brasil. Atualmente, o Centro de P&D em Santa Catarina conta com
instalações altamente equipadas e uma frota completa de veículos de teste em
operação. “Hoje, 80% dos veículos BMW vendidos no Brasil já são conectados à
internet com um SIM Card da própria BMW, permitindo uma operação de forma mais
segura e aumentando a experiência com todo o sistema de ConnectedDrive”,
complementa.
BMW ConnectedDrive
Um dos diferenciais da BMW é a alta conectividade de seus
produtos especialmente por este ser um importante pilar do BMW Group e fazer
parte da visão de futuro da companhia. No Brasil, desde 2014 uma nova versão do
sistema de conectividade BMW ConnectedDrive está disponível em veículos da gama
BMW, que permite que os carros estejam conectados à internet sem a necessidade
de usar o plano de dados de seus usuários.
Com isso, os clientes têm total
acesso à informação a partir do sistema de entretenimento de seu veículo.
Dentre as funcionalidades disponíveis, destacam-se a Chamada de Emergência
Inteligente, que permite ao cliente reportar situações de emergência e aciona
os serviços de suporte locais em caso de acidente, de forma rápida e
automática; o Serviço de Concierge, um atendimento exclusivo ao cliente BMW que
funciona em tempo integral e que permite que o motorista saiba mais sobre
pontos de interesse, programação de cinema, recomendação de restaurantes,
horário de voos, entre outros e, caso deseje se dirigir a um dos pontos
pesquisados, o Concierge envia o endereço do destino diretamente para o sistema
de navegação de veículo; e as Informações de Trânsito em tempo integral, que
mapeiam as condições de tráfego nas grandes regiões metropolitanas do País e trazem
ainda mais conveniência para os clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário