Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais
próximo de um carro de pista, nenhum é mais impressionante ou mais dinâmico: a
Audi apresenta a segunda geração do seu superesportivo R8, que será a estrela
da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre os dias 10
e 20 de novembro.
Será a primeira apresentação pública do carro no Brasil. O
motor central-traseiro V10 e um recém-aprimorado sistema quattro asseguram um
desempenho de tirar o fôlego, especialmente na versão top de linha com 610 cv,
que será oferecida no país a partir de dezembro: a aceleração de 0 a 100 km/h é
feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.
O motor central-traseiro que trabalha em altas rotações
tem desempenho superior, graças ao conceito de construção leve e um chassi
extremamente dinâmico com o sistema de tração quattro e controle de torque
variável. O superesportivo foi redesenvolvido do zero, ficando mais nervoso,
arrebatador e fascinante tanto nas pistas quanto nas estradas.
O motor de 10 cilindros
O 5.2 FSI desenvolve 610 cv na versão V10 plus. A opção
de topo acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos e atinge velocidade
máxima de 330 km/h. O som do propulsor V10 aspirado, cujo torque máximo está
disponível a 6.500 rpm, ficou mais poderoso e afiado. Uma transmissão S tronic
de sete velocidades e um renovado sistema de tração quattro transmitem a
potência para os asfalto. A distribuição de torque se adapta às condições de
direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo
dianteiro ou traseiro.Construção leve: apenas 1.580 kg
O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1.580 kg.
Apesar da dose extra de equipamentos e da rigidez maior, o superesportivo é 50
kg mais leve que seu antecessor. A construção Audi SpaceFrame (ASF) é feita com
diversos materiais, assegurando baixo peso e otimizando a distribuição de peso
por eixo. A combinação de alumínio e polímeros de fibra de carbono reforçados
abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento em acidentes.
Design: simples, amplo, robusto
O design reflete o caráter poderoso e esportivo do R8. Um
capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente
curto – o design externo claramente distingue o R8 como um esportivo
puro-sangue à primeira vista. Com 4,42 metros de comprimento, 1,24 m de altura
e distância entre-eixos de 2,65 m, suas dimensões mudaram muito pouco em
relação à geração anterior. A largura tem agora 1,94 m, apenas 4 cm a mais que
no antecessor. As proporções do carro se assemelham às de um carro de corrida e
ficaram ainda mais pronunciadas.
Outra característica que distingue o carro visualmente,
além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser, equipamento de
série do modelo, que iluminam duas vezes mais que faróis de LEDs comuns. Cada
módulo contém quatro diodos de laser de alta potência, com um diâmetro de
apenas 300 micrômetros. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de
onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz
branca, justada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500
Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista
distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga. Além disso, os
fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a
passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura. O ponto
de laser é ativado a partir de 60 km/h para complementar a atuação dos altos
fachos de LEDs. Uma câmera inteligente com sistemas de sensores detectam outros
motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.
Nas laterais do esportivo há contornos sinuosos
característicos. A linha de cintura, esculpida como um músculo poderoso,
conecta as caixas de rodas ao mesmo tempo em que divide os side blades em dois.
Essa nova solução de design faz o carro parecer mais longo e dinâmico.
Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se
conectam. As duas saídas de escapamento têm design trapezoidal e o vidro
traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz
ainda um aerofólio traseiro fixo feito de CRFP (polímero de fibra de carbono
reforçado).
Como um carro de corrida: o interior e os controles
Quem entra atrás do volante do novo R8 se sente como um
piloto de corridas. Todas as funções são direcionadas para o motorista e
permitem uma operação simples mesmo em condições extremas – isso sem que seja
preciso tirar as mãos do volante. Os recém-desenvolvidos bancos esportivos com
apoio de cabeça integrado oferecem excelente suporte lateral. Opcionalmente, o
carro pode ser equipado com novos bancos concha.
O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao
motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista
pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de
instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o
condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração,
desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O virtual cockpit
também indica que o limite de velocidade do motor foi alcançado. A operação do
sistema é feita por meio do volante multifuncional. As mãos do motorista
permanecem no volante para que a concentração na estrada seja total. Como
alternativa, a operação pode ser feita por botões ou pelo seletor sensível ao
toque no console central.
O design interno é marcado por linhas geométricas que
enfatizam a construção leve da marca. Os elementos se assemelham a um monoposto,
um grande arco na área em torno do assento do motorista. O monitor MMI da
geração anterior não está mais disponível. Em seu lugar estão os três controles
centrais do sistema de ar-condicionado. O design tridimensional das saídas de
ar remete aos carros de corrida. O painel parece flutuar. O largo console sobre
o túnel central traz o terminal do MMI, bem como o renovado seletor de marchas
da transmissão S tronic.
Audi exclusive
Há inúmeras possibilidades de customização para os
clientes do novo R8 – tanto para o interior como para o exterior, graças ao
programa Audi exclusive. As cores da carroceria podem ser combinadas livremente
às dos side blades – uma lâmina feita com carbono brilhante nas laterais que é
um dos destaques do modelo. O R8 V10 plus pode receber ainda outras pinturas
diferentes das dez oferecidas no catálogo, inclusive foscas.
Durante o Salão do Automóvel, a Audi vai exibir um
exemplar customizado, o R8 Coupé V10 plus exclusive. O carro traz pintura cinza
Nardo – não oferecida no pacote normal do modelo – side blades na cor amarela
Vegas, interior cinza com costuras amarelas contrastantes em bancos, teto,
tapetes e volante, parte traseira dos bancos também amarela e rodas pretas.
Completamente conectado: infotainment
O R8 usa as mais recentes tecnologias em termos de
infotainment. O MMI Touch com sistema de navegação, Bluetooth, Audi smartphone
interface e sistema de som Bang & Olufsen são equipamentos de série. O equipamento é complementado pelo módulo Audi connect. O
passageiro pode conectar um smartphone ou tablet pelo sistema integrado de
Wi-Fi.
Lista de equipamentos: conforto e segurança
O R8 Coupé V10 plus traz uma lista completa de
equipamentos de série. Entre os itens de conforto e acabamento interno estão
ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos elétricos com ajuste
pneumático, aquecíveis e revestidos de couro Napa fina com costuras padrão
diamante, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática,
volante esportivo multifuncional com base plana, sistema keyless go, pedaleiras
e descansa pé de alumínio e detalhes de carbono brilhante.
Já o exterior traz side blades, acabamento das soleiras
das portas e capas dos retrovisores de carbono brilhante, espelhos
eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função antiofuscante e
rodas de alumínio de 20 polegadas calçadas com pneus 245/30 R20.
No quesito segurança, o R8 é equipado com airbags
frontais, laterais e de cabeça, alarme, cinto de segurança com sensor de
afivelamento, assistente para luz alta, faróis a laser, controle de cruzeiro,
sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, freios de
cerâmica na dianteira e na traseira, direção dinâmica, rodas com parafusos
antifurto, sistema start-stop, monitoramento de pressão dos pneus e Audi
magnetic ride, que ajusta a rigidez da suspensão em frações de segundos por
meio de campos magnéticos. A lista de opcionais inclui bancos estilo concha e
costuras contrastantes dos bancos.
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