Um dos principais
campeonatos do automobilismo mundial, o DTM encerrou sua temporada 2016 com a
realização da 9ª rodada dupla, em Hockenheim, na Alemanha, no último fim de
semana (14 a 16 de outubro).
Para Augusto Farfus, o único brasileiro no grid,
porém, o desfecho de um ano difícil não foi feliz. Após beirar o top-10 na
corrida 1, o piloto sofreu com um problema técnico em seu carro, além de ter
sido tocado por um adversário, fazendo com que ele rodasse, e teve de abandonar
precocemente a última corrida do ano. Após nove etapas com 18 corridas no
total, o piloto fez um balanço de sua quinta temporada na categoria.
Tradicionalmente, o DTM abre seu campeonato no
início de maio, sempre no circuito de Hockenheim, no sudoeste da Alemanha. Na
ocasião, Farfus fez sua estreia oficial com a equipe BMW Team MTEK, após correr
por quatro anos com o Team RBM. O curitibano conquistou a 14ª posição na
primeira corrida, após ser acertado por outro piloto, enquanto no dia seguinte
conseguiu largar na primeira fila e subir ao pódio - pela 12ª vez desde que
ingressou na categoria em 2012. Isso encheu Augusto de esperanças para a
disputa do campeonato, no qual ele brigou diretamente pelo título em 2013,
sendo vice-campeão.
A categoria realizou corridas em cinco países
neste ano e, além da Alemanha - com cinco etapas -, passou também por Áustria,
Holanda, Rússia e Hungria. E foi justamente fora do "berço da
categoria" que Augusto teve desempenhos de destaque. Tanto na corrida no
Red Bull Ring (Áustria) quando no Moscow Raceway (Rússia), o brasileiro bateu
na trave do pódio, com o 4º lugar em ambas as pistas. Farfus ainda completou
outras duas corridas no top-10 durante o ano.
Por outro lado, o piloto sofreu com a falta de
sorte em diversos momentos, ora quando não conseguia tirar o máximo do
desempenho de seu carro - o que também aconteceu frequentemente com seu
companheiro de equipe, o canadense Bruno Spengler -, ora por problemas
mecânicos ou acidentes em que se viu envolvido, tendo de abandonar as provas ou
ficando fora da zona de pontuação, que compreende os 10 melhores em cada
corrida.
No campeonato, o alemão Marco Wittmann, da BMW,
comemorou o título entre os pilotos, enquanto a Audi levou a melhor entre as
montadoras e entre as equipes, com a Audi Sport Team Abt Sportsline sendo a
melhor colocada entre os times. Farfus terminou o ano em 16º na classificação
geral.
Por enquanto, Augusto Farfus ainda não tem outras
corridas agendadas para 2016, mas para o brasileiro a temporada 2017 já
começou. O piloto continuará o trabalho de desenvolvimento do carro com a BMW
para o campeonato do ano que vem, e também em intensa preparação para os
desafios que estão por vir.
Augusto Farfus:
"Foi um ano difícil, muitas vezes não conseguimos
achar um bom equilíbrio do carro e não fomos competitivos. Agora, temos um
longo inverno (na Europa) pela frente, onde vamos poder com calma estudar a
temporada que se passou e melhorar para 2017.
O ano que vem vai ser um ano
importante, pois teremos carros novos e um novo regulamento também. Os testes
vão começar em breve e será fundamental conhecer e desenvolver o equipamento o
mais rápido possível para voltar a lutar pelo título."
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