Em 1966, Boris Feldman escreveu sua primeira coluna sobre
automóveis para a sucursal mineira do jornal Última Hora. O então estudante de
engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) recebeu elogios do
editor, que percebeu a linha jornalística seguida até hoje: conhecimento
técnico, sinceridade e polêmica. E lá se vão 50 anos como jornalista. Para
celebrar a data, Boris lança o portal Autopapo.com em festa para convidados, no
restaurante Iulia, no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista.
Após sua trajetória no jornalismo automotivo, dedicado
especialmente aos veículos impressos, como o jornal Estado de Minas, onde
comandou o caderno Veículos por 32 anos, Boris migra para o digital. “O caderno
de veículos do Estado de Minas chegou a ter a maior equipe de jornalistas
automotivos de um jornal diário. Agora, o momento é seguir a tendência do
mercado, e levar conteúdo para o mundo online”.
O diferencial do portal será a análise crítica e
imparcial dos automóveis e a prestação de serviços, com orientações simples e
didáticas para aproximar qualquer pessoa, com conhecimento ou não, do dia a dia
de seu carro.
Com uma equipe multiprofissional, formada por
jornalistas, engenheiros, designers gráficos e programadores, o Autopapo.com
terá notícias do setor automotivo e fichas técnicas de mais de 15 mil carros –
não só dos novos, mas também de seminovos e usados.
“O portal será atualizado
de hora em hora, terá testes e comparativos e colunistas, em texto, áudio e
vídeo”, antecipa o jornalista que, em 2015, foi reconhecido entre os 10 Mais
Admirados do Setor Automotivo e entre os 100 Mais Admirados do Brasil, prêmios
organizados pelo Jornalistas & Cia., em parceria com a Maxpress.
Também para celebrar os 50 anos de carreira, Boris
apresenta seu livro “Noiva Mecânica – Crônicas ligeiras sobre rodas”, em São
Paulo. “Selecionei 50 textos escritos, rigorosamente para quem quer entender de
carro, de forma leve e didática, retratando as situações do dia a dia”.
Carreira
1966 a 1982 – Editor de veículos da sucursal mineira do
jornal Última Hora, do Diário de Minas, Jornal de Minas, Jornal de Casa e
Jornal de Shopping
1980 a 1983 – Editor do programa Auto Papo, na TV
Bandeirantes de Belo Horizonte (MG)
1982 a 2014 – Editor do caderno Veículos, do jornal
Estado de Minas
1984 até hoje – Produtor e apresentador do programa Auto
Papo, atualmente em 40 rádios, em todo o país
1986 a 2004 – Editor e produtor do programa semanal
“Clássicos na Noite”, de músicas clássicas, na Rádio Alvorada de Belo
Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro
1988 a 2000 - Vice-presidente da Confederação Brasileira
de Automobilismo
1976 até hoje – Diretor do Veteran Car Club de MG
2004 a 2008 – Editor e apresentador do programa Vrum,
veiculado pelo SBT, com transmissão nacional
2013 até hoje - Colunista dos veículos O Povo (CE), Hoje
em Dia (MG), Auto Entusiastas, Journauto e portal R7.com
2015 – Eleito entre os 100 Jornalistas Mais Admirados do
Brasil e entre os 10 Mais Admirados do Jornalismo Automotivo, prêmios organizados
pelo Jornalistas & Cia., em parceria com a Maxpress
Curiosidades
Em 1967, Boris foi voluntário em Israel, após a Guerra
dos Seis Dias. Trabalhou no deserto do Sinai e em kibutz, como motorista de
caminhão e colhendo frutas
Na faculdade de Engenharia Elétrica na UFMG, foi professor de matemática, para sustentar sua paixão por corridas – pilotava um DKW amarelo
Participou de diversas corridas de carros antigos, como a
Mille-Miglia, na Argentina e Itália, a “London to Brighton”, na Inglaterra, e a
Monterey Historic Car Races na Califórnia (EUA)
Como jornalista do Jornal de Minas, fez a cobertura da
Fórmula 1 na Europa
Em 1970, competiu nos 500 km de Belo Horizonte, tendo
Emerson Fittipaldi como companheiro de equipe. Ambos pilotaram um Ford Corcel na
prova disputada no entorno do Estádio do Mineirão
Trabalhou como engenheiro por 20 anos, para a Metal Leve
S.A e foi gerente regional em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal
Colecionador de carros antigos europeus e nacionais, seu
xodó é o GT Malzoni, 1966, “avô” do Puma VW
Seu primeiro carro antigo foi um Ford T, de 1926,
comprado do presidente na Metal Leve S.A., Dr. José Mindlin
Engenheiro elétrico de formação, tem pós-graduação em
Engenharia Econômica, pela PUC-MG, e também se graduou em Comunicação Social,
em 1984, pela FAFI-BH
Nenhum comentário:
Postar um comentário